Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer downgrade de BIOS z170m-plus


Posts recomendados

Alguém poderia me ajudar, eu mando um presente. Comprei um i7 6700 e uma placa-mãe z170m plus da asus, porém ela já veio com a bios atualizada e pelo que eu pesquisei, não tem como voltar para uma bios mais antiga para poder enfim, usar a bios que suporta overclock. Você acha que dá p voltar p bios antiga de fábrica de algum modo que não de problema? Já tentei pelo AFUwin e voltou, entretanto deu um problema, toda vez que eu ligava o pc entrava automaticamente na bios, e pedia p colocar novamente a instalação da bios, e mesmo colocando o pc reiniciava e pedia a msma coisa. Ou seja, não funcionou. Se alguém conseguir me ajudar dou 1 pente de memória 8gb Hyperx de presente!

IMG_2491.JPG

IMG_2492.JPG

IMG_2493.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas placas da Gigabyte, no site, avisa que um vez sendo feito o upgrade pra versão que aceita os Kaby Lakes, não é mais possivel voltar a versão da BIOS..

 

Acho que agora , só com um gravador de BIOS...

 

Agora seu processador não é debloqueado, as versãos anteriores permitiam algum overclock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...
Em 21/10/2018 às 11:34, Yang Wenli disse:

Boa tarde amigo, me desculpe renascer o tópico, é que estou com EXATAMENTE o mesmo problema que você mas não consegui resolver, poderia dar mais informações sobre como fez por favor?

Qual a sua dúvida especificamente? 

Eu realizei o procedimento de gravação faz umas duas semanas, tive algumas dúvidas e não encontrei a resposta em lugar algum da internet... mas arrisquei e deu certo. Pois na pior das hipóteses era só comprar um chip novo já gravado no ML.

 

A placa-mãe vem com o chip W25Q128FV. A versão do programa 1.18 do programa pra gravar a bios reconhece automaticamente como W25Q128BV, que é diferente, mas como eu não sabia se poderia gravar ou não, baixei versões mais recentes do programa. As versões novas tinham o chip correto, mas davam erro ao gravar. Teve uma versão que tinha o chip correto e gravava sem erros, mas ao verificar os dados gravados divergiam. Então arrisquei na versão 1.18 mesmo, com o chip W25Q128BV e deu certo!

Estou rodando meu i5 6500 a 4.2Ghz faz duas semanas sem problema algum. Valeu a pena.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/10/2018 às 10:31, rldpv disse:

Qual a sua dúvida especificamente? 

Eu realizei o procedimento de gravação faz umas duas semanas, tive algumas dúvidas e não encontrei a resposta em lugar algum da internet... mas arrisquei e deu certo. Pois na pior das hipóteses era só comprar um chip novo já gravado no ML.

 

A placa-mãe vem com o chip W25Q128FV. A versão do programa 1.18 do programa pra gravar a bios reconhece automaticamente como W25Q128BV, que é diferente, mas como eu não sabia se poderia gravar ou não, baixei versões mais recentes do programa. As versões novas tinham o chip correto, mas davam erro ao gravar. Teve uma versão que tinha o chip correto e gravava sem erros, mas ao verificar os dados gravados divergiam. Então arrisquei na versão 1.18 mesmo, com o chip W25Q128BV e deu certo!

Estou rodando meu i5 6500 a 4.2Ghz faz duas semanas sem problema algum. Valeu a pena.

 

 

 


olá, obrigado por responder, eu sou totalmente leigo nisso, eu queria saber como é o processo de tirar a chip bios da mobo mesmo, se precisa de ferramenta especifica ou pode tentar com pinça normal.

 

Na verdade antes eu tinha conseguido gravar a 8001 na placa "na sorte" só que os overclocks não estavam funcionando, não importa o quanto eu colocasse no bclk ele não passava do stock, mas agora ja comprei a gravadora e vou tentar por esse metodo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/10/2018 às 10:10, Yang Wenli disse:


olá, obrigado por responder, eu sou totalmente leigo nisso, eu queria saber como é o processo de tirar a chip bios da mobo mesmo, se precisa de ferramenta especifica ou pode tentar com pinça normal.

 

Na verdade antes eu tinha conseguido gravar a 8001 na placa "na sorte" só que os overclocks não estavam funcionando, não importa o quanto eu colocasse no bclk ele não passava do stock, mas agora ja comprei a gravadora e vou tentar por esse metodo mesmo.

 

Pra tirar o chip eu usei uma pinça, entortei a ponta dela e ficou bem parecida com a ferramenta apropriada, deu certo. Só cuidado na hora de puxar o chip, pra não puxar o socket junto kk. É tranquilo.

 

Se você não tem experiência com isso, no ML tem gente que vende o chip já gravado, pede pra ele já te mandar o chip com essa versão de bios gravada, bem mais simples. Mas se quiser fazer você mesmo, é só seguir os passos:

 

-Retire o chip, leve em outro computador junto com a gravadora e o software (versão 1.18).

-Coloque o chip no gravador e coloque em uma porta usb, abra o programa e faça a detecção. Vai detectar como W25Q128BV.

-Faça a leitura da BIOS atual e salve como backup, depois apague o chip e faça a gravação da versão 8001. Após gravar, verifique se os dados foram gravados corretamente. Se deu tudo certo, só colocar o chip na placa-mãe e iniciar (comigo só iniciou depois de resetar a bios).

 

Como eu não tinha outro pc pra realizar o procedimento, fiz no meu mesmo, mas NÃO RECOMENDO por ser arriscado.

Eu fiz assim: com o pc desligado, retirei o chip, e recoloquei sem apertar (pra faciliar a retirada posteriormente). Liguei o pc, preparei tudo, e retirei o chip com o pc ligado. Coloquei o chip no gravador e fiz o procedimento. Ai foi só desligar o PC, colocar o chip na placa-mãe e religar. De primeira não ligou, achei que tivesse dado errado, mas dei um clear cmos e ligou... ai foi só fazer o over. Não recomendo fazer dessa forma porque na hora de tirar ou colocar o chip com o pc ligado, qualquer contato da pinça num lugar errado, ou caso caia alguma coisa dentro do pc, pode dar curto e queimar alguma coisa.

 

Boa sorte e muito cuidado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...