Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Easydriver não fornece corrente suficiente para o motor


ilovepic

Posts recomendados

Olá a todos,

 

Estou a tentar controlar este motor:

 

miZbgV.jpg

 

com este setup:

T7RlQe.jpg

O código que estou a utilizar no arduino é bem básico:


void setup() {
  pinMode(8, OUTPUT);
  pinMode(9, OUTPUT);
  digitalWrite(8, LOW);
  digitalWrite(9, LOW);
}

void loop(){
  digitalWrite(8, HIGH);
  delay(10);
  digitalWrite(8, LOW);
  delay(10);  
  digitalWrite(9, HIGH);
  delay(10);
  digitalWrite(9, LOW);
  delay(10);  
}

Acontece que apenas vejo o fuso do motor mexer muito pouco, coisa de milimetros. O motor aquece bastante, mesmo alimentando o mesmo com 12 V.

Regulei o potenciometro que tem na placa easydriver mas em nenhuma das regulações fez efeito.

 

Caso troque o motor por dois leds eles acedem e apagam, piscam, conforme a programação manda. Será falta de corrente no motor? O que estou a fazer de mal?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo o codigo, por que voce precisa pulsar (on depois off) o sinal de direção? Creio que deveria ser fixo e pulsar apenas o pino que vai para o sinal step. 

 

Essa placa consegue drivear até 750mA. Nao sei se sua fonte é capaz de fornecer isso, de uma checada. 

 

Uma maneira de descobrir quanto de corrente máxima seu motor precisa, é medindo a resistência das bobinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, diegosoares90 disse:

@ilovepic o easydriver possui o ci ja tem a logica de acionamento correta dos motores de passo! 

 

É pra ser simples amigo. Só alimentar , selecionar a direção e jogar pulso no step que é pra rodar! 

 

Um abraço e boa sorte! 

 

Exacto! Não sei o que estou fazendo de mal! Estou a alimentar os 5V ou 12V para motor via uma fonte de computador! O arduino é alimentado pela usb... A ordem do código é para que ele ligue e desligue, mudando de direção....é mesmo para ser simples. Mas não está funcionando....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...