Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cartregador de Bateria Chumbo-Acido com Trafo de Nobreak


Posts recomendados

Senhores, boa noite.

 

Tenho um no-break microprocessado cujo processador queimou ha mais de 15 anos (uSB600 Fax Net da SMS). Removi a placa controladora e identifiquei os enrolamentos necessários para entrada 110/220 e saída 15V (posso alterar para 16V ou 18V). O CT deste Trafo  estava (e está) ligado diretamente ao positivo da bateria externa a ser carregada (de carro mesmo), junto com um fio, também vermelho, partindo do mesmo ponto do enrolamento. Este CT tem a tensão igual a metade da que é medida diretamente nos outros dois fios da saída (preto e branco), quando tomada com um desses outros dois. Normalmente, o CT dos Trafos é aterrado (negativo), enquanto os diodos ou ponte vão diretamente aos extremos (preto + branco), para fazer o positivo. Minha dúvida é, para fazer um carregador com este Trafo só tenho que inverter todos os dispositivos polarizados ou tem algum procedimento especifico neste caso? Tenho visto aqui no clube vários projetos de carregadores excelentes mas não encontrei nenhum com estas características. Caso possam colocar um esquema para saída efetiva até 13.8V regulados e ajustáveis (LM317 e transistor de potencia)  com corrente até 5A agradeço muito. Um voltímetro e um amperímetro simples (analógicos) seria um plus. Obrigado a todos.

SM600_2.jpg

SM600_3.jpg

SM600.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa fonte de bancada que montei faz o que desejas, com muito pequenas alterações ela pode ficar perfeitamente adaptada para melhor representar um carregador de baterias 12 Volts x até 10A.

 

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem   

 

Alterando alguns resistores podes deixá-la ajustável de 10 a 14 Volts, mais adequada para carregadores de bateria de 12 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, faller disse:

Essa fonte de bancada que montei faz o que desejas, com muito pequenas alterações ela pode ficar perfeitamente adaptada para melhor representar um carregador de baterias 12 Volts x até 10A.

 

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem   

 

Alterando alguns resistores podes deixá-la ajustável de 10 a 14 Volts, mais adequada para carregadores de bateria de 12 Volts..

Caro Faller. Obrigado pela pronta resposta. Já havia visto a fonte a que se refere.e seria bem isso mesmo. Minha principal duvida é com relação ao CT que mencionei no post, que é positivo.  Outra duvida é sobre os capacitores pesados. Tem que ser somados ou existe no mercado unidade com a capacitância total?  A vantagem de somá-los é distribuir corrente? Obrigado mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O CT pode sim representar o +. Isso significa que os diodos retificadores, nas pontas da bobina secundária, devem conter um diodo com capacidade suficiente para a corrente desejada. para fazer a tensão negativa do carregador...

 

O capacitor pode ser único ou múltiplo, tanto faz. Fica a sua escolha. Geralmente se aproveita o que se tem por isso das somas..

 

Veja que eles somados cheguem próximos a capacidade desejada e que aguentem a máxima tensão que neles será aplicada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...