Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto com Placa Peltier e WC custom


Posts recomendados

olá pessoal, eu to planejando montar um pc novo, e quando vi um amigo conseguir botar o 3770k dele rodando a 4.8ghz trabalhando a 20 graus gastanto pouco, eu decidi q vou usar as peltier no meu projeto também, o problema é que nem tudo é simples pra quando a gente quer fazer tudo bonito e certinho, então a duvida é, existe um modo mais indicado de aplicar placas peltier pra refrigeraçao? 

minha ideia consiste num projeto de simples execuçao mas que eu acredito q vai ficar bom, seria assim:
1 bloco de 120x40mm com 3 peltier aplicada pra refrigerar o fluido quente que sai da bomba do cpu

desse bloco o fluido sai pro reservatorio, e do reservatorio volta para outro bloco igual ao primeiro montado paralelamente, para uma segunda etapa de resfriamento, e só então o fluido volta refrigerado para passar pelo proc

para dissipar o calor das peltier, pretendo usar 1 dissipador de 40x40 e 1 fan 40mm montado em cima de cada pastilha, num total de 6, pois serao 3 pastilhas montadas em cada bloco

acham que ficaria viavel e eficiente um sistema montado desse modo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguns equívocos, pastilhas peltier são bastante ineficientes, provavelmente um sistema peltier capaz de manter um fluido de refrigeração a uns 10°C já vai consumir e dissipar mais energia que seu PC...

 

Creio que o melhor resultado seria refrigerar o reservatório, como em um bebedouro, tenha em mente que um peltier tipico chega dissipar entre 60 a 120W de forma que o recomendável seria usar no minimo um cooler AMD completo em cada pastilha, se conseguir manter essas pastilhas abaixo de 50°C deve conseguir água gelada próximo a uns 10°C, e é melhor pensar em um isopor em volta do reservatório para reduzir o risco de condensação.

 

O radiador seria usado para esfriar a água antes de devolve-la ao reservatório, melhorando o rendimento do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, F4b10 disse:

Para máxima eficiência o ideal seria um gabinete externo com o reservatório e as pastilhas, ja que ai o calor dissipado pelos peltiers não aqueceria as peças do PC... Algo tipo uma torre de refrigeração...


então, eu andei analizando aqui e cheguei a conclusao que seria mais fácil comprar um case micro atx só pra isso
fiquei entre o Corsair Obsidian Series 250D ou o Fractal Design Define Nano S
minha intençao é deixar somente a bomba+bloco do cpu e um reservatorio no case principal, e o resto descer tudo pro microATX, pretendo usar 6 placas peltier montadas em 2 blocos e uma fonte independente só pro chiller
os blocos pretendo refrigerar com air cooler mesmo, montando um dispositivo com dissipador+fan em cima de cada peltier, como todo o sistema ia ficar montado bem longe da cpu acho que a condensaçao nao ia ser um problema

minha maior duvida é como juntar tudo e quais peças vou precisar, nao tenho a menor ideia de como escolher reservatorio, bombas, mangueiras, presilhas, etc

pois é meu primeiro projeto desse tipo e to meio perdido com tudo isso
é possivel me ajudar com essas duvidas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem muito material para water cooler custom no brasil, provavelmente você terá que importar, sobre o gabinete, pelo preço que estão pedindo num Corsair Obsidian Series 250D ficaria mais barato e discreto se você desenhasse seu proprio gabinete e reservatório e mandasse uma empresa que faz corte CNC cortar as peças e soldar com mig chapas de alumínio para o reservatório...

 

Se quiser melhorar ainda mais a refrigeração, acho que levar o gabinete a uma casa de refrigeração e instalar um compressor de refrigerador, tipo um compressor de 1/8Hp lhe daria um liquido de refrigeração mais frio e com menor consumo que os peltiers... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, F4b10 disse:

Não tem muito material para water cooler custom no brasil, provavelmente você terá que importar, sobre o gabinete, pelo preço que estão pedindo num Corsair Obsidian Series 250D ficaria mais barato e discreto se você desenhasse seu proprio gabinete e reservatório e mandasse uma empresa que faz corte CNC cortar as peças e soldar com mig chapas de alumínio para o reservatório...

 

Se quiser melhorar ainda mais a refrigeração, acho que levar o gabinete a uma casa de refrigeração e instalar um compressor de refrigerador, tipo um compressor de 1/8Hp lhe daria um liquido de refrigeração mais frio e com menor consumo que os peltiers... 

no meu caso nao tem problema em relaçao a peças, moro no USA já a algum tempo, até por isso to pensando num projeto assim, uso WC selado a muito tempo e acho que chegou a hora de ir adiante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hellmike

Já vi alguns projetos nesse sistema, inclusive eu fiz uma gambiarra a muitos anos atrás (muitos mesmo) em um pentium2, e eu aprendi uma coisa que espero que te ajude, o maior problema do peltier é que a temperatura fica abaixo da ambiente, no meu caso matei o PC, a condensação ficou demais.

Mas estou curioso para ver o resultado, vou acompanhar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...