Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação // Configuração de entrada + upgrades


Posts recomendados

Bom dia pessoal, montei um PC a cerca de 3 meses com a seguinte configuração, e tenho algumas dúvidas:

 

- Intel Core i3-7100 Kabby Lake 3.9 GHz

- Corsair CX 600 - 600 Watts 80 Plus Bronze

- 4GB - Kingston HyperEX 2133 MHz DDR4 CL14

- HD Seagate Barracuda 500GB 7200RPM 16MB Cache 

- MOBO Gigabyte H110M-H DDR4 LGA 1151 

- Placa de Vídeo Nvidia Galax GeForce GTX 1050 Ti 4GB OC 

- Gabinete Bluecase Gamer BG-015 USB 3.0 Frontal

- 3x Fan - 120 x 120 mm BF-01B

 

Fora os periféricos e etc, esse é o bruto do PC. Minha ideia era montar um PC de entrada principalmente para jogos indies, mas assim que adquiri a 1050ti eu vi que eu poderia ir um pouco além... então testei essa configuração em alguns jogos mais pesados:

 

Project CARS: Rodou MUITO bem em 60+ fps/1080p com configurações entre média/alta - uso de CPU chega a 70%, RAM 3.2 GB e de GPU a 60% (chuva + 20 carros) - Sem stuttering

Cities Skyline: Presset high 60+ fps. A RAM chegou a 3.8 GB com o mapa vazio, uso de CPU e GPU insignificantes nessa situação. - Muito stuttering

GTA V: Alto, MSAA desligado 60+ fps. GPU e CPU a 60/70% e RAM a 3.8 GB. - Muito stuttering

Shadow Warrior 2: Médio cravado a 60 fps. GPU a 80% CPU 85/90%, RAM a 3.6 GB. - Pouco stuttering

Forza Horizon 3: Alto. GPU e CPU não chegam a 90%, uso de RAM 3.8 - MUITO Stuttering

 

Meu primeiro upgrade será um módulo de 8GB de RAM pois vi que o principal gargalo está aí... acontece que não sei o que faço após isso kkkk eu peguei um i3 pois o foco seria os indies, mas como ví que ele segura alguma coisa a mais que isso, eu decidi investir no PC, no caso na RAM. Eu poderia pensar em outra CPU agora, porém meu receio é a próxima geração de CPUs Intel, que poderia mudar o socket e aí eu já ficaria com o sistema "defasado" se fosse fazer um upgrade pro mesmo socket... e aí que entra minha dúvida, vale a pena investir nos Kabby Lake ou eu espero a nova geração Intel para decidir se mudo pra ela ou até pros Ryzen? O que vocês indicam para esta configuração e situação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gabriel Braga disse:

Cara sua configuração é só colocar mais 1 pente de 4gb e futuramente migrar pra um i7/i5 caso queira , isso de mudar de socket todo ano é jogar dinheiro fora , não é necessário isso ..

 

Eu também penso assim, inclusive essa hipótese eu só levantei pois tanto a MOBO quanto o i3 são relativamente baratos, e caso fosse melhor a troca pra um novo socket, eu conseguiria vender e "perder" pouca grana... mas com certeza fazer o upgrade pra mesma geração seria o melhor pra mim, só tinha aquela dúvida "melhor fazer um upgrade regular ou já partir pra uma nova geração?" 


Sobre a RAM o meu medo é 8GB não aguentar a longo prazo... e a placa é aquele negócio, apenas 2 slots pra memória.

Mas muito obrigado pela dica, a ideia de ficar no 1151 se tornou um pouco mais concreta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, gustavodbg disse:

Pegue +8GB e use em conjunto dos seus 4GB atuais. Dependendo do game, 8GB está ficando pouco.

 

Depois disso, só valeria a pena se manter na 1151 se optar por um 7700.

 

Isso que penso da RAM também.

E sobre o 7700, como eu nunca tive nenhum processador desse calibre, por quanto tempo eu conseguiria manter ele como um processador high end? E outra, eu dificilmente conseguirei adquirir um 7700 ates da nova geração Intel... nessa situação eu me encontraria em três caminhos... caso ainda exista 7700 em estoque quando eu tiver a grana eu pegaria ele e usaria na H110, caso o estoque de Kaby Lake venha a acabar, a minha única opção seria a troca para Coffe Lake/Ryzen, e a ultima opção seria como o Gabriel Braga sugeriu, eu poderia pegar um i5 antes da nova geração e ficar com ele até seu limite, e só assim mudar o kit mobo + cpu. Só lembrando que o PC é apenas para jogos, mal mal eu entro na internet com ele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, gustavodbg disse:

Você pode pegar um 7700 usado. Core i5 Kabylake não valem a pena, ainda mais considerando que você está com um Core i3 aí.

 

Ou pega um 7700 usado, ou troca de plataforma.

 

Entendi, nesse caso até prefiro mudar de plataforma, eu sinceramente não confio nem um pouco em comprar hardware usado, ainda mais se for algo mais caro, já tive experiências péssimas com isso, mas isso é pessoal, concordo que o mercado de usados para PC é uma ótima pedida para upgrades.

 

Mas por enquanto vou segui a dica de ir focando no 7700 e ir preparando o bolso pra ele, se até o dia da compra eu não o encontrar, vou partir para os Coffe/Ryzen, vou fazer algumas pesquisas de mercado e performance na época em que for (e se for) comprar para ver como estão e anunciar o kit i3.

Deu pra dar uma boa esclarecida nas ideias com a opinião de vocês! Muito obrigado, e quem tiver mais dicas/opiniões por favor podem postar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...