Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento


Posts recomendados

Bom dia, tranquilo galera? 

Para quem tem conhecimento no assunto... 

 A uns tempos atras vi um topico, em um forum, onde o individuo mora no terreo e fez o aterramento,  de uma tomada, utilizando a caixa metalica de uma lampada(Sim aquelas mais antigas) . Sendo assim ele ligou o fio terra na tomada, e fixou a outra ponta nessa caixa metalica.
Mesmo não sendo o procedimento correto, ha algum problema que pode ocorrer?

 

OBS: Já possuo aterramento adequado em minha residência, é apenas uma dúvida. 

 

Valeu 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Leegados disse:

Mesmo não sendo o procedimento correto, ha algum problema que pode ocorrer?

 

simplesmente tá fazendo nada.. qual é o aterramento que se pode ter ao colocar o terra numa peca metalica fixada na parede?

 

pra fazer uma porcaria dessas é melhor deixar sem o aterramento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi esse tópico e fiquei intrigado, pois nunca tinha visto algo parecido. Tem alguns dias que vi isso(O nome do fórum começa com HT, se não me engano) , mas hoje fui da uma olhada olhada na haste do terra, acabei lembrando e resolvi postar aqui . Pelo que lembro, no mesmo fórum, disseram que era uma uma alternativa viável e eficaz mas que não era o procedimento ideal( Não foi exatamente com essas palavras, mas era praticamente isso). 

Perguntei a um "eletricista"(Não sei se é formado na área, mas mexe com isso) e o mesmo disse que se a caixa de metal estiver fixada na parte interna da parede, teto no caso,  o procedimento é funcional, levando em consideração que não deve exceder ou ficar muito inferior a tensão elétrica da residência, sendo assim fazendo necessário o uso do multímetro para medição. 

 

Mesmo com essas afirmações, ainda fico com bastante dúvida, visto que o projeto recomendado, o qual utilizo, são com 3 barras. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/08/2017 às 12:49, Leegados disse:

Vi esse tópico e fiquei intrigado, pois nunca tinha visto algo parecido. Tem alguns dias que vi isso(O nome do fórum começa com HT, se não me engano) , mas hoje fui da uma olhada olhada na haste do terra, acabei lembrando e resolvi postar aqui . Pelo que lembro, no mesmo fórum, disseram que era uma uma alternativa viável e eficaz mas que não era o procedimento ideal( Não foi exatamente com essas palavras, mas era praticamente isso). 

Perguntei a um "eletricista"(Não sei se é formado na área, mas mexe com isso) e o mesmo disse que se a caixa de metal estiver fixada na parte interna da parede, teto no caso,  o procedimento é funcional, levando em consideração que não deve exceder ou ficar muito inferior a tensão elétrica da residência, sendo assim fazendo necessário o uso do multímetro para medição. 

 

Isso é abobrinha, existe muito chutador na internet. O que acontece é que a parede é apoiada no solo e tem um certo percentual de umidade que absorve do solo e do ar. Com isso pode ter alguma condutividade, suficiente para eliminar a 'sensação de choque' que eletrodomésticos podem apresentar na carcaça metálica. Mas é uma condição imprevisível, que não protege e não substitui de forma alguma um sistema de aterramento que deve apresentar, por norma, resistência de 10 ohms ou menos. E o pior é que incautos podem fazer essa ligação e pensar que possuem um aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...