Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
robra

Bateria no netbook não carrega.

Recommended Posts

Tenho um netbook JCE JS7A216 com a bateria original de 3 células, modelo SSBS15, que já não carregava há um bom tempo.

Aí resolvi comprar uma bateria na China, com 6 células, modelo SSBS16, já que a bateria original também é da China. Pesquisei bastante... comparei as dimensões, as etiquetas... e a comprei. Ela encaixou certinho... mesma cor, etc, porém, ela também não carrega.

Entrei em contato com o vendedor do Aliexpress e ele disse que antes de condenar a bateria, eu preciso verificar se o problema não está no chip da placa-mãe ou no circuito de carregamento da bateria, também na placa-mãe.

Vi uns vídeos na net e umas fotos também, mas nenhum respectivo a placa-mãe do meu netbook:

x10a_main_pcb_v7.2.2

Nos vídeo que vi, tinha um transistor mosfet ao ado do conector da fonte, mas na minha placa não tem isso.

Abaixo estão algumas fotos da placa-mãe igual a minha:

placa-me-do-netbook-jte-js7a216-D_NQ_NP_placa-me-netbook-jce-jc10-D_NQ_NP_22248-s-l1600.jpgDSCF9050.JPG

Preciso que alguém me ajude a identificar o chip e o circuito na placa-mãe responsável pelo carregamento da bateria, para que eu possa medir os componentes, e descobrir se o problema das baterias não carregarem está na placa-mãe ou nas baterias.

OBS:

Seria mais fácil se eu testasse as baterias em outro netbook JCE JS7A216 mas ele é antigo e não conheço ninguém que o tenha.

Uma outra opção seria carregar as baterias fora do netbook e depois conectá-las nele para ver se o medidor de carga do windows mostra alguma porcentagem de carga, mas não sei como carregá-las fora do netbook.

Desde já, agradeço qualquer ajuda.

Obrigado. cool.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo eu não consegui encontrar o esquema elétrico deste notebook, mas se encontrar você terá medir o circuito de charger.

Terá que verificar se o CI de charger esta recebendo tensão, se tem os feedsbacks de tensão (acp e acn), se esta habilitado a inicar a carga (CHGEN), feed backs das baterias (srn e srp), pvcc e vref.... tem que aferir todos esses pontos do ci de charger

Compartilhar este post

Link para o post

Nooossa... Vi uns vídeos na net testando uns transistores "mosfet" e pensei que fosse mais fácil.

Vou esperar pra ver se alguém consegue achar o chip da placa-mãe ou o circuito de carregamento da bateria.

De qualquer forma, agradeço pelas informações.

Abraço. cool.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo eu circulei três chips ai... passa para mim qual o nome que esta em cima deles.... pois o esquema elétrico não encontro mesmo

placa.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Em 09/08/2017 às 14:46, Kikeitu disse:

Amigo eu circulei três chips ai... passa para mim qual o nome que esta em cima deles.... pois o esquema elétrico não encontro mesmo

Segue a foto com a especificação dos 3 chips, na mesma posição da foto marcada:

chips.thumb.jpg.f64b802f9b47c64e2b40209d83130666.jpg

adicionado 5 minutos depois

Vou postar as fotos que tirei da placa, tanto do lado superior como do inferior:

SUPERIOR

superior.thumb.jpg.d5716642c5f0f8f07794a5bad2138f0e.jpgsuperior-d.thumb.jpg.6457a5716393c4550b37d9f5d4680f39.jpg

superior-e.thumb.jpg.728e6c3acf2c2ea946c8df1c1a5450b4.jpg

INFERIOR

inferior.thumb.jpg.93054a11b1a0b42b066011dc67988c2a.jpginferior-d.thumb.jpg.11d911ccd21119ed80ffd15cf8b9ecc6.jpginferior-e.thumb.jpg.926a910560ec6d04b2839d385a984ab4.jpg

Editado por robra

Compartilhar este post

Link para o post

E amigo tranquilo? Vamo lá... o CI de Charger do seu notebook é esse chip ISL6253, vamos iniciar a analise nele:

1- Alimentação: Pino 25 (19v)

2- VRef: Pino 6 (2v)

3- ACset pino 27 informe a tensão

Caso alguma aferição acima indica 0v nem continue a medir OK?

4- Feedback AC pinos 23 e 24 informe as tensões com e sem o carregador conectado

5- Feedback bateria pinos 21 e 22 informe as tensões com e sem carregador e bateria

6- Pino 1 habilitação para carregar

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Kikeitu disse:

E amigo tranquilo? Vamo lá... o CI de Charger do seu notebook é esse chip ISL6253, vamos iniciar a analise nele:

4- Feedback AC pinos 23 e 24 informe as tensões com e sem o carregador conectado

5- Feedback bateria pinos 21 e 22 informe as tensões com e sem carregador e bateria

Obrigado pela presteza, mas não disponho das ferramentas necessárias para as medições e nem para a troca do chip.

Terei de levar em uma assistência técnica. Pelo menos a placa já está fora da carcaça.

De qualquer forma, depois eu postarei o resultado para ajudar aqueles que tiverem o mesmo problema.

Obrigado pela ajuda.

Abraço. cool.gif

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tranquilo.. Abraço

bom fds

Compartilhar este post

Link para o post
Em 11/08/2017 às 16:13, Kikeitu disse:

Consegui realizar as medições prendendo alfinetes nas pontas de prova com durex e, com o celular em um tripé, usando a câmera, com zoom, como lente aumento. Peguei o esquema do ISL6253hrz no link https://www.intersil.com/content/dam/Intersil/documents/isl6/isl6253.pdf :

A medição foi feita com a fonte de 20v ligada.

1- 20,6v.

2- Variando entre 2,3v e 2,4v.

3- Variando entre 1,7v e 1,8v.

4- 0,01v e 0,11v.

5- Ambos 0,64v.

6- Positivo no pino 1 e negativo no pino 10 GND, deu 0v.

A bateria noca está descarregada. A original está com 11,6v mas deu tudo 0v.

Observação: A bateria original não segurava o netbook ligado.

Abraço. cool.gif

Editado por robra

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais