Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Black Fox

Red Hat Anuncia Substituto do Btrfs -> Stratis

Recommended Posts

Após anunciar o fim da sua participação no desenvolvimento/manutenção do Btrfs -> https://sempreupdate.com.br/2017/08/red-hat-parar-desenvolvimento-btrfs.html
a Red Hat Lança um novo projeto: O Stratis

Ao contrário do que se fala por aí, a Red Hat não vê mais o Btrfs como o futuro dos sistemas de arquivos Linux.
Certamente o mundo inteiro estava esperando a Red Hat bater o martelo e dizer que iria adotar o ZFS, mas não aconteceu para alegria ou decepção de alguns. No entanto, surge um novo projeto, o Stratis. Em 04 de abril de 2017, o desenvolvedor Andy Grover fez um PDF falando um pouco sobre o projeto.

-> https://sempreupdate.com.br/2017/08/stratis-e-a-nova-aposta-da-red-hat-apos-o-btrfs.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao mesmo tempo me surpreende e não me surpreende.

 

Não surpreende pois a Red Hat não tem nenhum especialista no Btrfs em sua folha de pagamento faz alguns anos e tem expertise no XFS por empregar os principais desenvolvedores, como Dave Chinner e Eric Sandeen, que trabalham nele desde o tempo da Silicon Graphics (XFS é uma das bases desse Stratis pelo que entendi).

 

Surpreende pois o Btrfs já é usado em produção pela SUSE, Facebook, Netgear. Mas de fato está demorando demais para ser declarado oficialmente estável. :mellow:

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece que sim. A empresa decidiu, enquanto desenvolvia o RHEL 7, investir no XFS como substituto do cansado EXT4. Deu uma injeção de desenvolvimento bem a tempo, pois a SGI tinha demitido seu time de desenvolvimento. As características do XFS dão conta do público alvo do RHEL: suporta com folga grandes volumes, possui bom desempenho com arranjos RAID com muitos discos e sua escalabilidade (devido ao seu design) e robustez são melhores do que dos EXT nesses cenários.

 

Trocar o EXT4 pelo XFS nos servidores da bolsa de valores de Nova Iorque faz sentido. Para os discos rígidos tartaruga dos nossos PCs, não faz diferença.

 

Sobre o XFS, tentarão construir esse novo sistema de arquivos. Vamos ver no que vai dar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×