Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Pedro Aldá

Trabalhando com stdbool.h

Recommended Posts

Olá computeiros,

 

Estava eu fazendo trabalho de criptografia e me deparei com um situação que eu não entendi...Segue o código.
 

#include <stdio.h>
#include <stdbool.h>

void teste(bool *v[2][2]){

    printf("%d %d\n%d %d\n\n",&(v[0][0]),&(v[0][1]),&(v[1][0]),&(v[1][1]));
}


int main (void){
    bool v[2][2] ={{0,0},{0,0}};
    teste(v);
    printf("%d %d\n%d %d\n",&(v[0][0]),&(v[0][1]),&(v[1][0]),&(v[1][1]));
    return;
}

Ocorre que a saída do programa foi:

6356748 6356752
6356756 6356760

6356748 6356749
6356750 6356751

Os prints não deveriam ser iguais?:huh:

 

Queria mandar um beijo especialmente para minha mãe!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você está mandando um tipo diferente do que é esperado pela função, pois na função a variável declarada é *v[2][2], mas no main a variável é v[2][2].

 

Para obter o resultado correto o código deve ser assim:

#include <stdio.h>
#include <stdbool.h>

void teste(bool v[2][2]){

    printf("%d %d\n%d %d\n\n",&(v[0][0]),&(v[0][1]),&(v[1][0]),&(v[1][1]));
}


int main (void){
    bool v[2][2] ={{0,0},{0,0}};
    teste(v);
    printf("%d %d\n%d %d\n",&(v[0][0]),&(v[0][1]),&(v[1][0]),&(v[1][1]));
    return;
}

Com tipo compatível na função com o que é enviado pelo main().

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faltaria dizer que o processo de passar uma matriz é ligeiramente distinto ao de passar um vetor. Ao passar v, como no exemplo de isrnick, para a função teste, você realmente está passando um ponteiro. É possível averiguar o anterior dito fazendo printf("%d\n", v), tanto como printf("%d", &(v[0][0])), o que será impresso é a direção do primeiro elemento da matriz(mesmo resultado). Que quer dizer isso...? Que realmente nunca se passa uma copia e sim uma referencia!
Existem algumas formas de passar uma cópia de uma matriz... como por exemplo enviando a matriz dentro de uma estrutura, mas realmente é mais bem como fazer uma gambiarra.
Se pensamos um pouco passar uma matriz no ponto de vista da eficiência é algo sem sentido, pois matrizes podem ser grandes volumes de dados, passar uma matriz GIGANTE por copia faria com que seu programa ficasse lento e ocupasse muita memória, para isso é melhor trabalhar com referencia. Certo?! Pense... Realmente você precisa passar uma matriz por cópia? Certamente não. >_<

No seu exemplo você está esperando uma matriz de ponteiros a boleanos. Para você fazer uma ideia é como se dentro de main você tentar fazer isso:
bool b1 = true;
bool b2 = false;
bool *v[2][2];
v[0][0] = &b1;
v[0][1] = &b2;
...
Um pouco sem sentido não é?
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×