Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação de componentes em mesma chave


Aiyan

Posts recomendados

Boa noite pessoal, sempre tirei dúvidas no Clube do Hardware porém essa é minha primeira vez fazendo um tópico, então caso esteja em área errada gostaria de ser informado c:

 

Então, estou com uma certa dúvida de ligação de uns componentes aqui, vou deixar claro que sou beeeem superficial com conhecimento de eletrônica, nunca fui a fundo. É o seguinte:

Tenho um motorzinho igual esse da imagem:

image.png.88a6ba882d372513f593b2ac004ae7b8.png

 

Uma chave gangorra de dois terminais como essa:

image.png.8b10dd49320a0b4075fbe72c6eb7f5c2.png

 

E... uma mini caixinha de som usb que perdi a bateria, desse modelo:

image.png.fd7fa122a37eed6e69593ee89fad635f.png

 

A dúvida nisso tudo é: eu queria ligar os componentes da caixinha, no caso painel superior e toda a placa dela junto com o motorzinho, utilizando apenas a chave gangorra, de uma maneira que ao ligar a chave já ligasse a caixinha de som e o motorzinho, porém a caixinha utiliza uma bateria parecida com bateria de celular e a placa dela tem a própria chave de on/off como pode ser visto na imagem ao lado da anteninha. Existe alguma maneira fácil de se ligar o motorzinho e a caixinha com a chave utilizando apenas uma fonte de energia, de preferência baterias?

 

Agradeço desde já futuras ajudas!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Aiyan disse:

Existe alguma maneira fácil de se ligar o motorzinho e a caixinha com a chave utilizando apenas uma fonte de energia, de preferência baterias?

 

Sim, existe. Mas suponho que o motorzinho vai causar interferência na caixinha, zumbidos, chiadeira e por aí vai.

Se quiser tentar olha aí como faz, lembrando que o radio, a bateria e o motor devem ter a mesma tensão senão não funciona ligar tudo junto.

imagem.JPG.1d40046490fa9d7d93f134f4c3efb0ac.JPG

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim, existe. Mas suponho que o motorzinho vai causar interferência na caixinha, zumbidos, chiadeira e por aí vai.

Se quiser tentar olha aí como faz, lembrando que o radio, a bateria e o motor devem ter a mesma tensão senão não funciona ligar tudo junto.

imagem.JPG.1d40046490fa9d7d93f134f4c3efb0ac.JPG

 

 

 

Na sua ligação um terminal da chave está no positivo da bateria (vermelho) e o negativo (preto) da bateria vai pra caixa, então aquele azul que sai da caixa é o que? Ou não tem nada a ver? 

No caso na caixa eu devo colocar o fio preto e azul, mas não tem nada a ver em qual polo da caixa vai cada um?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Aiyan disse:

então aquele azul que sai da caixa é o que?

Esse fio azul se chama retorno. É o positivo da caixa e do motor também.

21 minutos atrás, Aiyan disse:

No caso na caixa eu devo colocar o fio preto e azul, mas não tem nada a ver em qual polo da caixa vai cada um?

Claro que tem, se ligar ao contrário queima a caixinha. O importante é o negativo da caixinha ser ligado no negativo da bateria, o positivo da caixinha vai na chave.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mestre88 disse:

Esse fio azul se chama retorno. É o positivo da caixa e do motor também.

Claro que tem, se ligar ao contrário queima a caixinha. O importante é o negativo da caixinha ser ligado no negativo da bateria, o positivo da caixinha vai na chave.

 

Aaaaa pois sim, agora consegui entender a função pra valer da chave gangorra, tava meio confuso comigo mesmo, sua ilustração ficou perfeita. Obrigado pra valer c:

Só tenho mais uma dúvida: existe uma maneira de saber qual é a tensão da caixinha e do motorzinho? E ocorre alguma consequência se utilizar bateria de tensão diferente ou simplesmente não liga? E se eu utilizar um redutor de tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Aiyan disse:

Só tenho mais uma dúvida: existe uma maneira de saber qual é a tensão da caixinha e do motorzinho? E ocorre alguma consequência se utilizar bateria de tensão diferente ou simplesmente não liga?

 

Você diz que a caixinha era alimentada por uma bateria parecida com a de celular, provavelmente é mesmo. Muitas caixinhas dessas usa a bateria Nokia BL5C, ela é muito fácil achar. Essa bateria tem tensão de 3,7V igual a da maioria dos celulares, então você pode arranjar uma bateria dessas e vai alimentar a caixinha sem problemas.

O motor é mais difícil saber, talvez ajude se você dizer de onde o tirou. Mas com um chute posso dizer que bateria de celular não vai estragar nada.

Respondendo a segunda pergunta: Baterias e aparelhos elétricos devem ter a mesma tensão, se a bateria for a mais queima e se for a menos não funciona.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Mestre88 disse:

 

Você diz que a caixinha era alimentada por uma bateria parecida com a de celular, provavelmente é mesmo. Muitas caixinhas dessas usa a bateria Nokia BL5C, ela é muito fácil achar. Essa bateria tem tensão de 3,7V igual a da maioria dos celulares, então você pode arranjar uma bateria dessas e vai alimentar a caixinha sem problemas.

O motor é mais difícil saber, talvez ajude se você dizer de onde o tirou. Mas com um chute posso dizer que bateria de celular não vai estragar nada.

Respondendo a segunda pergunta: Baterias e aparelhos elétricos devem ter a mesma tensão, se a bateria for a mais queima e se for a menos não funciona.

 

Bem... o motorzinho foi tirado de algo que provavelmente você já viu andando pelo centro da cidade mas não deve se lembrar, e acho difícil usar como referência, foi de um daqueles cachorros/gatos que andam e emitem seu som que vendedores de rua negociam, como estes:

image.png.4b6950e20b6f68920bcf61925b7f4379.pngimage.png.499c750a45661b62c79ef725a0784699.png

 

E entendi sobre a bateria, vou ver se encontro uma dessa, mas ainda sobre a caixa e a ligação... surgiu outra dúvida

fui abrir a caixinha pra tirar a chave dela e instalar a nova e fiquei confuso sobre como instalar, veja bem a placa dela:

image.png.f220d2183ec20584ddd73ed7f1cec27e.pngimage.png.3b164e3a6778302bb4507fd4f87b701d.png 

 

Essas são as partes da frente ao lado direito, e a parte de trás ao lado esquerdo, dentro da área vermelha está a chave na parte de trás, todas aquelas soldas são da chave, então como eu faria pra ligar uma chave gangorra de 2 terminais nisso tudo, sabe me responder?

adicionado 3 minutos depois

Oh-oh, acabei de ver novamente seu desenho lá de cima e acho que não seria usada essa parte da chave da caixinha, certo?
Eu deveria ligar diretamente nos fios que levavam à bateria da caixinha, no caso um fio no motorzinho e o outro na bateria creio eu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu nem sabia que ainda existiam esses cachorrinhos. Me deram um desses quando eu era criança, eles funcionam com duas pilhas comuns, então é 3V. Não vai da problema ligar em 3,7V.

 

Não mexa na chave original da caixa, apenas deixa ela sempre ligada e use a chave nova. Apenas siga o meu desenho.

 

Pra que serve o motor?

Ainda acho que ele vai atrapalhar a caixinha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Mestre88 disse:

Pra que serve o motor?

Ainda acho que ele vai atrapalhar a caixinha.

 

Pois é, quando vou ao centro tem milhões desses, tinha um super velho em casa e eu achei o motor dentro dele hehe, mas beleza, 3,7V então.

 

E exatamente, deixei ela no ligado e testei com a outra chave seguindo seu desenho que eu havia me confundido de novo por falta de atenção minha e funcionou perfeitamente a parte da caixinha.

 

O motor bem... eu estou com um mini projeto bem nonsense e ele iria servir pra fazer um pequeno ventiladorzinho (?)

algo que faça ar está ótimo, mas por que acha que vai atrapalhar na caixinha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Aiyan disse:

mas por que acha que vai atrapalhar na caixinha?

Porque motores e amplificadores não são uma boa combinação.

Aparelhos de som são muito sensíveis a interferências e isso esses motorzinho fazem de sobra. Ainda me lembro de quando ficava ligando eles próximo das TVs pra fazer a imagem chuviscar. Hoje com as TVs digitais isso se tornou impossível. 

Faça um teste, se não der certo use duas baterias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Mestre88 disse:

Faça um teste, se não der certo use duas baterias.

Acabei de fazer um teste e apenas a caixinha funcionou, fiz exatamente igual seu desenho e o motorzinho nem liga, tem algo de errado? Porque segui estritamente o desenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Mestre88 disse:

Testa ele separado pra ver. Sem a caixa.

Testei sem a caixa. Aparentemente o motorzinho, por algum motivo, liga com o lado invertido da chave: no caso a caixa ligava quando a chave estava no O, e o motorzinho liga quando está em I

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mestre88 disse:

A caixa está ligada errada. Ela deve estar ligada junto com o motor e não antes da chave.

 

Está exatamente como no desenho: a caixa passando pelo motor até a chave pelo polo positivo.

Acabei de perceber que meu motor tem um negocinho em cima que não sei o que é, está escrito 104:

image.png.a5bbb1aad877aa43bda31e7330e4f026.png

 

Será se esse negócio poderia implicar em algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Aiyan disse:

Acabei de perceber que meu motor tem um negocinho em cima que não sei o que é, está escrito 104:

 

É um capacitor cerâmico de 100nF.

2 minutos atrás, Aiyan disse:

Será se esse negócio poderia implicar em algo?

Ao contrário, está aí para ajudar. Isso faz reduzir as interferências.

 

3 minutos atrás, Aiyan disse:

Está exatamente como no desenho: a caixa passando pelo motor até a chave pelo polo positivo.

 

Então está errado a caixa não pode passar pelo motor, deve estar paralela ao motor.

Tira uma foto da ligação toda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Mestre88 disse:

Ao contrário, está aí para ajudar. Isso faz reduzir as interferências.

 

Ah entendo, então se tudo funcionar ele pode reduzir as interferências na caixa causadas pelo motor?

 

11 minutos atrás, Mestre88 disse:

Tira uma foto da ligação toda.

Então, eu acabei de ver comigo e também tinha uma coisa errada e eu me dando certeza de que estava certo, falta de atenção a minha novamente aiai viu.

Mas para a nova ligação e a foto, seria possível eu fazer tudo e enviar amanhã? Eu fiz uma coisa bem improvisada pra ir testando e usei uns fios que fui encontrando aqui, aí amanhã eu poderia fazer uma ligação bem bolada e perfeita, no momento tenho outras coisas que preciso fazer e ir dormir porque estou caindo já de sono.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Mestre88 disse:

Tira uma foto da ligação toda.

 

Olá novamente, cá estou.

Então, refiz toda a ligação de um jeito improvisado e agora sim ficou exatamente igual ao teu desenho sem por nem tirar, todos os fios e polos estão corretos agora, provavelmente minha ligação é uma coisa de amador absurda então não me julgue :P, qualquer erro diga para que eu saiba.

 

Vou enviar a foto em link porque ficou enorme a resolução pra ver melhor e aqui não caberia, segue abaixo feito upload no Lightshot:

 

Ligação pronta 

*obs.: estou usando duas pilhas de 1,5V com uma ligação bem ***** porque não consegui a bateria no momento e ainda não comprei um suporte de duas pilhas pra substituir essa "ligação"

https://www.virustotal.com/latest-scan/https://prnt.sc/g80tpf

(análise do link caso suspeite de algo)

 

Funcionou como eu queria, ao ligar a chave, o motorzinho e a caixinha ligam, porém agora o problema é outro: o motorzinho liga e permanece ligado, já a caixinha aparece no visor dela as duas mensagens que apareciam quando eu ligava ela, "Lod", e em seguida "nod", porém após essa última era suposto aparecer a faixa caso estivesse usando pendrive, ou a estação caso em F.M, mas aparece só "Off" e o visor desliga, MAS o botão de led que acende uma luzinha funciona, e uma outra luz que fica piscando em RGB quando a caixinha estava ligada, ou seja, ela liga e desliga mas fica funcionando (?).

 

E agora, que passa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Mestre88 disse:

Coloca 3 pilhas, duas fica muito fraco. 

 

 

Olha só, funcionou perfeitamente, que belezinha.

Liga o motorzinho e o resto das coisas certinho, ótimo.

 

Agora por último só mais umas dúvidas que acho que termina por aqui daí, não queira me matar :c

 

Na placa da caixa tem uma luzinha que é conectada com ferrinhos iguais esses:

 

image.png.72dea0c4fee971114118d5973e93b24b.png

 

Eu queria estender um pouco pra colocar a luz em um outro canto do meu projeto, se eu desconectar esses ferrinhos da placa e soldar fiozinhos aonde ele é soldado atualmente, depois conectar os fios nesses ferrinhos, a luz vai ligar? ou existe outra maneira de se fazer isso?

 

E a outra dúvida... espero que não seja muito complicado, mas se não houver como fazer isso tudo bem: 

é possível fazer uma ligação para que eu consiga ligar o motor e a caixa ao mesmo tempo, mas caso eu queira desligar o motor  após tanto tempo desligá-lo sem desligar a caixa, mantendo a mesma funcionando? No caso ligar os dois com um interruptor só, o atual daquela foto lá em cima, mas ser possível desligar só o motor em determinado momento, usando outro interruptor pra isso ou sei lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a primeira pergunta: sim, pode colocar fios e ligar o Led aonde quiser. Ele tem lado certo pra ligar, tipo se inverter os fios não acende.

Ou também se quiser algo mais desafiador pode ligar outro Led na chave que você colocou use um resistor de 100R em serie. 

 

A segunda pergunta penso que pode resolver sozinho, pensa um pouco aí em como colocar outro interruptor pra interromper a ligação do motor e manter o rádio funcionando. 

Mas uma coisa, esse tipo de pilha não é muito bom pra ligar essas coisas, acaba rapidinho. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sobre a primeira pergunta: sim, pode colocar fios e ligar o Led aonde quiser. Ele tem lado certo pra ligar, tipo se inverter os fios não acende.

Ou também se quiser algo mais desafiador pode ligar outro Led na chave que você colocou use um resistor de 100R em serie. 

 

A segunda pergunta penso que pode resolver sozinho, pensa um pouco aí em como colocar outro interruptor pra interromper a ligação do motor e manter o rádio funcionando. 

Mas uma coisa, esse tipo de pilha não é muito bom pra ligar essas coisas, acaba rapidinho. 

 

Beleza, compreendi tudo que queria saber.

Você me ajudou de um jeito absurdo cara, não faz ideia

Obrigado pra valer c:

Agora irei terminar meu projeto!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...