Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ilovepic

Driver para easydriver para motor de dois fios

Recommended Posts

Olá a todos,

Este assunto já me está dando voltas à cabeça :P

Tenho uma placa, esta:

EasyDriver_V44_Description.png

Que ora dá sinal para a Coil A ou para Coil B. Acontece que tenho apenas um motor com dois fios! O que significa que para a inversão de rotação do motor, que é o que estes contactos fazem, terei que arranjar um driver. Para isso criei eu mesmo a minha ponta H. Nesta ponta H caso a mesma receba um sinal de nível baixo, zero, o motor roda, por exemplo, para a direita. Caso receba um sinal de nível alto, +5V, o motor roda para a esquerda.

O driver que terei que criar tem que receber dois sinais, que vem da Coil A e Coil B, da placa EasyDriver, e fazer uma multiplexagem (estou certo?) para que o resultado seja:

Coil A com energia e Coil B sem energia - sinal de nível baixo (gnd);

Coil A sem energia e Coil B com energia - sinal de nível alto (+5V);

Estou a pensar criar uma lógica digital para resolver este assunto. Estou a pensar em fazer um mapa de karnaugh para este assunto...mas será necessário?

O que acham? Consegui explicar bem o assunto?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Essa placa é um driver para motor de passo (4 ou 5 fios), e não motor de corrente contínua (2 fios) como o seu.

É mais fácil você usar apenas sua ponte H e criar uma logica a parte para controlar com um pino a direção e o outro para o acionamento do motor, e dispensa a Easydriver.

Não faz sentido, pelo menos para mim, usar essa placa Easydriver para movimentar um motor de corrente contínua.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Compreendo @diegosoares90 , mas pretendo utilizar a placa easydriver.

Mas vamos nos abstrair da placa, vamos apenas olhar para o nosso circuito a partir dos 4 contactos (coilA e coilB). Vamos imaginar que são dois botões que vão controlar o meu circuito de ponte H!

Como devo desenhar a lógica? Estou a utilizar este site, http://www.32x8.com/var2.html, para desenhar o mapa de karnaugh...mas não sei de deva ir por aí!

[UPDATE]

adicionado 4 minutos depois

Para ínicio de conversa, não querendo condicionar já as respostas, mas o que vejo é isto:

http://www.32x8.com/circuits2---A-B----m-1-2------

8dxQzq.jpg

Portanto, o botão A (CoilA) é a letra A, na tabela. E o botão B (CoilB) é a letra B, na tabela. Acontece que: como vou distinguir o nível alto de quando o botão A estiver pressionado do nível alto de quanto o botão B estiver pressionado? Aqui é que a minha cabeça explode! :P

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não entendi por que você precisa da Easydriver.

Mas se entendi corretamente sua lógica de botões que tomam lugar do CoilA e CoilB, basta você usar uma porta XOR na saída de CoilA e CoilB.

Desculpe se não entendi...

Compartilhar este post

Link para o post

Também já andei por aí...

Mas tendo dois "1" como sei qual deles vai dar sinal nível alto e sinal nível baixo?

image.png.c6b0b22673e7425726128cbf4faa221c.png

Obrigado

[UPDATE]

Ora veja estes estados.

Caso A com nível alto:

image.png.67fe40e070350b02e9126b9cfc471e3c.png

Caso B com nível alto:

image.png.d56de52d71abb29a9752eaccd76f8f07.png

Aconte que caso estejam os dois com nível alto tenho nível alto na saída!

image.png.c71eeca2597e8007ca744b1c1da5a237.png

Preocupa-me também que caso estejam os dois com nível baixo tenho nível baixo na saída! O que não pode....

image.png.256d5b0007760ad8a4b16bda878601da.png

Isto está ficando confuso :(:(

Compartilhar este post

Link para o post

Estou igual ao colega @diegosoares90 ainda não entendi porque quer usar esse controle de motor de passo para controlar um motor comum, quando na verdade uma ponte H já basta. 

Você quer que seu motor gire da mesma forma que um motor de passo, é isso? 

Quanto a lógica, poste uma tabela verdade feita por você, escolha a maneira que a saída deve reagir as entradas. Assim fica fácil criar um circuito.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

olá, boa tarde, não sei se aqui é o local correto para fazer esta pergunta, mas vamos lá, estou querendo fazer o controle de dois motoras dc, para que eles sirvam de locomoção para um robô, ate ai tudo bem fazer isso com um arduino e uma placa l298n é fácil, porém preciso fazer isso com um radio controle de 6 canais, minha duvida é como fazer a ligação do receptor com a ponte h para que eu possa mover o robô para frente e para traz com o controle, já que no controle eu uso canais diferentes para isso, me ajudem por favor.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais