Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 3 1200 ou I5 3570?


Posts recomendados

Olá, pessoas! Procuro ser bem direto: estava pensando em montar um PC de entrada para jogos no competitivo (jogos como Rainbow Six Siege, Battlefield 3/4 e afins... Quem entende do assunto sabe que não procuro o máximo de qualidade gráfica, e sim fluência). Eis a minha config atual:

  • CPU: Celeron G1610;
  • GPU: GT 710 2GB DDR3;
  • MOBO: ECS H61H2-MV;
  • PSU: Corsair CX 430W;
  • RAM: Kingston HyperX FURY 4GB 1600Mhz DDR3 CL10;
  • Resolução: 1366x768p

Já testei essa placa de vídeo com um I5, e os jogos rodaram fluentemente... Porém, com o meu processador não é esse o caso (já que ele fica saltando o uso, o que fica variando o meu FPS). Gostaria de saber se é melhor eu comprar um Ryzen 3 1200 + B350M (faixa média nos R$1000,00 ou comprar um I5 3570 (achei ele a um custo de R$288,90)

(orçamento: R$1000,00 a placa-mãe + processador... Memória RAM DDR 4 irei conferir dps). Agradeço caso haja opiniões. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde mestre.

 

Posso te garantir que o Ryzen 3 1200 se sairá melhor, e a principio possui um valor mais em conta, visto que o desempenho seria basicamente o mesmo, e voce teria suporte para expandir as velocidades das Memorias ate  2667Mhz em dois canais.
fora que na minha opinião, e usuario de AMD a um bom tempo, visto que a nov plataforma Ryzen  são CPU's desbloqueados, ou seja, se sua config ( placa-mãe, resfriamento) forem bons, ele atinge picos mais altos de velocidade, sendo a basica 3.1Ghz.

São 4 núcleos e 4 threads, e estes 4 threads são gerenciados pela arquitetura ZEN , que gerencia melhor os núcleos, te dando mais desempenho a um consumo medio de 65W.

O CoolerBox dele também é de qualidade e proporciona temperaturas boas pra o Ryzen 3.

Eu particularmente, iria de AMD sem duvida, tanto que já uso AMD a um tempo, tenho excelentes experiencias com os Ryzen, sendo o 5 e 7, o 3 ainda não tive uma experiencia solida, mas como a plataforma é a mesma, teoricamente, entrega mais desempenho.
Possuo um Ryzen 7 1700 e digo de imediato que ele trabalha de uma maneira inusitada.
Você pode analisar mais detalhes aqui.


http://adrenaline.uol.com.br/2017/07/27/50860/analise-processador-amd-ryzen-3-1200/

 

Qualquer duvida, estou a disposição.
Analise com atenção, e boa compra XD

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Felipe do Couto Lopes disse:

Qualquer duvida, estou a disposição.

Mesmo com este preço averiguado no momento? Afinal, por enquanto, o I5 3570 está na metade do preço. Além disso, não precisaria trocar toda a plataforma. Compensaria comprar agora ou esperar mais um pouco até reduzir o preço? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Felipe do Couto Lopes disse:

Posso te garantir que o Ryzen 3 1200 se saira melhor, conforme validado por este site renomado.

http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-3570K-vs-AMD-Ryzen-3-1200/1316vs3931

Renomado...

Conan-rofl.gif

 

Não tem um único benchmark de jogos nesse site. Pode servir para outras coisas, mas para o OP, é inútil.

 

 

@Ian RossiVocê tem dois problemas: placa de vídeo ruim e processador ruim. Qualquer um dos dois vai te limitar muito no upgrade.

 

Se eu fosse você, eu pegava um kit Pentium G4560, mobo H110 (com BIOS atualizada, você compra na Pichau) e 8GB ddr4. Isso aí é um kit de 850R$. Uma vez comprado, venda as peças antigas, incluindo a placa de vídeo, que é igual/pior que a GPU integrada do Pentium. E uma vez feito isso, você vai poder comprar uma placa de vídeo nova, digamos uma Rx460 ou quem sabe uma Gtx 1050. A partir desse ponto, é juntar grana para um upgrade, pegando um i7 6700 / 7700.

 

Outra opção é investir mais e pegar um kit Ryzen 1400, só que isso vai dar na casa dos 1500 (lembre da RAM). E mesmo assim, a placa de vídeo vai continuar sendo muito ruim, você só vai ver benefício quando pegar uma placa do calibre da Gtx 1060... aliás, minto, nem isso não vai ser bom, pois aí vai ser o seu monitor que vai te limitar.

 

Por fim, você pode comprar um i7 de terceira geração, mas aí é investir em plataforma velha, eu não recomendo.

 

 

De qualquer forma, abandone a ideia de um Ryzen 3, esses processadores não fazem o menor sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Imakuni disse:

um kit Pentium G4560, mobo H110 (com BIOS atualizada, você compra na Pichau) e 8GB ddr4. Isso aí é um kit de 850R$. Uma vez comprado, venda as peças antigas, incluindo a placa de vídeo, que é igual/pior que a GPU integrada do Pentium. E uma vez feito isso, você vai poder comprar uma placa de vídeo nova, digamos uma Rx460 ou quem sabe uma Gtx 1050. A partir desse ponto, é juntar grana para um upgrade, pegando um i7 6700 / 7700.

Acho que vou nesta opção... Será que uma RX 470/570 4GB ou RX 480/580 4GB também serviriam bem sem gargalo excessivo em nenhum dos dois campos? (pro processador ou pro monitor...). Por mais que sejam para Full HD, seriam bem duráveis para 768p.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Ian Rossi disse:

Mesmo com este preço averiguado no momento? Afinal, por enquanto, o I5 3570 está na metade do preço. Além disso, não precisaria trocar toda a plataforma. Compensaria comprar agora ou esperar mais um pouco até reduzir o preço? 

Precisaria trocar toda plataforma sim, e isso dificulta, mas você terá base para o ryzen 5 ou 7 futuramente, ai estamos falando em upgrade, mas se for de imediato, pegue um Pentium G4600, que não esta caro e você tem a plataforma.
Eu faria isso, mas sempre vão haver convergências ao pessoal que ou não teve uma boa experiencia com os Ryzen, (devido a vários fatores como comparações sem fundo ou com base errada), enfim.
Depende de quanto você pretende gastar.

Comparações futuras entre Ryzen 7 e "Core i7 7700 ou 6700" são um outro assunto, alem de existirem dezenas de videos no youtube mostrando essas comparações.
Mas voltando ao seu tópico, Novamente, depende de quanto você quer gastar, e se ira utilizar esta plataforma para futuros upgrades.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ian Rossi disse:

Acho que vou nesta opção... Será que uma RX 470/570 4GB ou RX 480/580 4GB também serviriam bem sem gargalo excessivo em nenhum dos dois campos? (pro processador ou pro monitor...). Por mais que sejam para Full HD, seriam bem duráveis para 768p.

É desperdício comprar uma placa dessas para o seu monitor, ainda mais considerando o preço abusivo das GPUs de hoje em dia. A não ser que você já tenha planos para trocar o monitor de qualquer maneira, eu não aconselho colocar uma placa dessas.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Felipe do Couto Lopes disse:

pegue um Pentium G4600, que não esta caro e você tem a plataforma.

Minha plataforma é de terceira geração '-'.

 

1 minuto atrás, Felipe do Couto Lopes disse:

depende de quanto você quer gastar, e se ira utilizar esta plataforma para futuros upgrades.

Já botei o orçamento logo acima... Mas dá pra extrapolar até 300 reais. Seria interessante uma boa base de entrada e pronta para futuros upgrades. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

 

Sobre a referencia do site, A plataforma ZEN possui maior estrutura para suporte Direct X 12 e Vulkan que são api's que utilizam sistemas Multithreads, vale lembrar que o site informado mostra isso.
o I5 é um processador bom, mas é uma tecnologia de 2012 até onde sei, onde as API's trabalhavam de maneiras não tão diferentes, mas que fazem diferença.
Acho que devemos levar tudo em conta.
mas enfim....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Ian Rossi disse:

Minha plataforma é de terceira geração '-'.

 

Já botei o orçamento logo acima... Mas dá pra extrapolar até 300 reais. Seria interessante uma boa base de entrada e pronta para futuros upgrades. 

O ryzen 3 1200 esta  por R$ 489,00 Na kabum, e uma placa boa para AM4 como a ASUS mATX PRIME B350M, que já possui o chipset B350 que te facilita o Overclock, mesmo que seja automatico, Custa  também R$ 489,00.
Memoria, tem a HyperX FURY 8GB 2133Mhz DDR4 CL14 a R$350,00.
Fecha seu orçamento, e ficaria um Setup muito bom.

A placa de vídeo, As opções do colega @Imakuni são otimas.

adicionado 4 minutos depois
5 minutos atrás, Ian Rossi disse:

Então a RX 460 2/4GB, GTX 1050 ou GTX 1050Ti já bastam para minha resolução sem deixar de ser durável a longo prazo? 

Nesse caso a GTX 1050 é melhor, por  tem maior Clock de memoria e menor consumo de energia, ela é mais durável para a sua necessidade, mas todas bastam para sua resolução.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Felipe do Couto Lopes disse:

Sobre a referencia do site, A plataforma ZEN possui maior estrutura para suporte Direct X 12 e Vulkan que são api's que utilizam sistemas Multithreads, vale lembrar que o site informado mostra isso.

Nem. Não existe isso; a única coisa que os Ryzen possuem é uma quantidade superior de núcleos. Só. Não tem nenhuma mágica que torne um Ryzen mais adequado a DX12/Vulcan. Além disso, esses núcleos extras só são úteis se o desenvolvedor se der ao trabalho de utilizar os recursos da API, e isso ainda assume que se use uma dessas novas APIs para começo de conversa! E mesmo usando, o G4560 também tem 4 threads, ele também vai se beneficiar com essas otimizações.

 

Volto a dizer, Ryzen 3 não faz sentido. Ou você vai no Pentium G4560 (desempenho igual, mas custando bem menos) ou direto num Ryzen 5 (desempenho muito superior, mas custando bem mais). Infelizmente, não tem meio termo.

 

6 minutos atrás, Felipe do Couto Lopes disse:

o I5 é um processador bom, mas é uma tecnologia de 2012 até onde sei, onde as API's trabalhavam de maneiras não estão diferentes, mas que fazem diferença.

Concordo. São decentes, mas não faz sentido pegar i5 hoje em dia, pois temos Ryzen 5 à nossa disposição.

 

6 minutos atrás, Ian Rossi disse:

Então a RX 460 2/4GB, GTX 1050 ou GTX 1050Ti já bastam para minha resolução sem deixar de ser durável a longo prazo? 

Eu diria que sim.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Imakuni disse:

Nem. Não existe isso; a única coisa que os Ryzen possuem é uma quantidade superior de núcleos. Só. Não tem nenhuma mágica que torne um Ryzen mais adequado a DX12/Vulcan. Além disso, esses núcleos extras só são úteis se o desenvolvedor se der ao trabalho de utilizar os recursos da API, e isso ainda assume que se use uma dessas novas APIs para começo de conversa! E mesmo usando, o G4560 também tem 4 threads, ele também vai se beneficiar com essas otimizações.

 

Volto a dizer, Ryzen 3 não faz sentido. Ou você vai no Pentium G4560 (desempenho igual, mas custando bem menos) ou direto num Ryzen 5 (desempenho muito superior, mas custando bem mais). Infelizmente, não tem meio termo.

Concordo com você que o Ryzen 3 não é tão eficiente, mas te da base para um upgrade, visto que todas MOBO's para AM4 possuem update de bios novo e maior capacidade de memoria, "em alguns casos".
Realmente não existe o caso de existir algo mais adecuado a DX12/Vulkan, mas o que falo é baseado em muita coisa que ja vi, Como esses detalhes do Link:
http://www.hardware.com.br/artigos/sense-mi-conjunto-de-tecnologias-presentes-nos-processadores-amd-Ryzen-que-voce-deve-conhecer/

 

O fato de ser desbloqueado, etc...

Mas sim, não tem bem um meio termo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Felipe do Couto Lopes disse:

Fecha seu orçamento, e ficaria um Setup muito bom.

 

13 minutos atrás, Imakuni disse:

vai no Pentium G4560

 

Agradeço a atenção de ambos. Vou ver se este Ryzen 3 1200 diminui o preço ou consigo um orçamento maior... Caso nenhuma das situações aconteça, acho que vou no kit do @Imakuni .  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ian Rossi disse:

Agradeço a atenção de ambos. Vou ver se este Ryzen 3 1200 diminui o preço ou consigo um orçamento maior... Caso nenhuma das situações aconteça, acho que vou no kit do @Imakuni .  

Boa sorte com isso, vai ter que baixar para menos de 350 R$ para valer a pena. Te desejo toda sorte possível, você vai precisar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ian Rossi disse:

 

 

Agradeço a atenção de ambos. Vou ver se este Ryzen 3 1200 diminui o preço ou consigo um orçamento maior... Caso nenhuma das situações aconteça, acho que vou no kit do @Imakuni .  

Boa escolha, Acredito que baixe o preço, se não baixar o kit do @Imakuni é muito valido também.
Se consegui te ajudar já esta bom hehe.
Boa semana a Ambos \õ/;

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja acho que o R3 1200 vale a pena, eu preferia que estivesse a 430~460$, mas, lançamento, é osso :x

 

Com um OC chega bem perto de um i5-7400

 

 

Ja o 1300X é só uma versão com OC dele :x

 

Tem mais o peso do socket, AM4 tem mais opções de upgrade e para multitarefa da mesma forma que seus irmãos mais velhos, são os melhores da sua faixa de preço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...