Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ilovepic

Easydriver não fornece corrente suficiente para o motor

Recommended Posts

Olá a todos,

Estou a tentar controlar este motor:

miZbgV.jpg

com este setup:

T7RlQe.jpg

O código que estou a utilizar no arduino é bem básico:

void setup() {
  pinMode(8, OUTPUT);
  pinMode(9, OUTPUT);
  digitalWrite(8, LOW);
  digitalWrite(9, LOW);
}

void loop(){
  digitalWrite(8, HIGH);
  delay(10);
  digitalWrite(8, LOW);
  delay(10);  
  digitalWrite(9, HIGH);
  delay(10);
  digitalWrite(9, LOW);
  delay(10);  
}

Acontece que apenas vejo o fuso do motor mexer muito pouco, coisa de milimetros. O motor aquece bastante, mesmo alimentando o mesmo com 12 V.

Regulei o potenciometro que tem na placa easydriver mas em nenhuma das regulações fez efeito.

Caso troque o motor por dois leds eles acedem e apagam, piscam, conforme a programação manda. Será falta de corrente no motor? O que estou a fazer de mal?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tem a especificação do motor? Datasheet, etc...

Sabendo a corrente do motor, da pra saber se a placa é possível de drivear esse motor...

Caso não tenha um teste que pode fazer é retirar essa carga do motor, desmontando o fuso. Não sei se é possível...

Compartilhar este post

Link para o post

@diegosoares90 é um motor de drive de DVD.

Tentei ligar nos 9 V directos e não funcionou. Dá um pequeno coice e para de imediato. Talvez o accionamentos deste tipo de motores não seja assim tão simples ..... :/

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço esses motores, mas suponho que deve ser igual ao das impressoras, precisa de um circuito que faça um acionamento sequêncial nas bobinas. 

Os motores de impressoras de 4 fases eu já acionei usando o 4017, 555 e transistores. 

Compartilhar este post

Link para o post

Lendo o codigo, por que voce precisa pulsar (on depois off) o sinal de direção? Creio que deveria ser fixo e pulsar apenas o pino que vai para o sinal step. 

Essa placa consegue drivear até 750mA. Nao sei se sua fonte é capaz de fornecer isso, de uma checada. 

Uma maneira de descobrir quanto de corrente máxima seu motor precisa, é medindo a resistência das bobinas.

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88 , @diegosoares90 obrgiado pela ajuda.

Vou ter que pesquisar/estudar a diferença entre os tipos de motores que existem! Para perceber como funcionam e como se ligam. Pois pelo que pesquisei não basta aplicar tensão nos contactos e ele andar!

Compartilhar este post

Link para o post

@ilovepic o easydriver possui o ci ja tem a logica de acionamento correta dos motores de passo! 

É pra ser simples amigo. Só alimentar , selecionar a direção e jogar pulso no step que é pra rodar! 

Um abraço e boa sorte! 

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, diegosoares90 disse:

@ilovepic o easydriver possui o ci ja tem a logica de acionamento correta dos motores de passo! 

É pra ser simples amigo. Só alimentar , selecionar a direção e jogar pulso no step que é pra rodar! 

Um abraço e boa sorte! 

Exacto! Não sei o que estou fazendo de mal! Estou a alimentar os 5V ou 12V para motor via uma fonte de computador! O arduino é alimentado pela usb... A ordem do código é para que ele ligue e desligue, mudando de direção....é mesmo para ser simples. Mas não está funcionando....

Compartilhar este post

Link para o post

Já tentou fazer um teste de simplesmente deixar rodando direto para um lado? O que acontece?

Checou as bobinas do seu motor? Meça com um multimetro a resistencia, deverá ser uma resistencia relativamente baixa...

Só umas dicas de troubleshoot...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais