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PC desligando sozinho


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Oi pessoal, tudo bem?
Estou com um problema no meu PC desktop.
Vou começar do início:

SPECS DO PC:
Fonte: Empire Power Supply - 680W - Modelo EMP-680-BRHE 
Mainboard : PEGATRON CORPORATION IPMIP-GS
Chipset : Intel P55
Processador : Intel Core i7 860 @ 2800MHz

Memórias: 4 x 4GB Kingston (sendo duas mais velhas, com alguns anos de uso, e as outras duas mais novas, com quase 1 ano de uso)

Placa de Vídeo: ZOTAC GTX 970

E uma placa de rede qualquer que nem sei a marca, que comprei um tempo atrás porque a porta de rede da placa-mãe parou de funcionar faz um tempo.


O QUE ACONTECEU:
Eu usava meu PC ligado num Nobreak, mas de uns tempos pra cá o nobreak começou a apresentar alguns problemas. Já que em vários anos com ele foram raríssimas as vezes em que ele serviu mesmo de nobreak (no caso de queda de luz), eu decidi que não ia nem arruma-lo nem comprar outro, em vez disso apenas trocar por um filtro de linha normal.
Então cometi o erro de comprar um filtro de linha vagabundo (marca "Lite Series", não comprem nunca!). No mesmo dia já passei a usar e parecia normal. No dia seguinte de ter comprado esse filtro de linha, quando fui liga-lo para usar o computador, percebi que a luz do botão de ligar piscou mais forte, como se tivesse havido uma faísca dentro do próprio filtro. Mas ele ficou ligado normalmente, e o PC ligou, então comecei a usar, até que o PC desligou sozinho. Pensei que o filtro de linha tinha 'caído', mas quando olhei a luz dele estava acesa ainda, e o PC voltou a ligar (sozinho também). Assim que o PC bootou, eu o desliguei e tentei desligar o filtro de linha, mas pra minha surpresa o filtro de linha não desligava mais, mesmo mudando o botão dele para 'desligado', ele continuava aceso e funcionando!
Fiquei tão chateado com o filtro de linha que joguei direto no lixo. Comprei um filtro melhor (na verdade um daqueles "powercube", que em vez de fusível tem disjuntor), e fui usar o PC, só que agora ele passou a desligar sozinho. 
Às vezes ele desliga logo na tela de entrada do windows 10 (a tela de bloqueio, que pede a senha).
Na maioria das vezes ele passa dessa tela, fica até que bastante tempo ligado, mas basta eu tentar usar algo que demande a placa de vídeo, como tentar rodar um jogo ou até mesmo executar um daqueles experimentos do chrome que usam WEBGL (acelerador gráfico para web), por exemplo, que ele desliga quase imediatamente (não dá tempo de superaquecer) - porém tenho quase certeza que o problema não é a placa de vídeo (abaixo listarei os testes que já fiz).
Porém ele não desliga apenas quando algo demanda da placa de vídeo, às vezes ele desliga quando se está tentando instalar alguma coisa, por exemplo. Mas aí não é tão imediato, e nem sempre acontece de desligar nessa situação.

 

TESTES QUE JÁ FIZ:
- Placa de vídeo: meu maior medo era que o problema fosse na placa de vídeo, que é relativamente nova. Então uma das primeiras coisas que fiz foi tirar a placa de vídeo e plugar os monitores nas saídas de vídeo onboard. Mas quando tentava iniciar o computador ele ligava porém não aparecia nada nos monitores (será que as saídas de vídeo da placa-mãe queimaram? Lembrando que a porta de rede da placa-mãe também não estava funcionando há um tempo, por isso até tive que comprar uma plaquinha de rede).
Como não consegui testar com o vídeo onboard, peguei uma placa de vídeo antiga e testei com ela. Minha placa antiga é uma GTX 560 ti. Coloquei ela e funcionou, mas não resolveu, o computador continuava caindo depois de alguns minutos de uso. Por isso acredito que o problema não seja na placa de vídeo.
- Sistema operacional: fiz uma restauração do windows 10, de modo que o sistema operacional foi desinstalado e reinstalado. Mas o problema não se resolveu depois disso.
- HDs: Além do HD do sistema (que na verdade é um SSD), tenho dois HDs no PC. Desconectei os dois (tanto o SATA quando os cabos de força), deixando apenas o SSD com o sistema, mas o problema continua.
- Memórias: Tenho 4 memórias de 4GB cada, mas duas delas são mais antigas que as outras duas. Tentei tirar as duas mais antigas e deixar apenas as mais novas, e o problema ainda continuou. Depois tentei fazer o contrário, tirei as novas e deixei apenas as antigas, e aí aconteceu algo estranho, o PC nem chegou a ligar. Quer dizer, ele ligava, a ventoinha ligava e tal, mas os monitores permaneciam sem sinal.

PRINCIPAIS SUSPEITOS:

Creio que o suspeito número um é a placa-mãe, certo? Visto principalmente que ela já teve problemas antes (a porta de rede parou de funcionar há tempos, e tive que comprar uma plaquinha de rede pra poder usar internet).
Outro suspeito seria a fonte. A fonte tem a mesma idade que a placa-mãe, que é de 7 anos. Como o problema começou depois de ter problema com o filtro de linha, o problema poderia estar na fonte?

O que acham? Concordam, ou acham que tem algum outro suspeito?

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42 minutos atrás, AleGM disse:

Oi pessoal, tudo bem?
Estou com um problema no meu PC desktop.
Vou começar do início:

SPECS DO PC:
Mainboard : PEGATRON CORPORATION IPMIP-GS
Chipset : Intel P55
Processador : Intel Core i7 860 @ 2800MHz

Memórias: 4 x 4GB Kingston (sendo duas mais velhas, com alguns anos de uso, e as outras duas mais novas, com quase 1 ano de uso)

Placa de Vídeo: ZOTAC GTX 970

E uma placa de rede qualquer que nem sei a marca, que comprei um tempo atrás porque a porta de rede da placa-mãe parou de funcionar faz um tempo.


O QUE ACONTECEU:
Eu usava meu PC ligado num Nobreak, mas de uns tempos pra cá o nobreak começou a apresentar alguns problemas. Já que em vários anos com ele foram raríssimas as vezes em que ele serviu mesmo de nobreak (no caso de queda de luz), eu decidi que não ia nem arruma-lo nem comprar outro, em vez disso apenas trocar por um filtro de linha normal.
Então cometi o erro de comprar um filtro de linha vagabundo (marca "Lite Series", não comprem nunca!). No mesmo dia já passei a usar e parecia normal. No dia seguinte de ter comprado esse filtro de linha, quando fui liga-lo para usar o computador, percebi que a luz do botão de ligar piscou mais forte, como se tivesse havido uma faísca dentro do próprio filtro. Mas ele ficou ligado normalmente, e o PC ligou, então comecei a usar, até que o PC desligou sozinho. Pensei que o filtro de linha tinha 'caído', mas quando olhei a luz dele estava acesa ainda, e o PC voltou a ligar (sozinho também). Assim que o PC bootou, eu o desliguei e tentei desligar o filtro de linha, mas pra minha surpresa o filtro de linha não desligava mais, mesmo mudando o botão dele para 'desligado', ele continuava aceso e funcionando!
Fiquei tão chateado com o filtro de linha que joguei direto no lixo. Comprei um filtro melhor (na verdade um daqueles "powercube", que em vez de fusível tem disjuntor), e fui usar o PC, só que agora ele passou a desligar sozinho. 
Às vezes ele desliga logo na tela de entrada do windows 10 (a tela de bloqueio, que pede a senha).
Na maioria das vezes ele passa dessa tela, fica até que bastante tempo ligado, mas basta eu tentar usar algo que demande a placa de vídeo, como tentar rodar um jogo ou até mesmo executar um daqueles experimentos do chrome que usam WEBGL (acelerador gráfico para web), por exemplo, que ele desliga quase imediatamente (não dá tempo de superaquecer) - porém tenho quase certeza que o problema não é a placa de vídeo (abaixo listarei os testes que já fiz).
Porém ele não desliga apenas quando algo demanda da placa de vídeo, às vezes ele desliga quando se está tentando instalar alguma coisa, por exemplo. Mas aí não é tão imediato, e nem sempre acontece de desligar nessa situação.

 

TESTES QUE JÁ FIZ:
- Placa de vídeo: meu maior medo era que o problema fosse na placa de vídeo, que é relativamente nova. Então uma das primeiras coisas que fiz foi tirar a placa de vídeo e plugar os monitores nas saídas de vídeo onboard. Mas quando tentava iniciar o computador ele ligava porém não aparecia nada nos monitores (será que as saídas de vídeo da placa-mãe queimaram? Lembrando que a porta de rede da placa-mãe também não estava funcionando há um tempo, por isso até tive que comprar uma plaquinha de rede).
Como não consegui testar com o vídeo onboard, peguei uma placa de vídeo antiga e testei com ela. Minha placa antiga é uma GTX 560 ti. Coloquei ela e funcionou, mas não resolveu, o computador continuava caindo depois de alguns minutos de uso. Por isso acredito que o problema não seja na placa de vídeo.
- Sistema operacional: fiz uma restauração do windows 10, de modo que o sistema operacional foi desinstalado e reinstalado. Mas o problema não se resolveu depois disso.
- HDs: Além do HD do sistema (que na verdade é um SSD), tenho dois HDs no PC. Desconectei os dois (tanto o SATA quando os cabos de força), deixando apenas o SSD com o sistema, mas o problema continua.
- Memórias: Tenho 4 memórias de 4GB cada, mas duas delas são mais antigas que as outras duas. Tentei tirar as duas mais antigas e deixar apenas as mais novas, e o problema ainda continuou. Depois tentei fazer o contrário, tirei as novas e deixei apenas as antigas, e aí aconteceu algo estranho, o PC nem chegou a ligar. Quer dizer, ele ligava, a ventoinha ligava e tal, mas os monitores permaneciam sem sinal.

PRINCIPAIS SUSPEITOS:

Creio que o suspeito número um é a placa-mãe, certo? Visto principalmente que ela já teve problemas antes (a porta de rede parou de funcionar há tempos, e tive que comprar uma plaquinha de rede pra poder usar internet).
Outro suspeito seria a fonte. A fonte tem a mesma idade que a placa-mãe, que é de 7 anos. Como o problema começou depois de ter problema com o filtro de linha, o problema poderia estar na fonte?

O que acham? Concordam, ou acham que tem algum outro suspeito?

ja aconteceu isso comigo e acontece as vezes faz isso tira as memoria deixa ele sem memoria e liga marca 30 segundos com ele ligado e depois desliga e poe as memorias

 

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1 hora atrás, Elder Nauvirth disse:

@AleGM Esqueceu de especificar a fonte que usa com marca e modelo, a fonte é sim parte de sua configuração.

 

Tem razão, esqueci esse "detalhe".
Adicionei lá no meu post agora:
Fonte: Empire Power Supply - 680W - Modelo EMP-680-BRHE 

adicionado 14 minutos depois
1 hora atrás, Isack Gabriell Oliveira disse:

ja aconteceu isso comigo e acontece as vezes faz isso tira as memoria deixa ele sem memoria e liga marca 30 segundos com ele ligado e depois desliga e poe as memorias

 


Tentei agora, mas não resolveu.
Obrigado pela tentativa.

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@AleGM Pelo que pesquisei dessa fonte achei algumas com chave seletora de tensão, não sei quanto a sua se realmente tem, além disso vi dizendo que ela é de Watts "Reais" o que a faz ser de baixa qualidade.

 

Se puder ver se consegue uma fonte boa para teste seria bom.

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3 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@AleGM Pelo que pesquisei dessa fonte achei algumas com chave seletora de tensão, não sei quanto a sua se realmente tem, além disso vi dizendo que ela é de Watts "Reais" o que a faz ser de baixa qualidade.

 

Se puder ver se consegue uma fonte boa para teste seria bom.


A chave está no 110.

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5 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

veja se consegue uma fonte boa para teste.

 

Seria o ideal.

Infelizmente não tenho outra fonte para testar.
Entretanto a fonte funcionou sem ter dado nenhum problema por 7 anos, então acho que ela está merecendo uma aposentadoria de qualquer forma.

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3 minutos atrás, AleGM disse:

 

Seria o ideal.

Infelizmente não tenho outra fonte para testar.

Se conseguir emprestada com alguém será bom também.

 

Se estiver disposto a comprar uma nova basta fornecer seu orçamento para fonte.

 

Sua fonte é de 680W que mal deve chegar a 500W, eu recomendo uma fonte nova de 500 da corsair ou 550, claro se puder comprar, não precisa pegar uma de 600W, sua configuração não gasta tanto.

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E EVGA, é boa também?
Prefere Corsair ou EVGA?

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Sua fonte é de 680W que mal deve chegar a 500W, eu recomendo uma fonte nova de 500 da corsair ou 550, claro se puder comprar, não precisa pegar uma de 600W, sua configuração não gasta tanto.

 

Aproveitando para fazer uma pergunta, eu estava pensando em comprar uma placa-mãe e processador novo, o i7 7700. E continuar com a mesma placa de vídeo (gtx 970). Aí teria que trocar as memórias pra ddr4 tb, mas isso é outra história.
Você acha que nessas configurações uma 500W ou 550W segura tranquilo?

adicionado 10 minutos depois
28 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

 além disso vi dizendo que ela é de Watts "Reais" o que a faz ser de baixa qualidade.


O que sempre li é que Watts reais é melhor do que Watts. Que quando não é "real" que o valor de fato é menor do que o anunciado. Estou louco?

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@AleGM 500W já está ótimo, melhor a Corsair, porém tem outras marcas que também são boas, como seasonic, evga, cooler master e xfx.

 

Watts "Reais" não existe, esse termo "real" é usado por técnico que passa a perna no cliente e vende fonte ruim.

Fonte não dá watts "Reais", até porque os Watts dela a gente não vê, não pega e nem modula a potencia em si, o que vemos é apenas a fonte que é real, pois pegamos na fonte.

 

Fonte de 500W "reais" no termo de técnico desinformado é fonte de 400W apenas.

 

Fonte de 500W no correto e claro que fonte boa né, realmente vai dar os 500W e pode passar.

 

Fonte de Watts "Reais" tem tendencia de ser ruim e fraca.

 

Trocar de processador para i7 vai lhe sair caro, compare montando com o g4560 para ver se mais barato e claro que realmente deve sair mais barato.

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29 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@AleGM 500W já está ótimo, melhor a Corsair, porém tem outras marcas que também são boas, como seasonic, evga, cooler master e xfx.

 

Watts "Reais" não existe, esse termo "real" é usado por técnico que passa a perna no cliente e vende fonte ruim.

Fonte não dá watts "Reais", até porque os Watts dela a gente não vê, não pega e nem modula a potencia em si, o que vemos é apenas a fonte que é real, pois pegamos na fonte.

 

Fonte de 500W "reais" no termo de técnico desinformado é fonte de 400W apenas.

 

Fonte de 500W no correto e claro que fonte boa né, realmente vai dar os 500W e pode passar.

 

Fonte de Watts "Reais" tem tendencia de ser ruim e fraca.

 

Trocar de processador para i7 vai lhe sair caro, compare montando com o g4560 para ver se mais barato e claro que realmente deve sair mais barato.

 

Mas o que leio por aí é que muitos fabricantes colocam um valor de Watts sendo a potência de pico, que a fonte consegue manter por curtos períodos, e não a potência média que ela mantém constante. Por isso alguns fabricantes colocam Watts "reais" pra se referir a essa potência média que a fonte mantém constante, sendo então uma maneira mais honesta de classificar a potência da fonte. Não é um termo técnico mesmo.

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agora, AleGM disse:

 

Mas o que leio por aí é que muitos fabricantes colocam um valor de Watts sendo a potência de pico, que a fonte consegue manter por curtos períodos, e não a potência média que ela mantém constante. Por isso alguns fabricantes colocam Watts "reais" pra se referir a essa potência média que a fonte mantém constante, sendo então uma maneira mais honesta de classificar a potência da fonte. Não é um termo técnico mesmo.

Com essas fontes boas não precisa usar esse termo "real", afinal você pode exigir bem da fonte.

 

Recomendei a CX500, já vi falar que em teste ela chegou a 625W e simplesmente desligou por proteção.

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  • 2 semanas depois...
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