Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
johnnypierre4

modem thompson st501 (speedtouch) não conecta pppoe - erro ppp

Recommended Posts

Boa tarde, prezados! 

Depois de vasculhar a internet, traduzir mensagens de fóruns russo e fazer alguns despachos sem sucesso, resolvi vir procurar ajuda no fórum mais porreta da rede br.

É o seguinte:

Me deparei com um modem antigo, um Thompson ST501. A queixa foi de que após um pique de energia ele não conectava mais. Ele estava inacessível, então dei reset e fiz as configurações normais pelo wizard dele mesmo. Ele não conecta com o PPPoE. Atualizei o firmeware dele para o mais recente e fiz a configuração novamente (usando os protocolos ADSL, ADSL2 e ADSL2+) pelo programa de configuração da Thompson. Não resolveu também.

Os procedimentos que eu já realizei:
Upgrade e Downgrade do firmware - não resolveu, mesmo problema

Usuários do provedor: testei vários, os padrões da Oi Velox (telefone@oi.com.br / oi@oi / internet@oi.com.br / velox@oi.com.br, etc, etc, etc), o problema persistiu

Tentei usar ele sem rotear, fazendo a conexão através de "Configurar nova conexão", PPPoE do Windows, ele também não conecta. No fim da configuração, na hora de conectar ele apresenta o ERRO 651. Removi a conexão, reiniciei a máquina, criei outra conexão PPPoE, reiniciei a placa de rede, dei ipconfig /release / renew /flushdns e netsh winsock reset e nada.

No modem existe uma funcionalidade de testar a conexão PPPoE, no resultado ele retornou ok para DSL, ATM, Ethernet e erro para PPP, conforme a imagem anexada.
Erro.thumb.png.e918ed47f7d03f060b653ad480d1b20f.png

Alguém já se deparou com esse B.O.?

Agradeço antecipadamente a ajuda de vocês. Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Confira os valores de VPI e VCI, mas pelo erro ser no protocolo PPP, geralmente é um erro com a central. Por via de dúvidas, teste se com um outro modem o problema persiste.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde! Testei com outro modem e não autenticou. Descobri que se trata de um modem do programa chamado "Banda Larga nas Escolas". O modelo em questão não é mais homologado pela oi e eles não dão suporte. Me orientaram a comprar outro aparelho. Descobri que para funcionar, devo configurar no modem os itens:

IP Wan, Gateway, Máscara, DNS Primário, DNS Secundário e o número do INEP da escola.

No wizard eu consigo inserir apenas o IP Wan, o Gateway e o INEP.
Ele usa esse firmware: http://www.speedtouch.com.br/projetoescola.htm (que é próprio para o programa)

Pelo Wizard do modem ele não me dá essas configurações. Agora precisava que alguém, que tem experiência, me ajudasse a localizar essas configurações dentro do modem. Pela interface eu até achei, mas fiquei confuso. Vou postar prints. Obrigado!!
Indo em interfaces, local network, chego nessa tela:
5988c55303740_1-ethernet.thumb.png.12c167f95b8d481fc717f8b37e355269.png
Clicando em adicionar (em baixo, nos POOLS DHCP), vou para essa tela:

5988c54fb4ae8_1-incluir.thumb.png.887e5291e11dab31c5641ee2f6e6e0d3.png
As opções de interface são Local Network, Loop ou IPoE

Acredito que devo configurar como IPoE, mas não sei o que colocar nos seguintes campos:

Iniciar endereço:

Finalizar endereço:

Máscara de sub-rede:

Servidor:

WINS primário:

WINS secundário:

Tem as configurações de rede local também:
5988c55303740_1-ethernet.thumb.png.12c167f95b8d481fc717f8b37e355269.png

Uma luz por favor!!

adicionado 1 minuto depois

Eu tenho todos os dados em mãos, o IP WAN, Gateway, Máscara, DNS 1 e 2 e o INEP. Só me falta conseguir configurar no danado.

1 - incluir rede local.png

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde.

Conforme você mesmo cita, você testou com outro modem e o problema também persistiu. E conforme eu cito acima, por ser um erro no protocolo PPP, geralmente é um erro com a central.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema foi solucionado da seguinte forma:

O Modem da Thompson foi descartado, mesmo antes homologado, hoje a oi não oferece suporte para ele. O acesso gráfico do modem é muito limitado, e mesmo usando telnet não conseguimos configurar o danado.

Um modem da Dlink DSL 2500e foi colocado no lugar e configurado manualmente. (O firmware da operadora foi substituído pelo firmware limpo e atualizado). Deixo em anexo o tutorial (Apresentação1.pdf) de configuração do modem para o programa banda larga nas escolas. Acredito que esse tutorial possa ajudar a configurar outros modelos que não são homologados/possuem firmware do MEC. 

Grade abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais