Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto com LM3914


Beu777

Posts recomendados

Pessoal, tenho um projeto a fazer e acho que o melhor jeito seria usando o CI LM3914, mas tenho algumas dúvidas no seu uso.

O projeto seria o seguinte: vou girar o rotor de um dínamo gerando até uma certa tensão, e quero que o nível da tensão gerada seja representada em um bargraph de LEDs. O CI mencionado permite fazer isso mas estou com dificuldades de entender a função de cada pino (sim, ja consultei o datasheet além de diversos tutoriais em pt-br, espanhol e inglês) mas não consigo entender porque sou iniciante em eletrônica e preciso que alguém me explique de uma forma menos técnica o possível. Não entendo os pinos 4, 5, 6, 7 e 8. Outra dúvida que tenho é de como adaptar o circuito ao meu projeto, porque vi voltímetros que funcionam em bargraph, mas no meu caso a alimentação não é constante (vai variar conforme a rotação do dínamo). Abaixo tem alguns links que consultei mas que não entendi, então se alguém puder traduzir pra língua dos leigos, eu agradeço. (Desculpem a ignorância no assunto)

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/748-conheca-o-lm3914-art087

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm3914.pdf

http://www.kitelectronica.com/2016/02/tutorial-ic-lm3914-lm3915.html

(pinos)

image.png.f0c3785c05f9282c87cd6d53488c4136.png

(funcionamento interno)

image.thumb.png.06f689c44f9cb64fdc1cabec4f05d792.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não usei ele mas pelo que parece (Me corrijam se eu entendi errado ;~;)

 

Os pinos 6, 7 e 8 são pra controle de tensão referencia para quando cada porta irá ligar...

 

O Pino 8 é quem dita a regra de quais leds acendar... Se você informar 5v nele, quando o Pino 5 atingir 5v, todos os leds irão acender.

O Exemplo que vou dar aqui, é de outro site... http://www.kitelectronica.com/2016/02/tutorial-ic-lm3914-lm3915.html

 

LM3914-21.GIF