Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Máquina seladora de sacolés/chup chup/geladinho


Visitante

Posts recomendados

Estou precisando montar uma maquina seladora como esta aqui abaixo, até pensei em comprar essa aí do vídeo, mas como eu tenho todos os recursos para montar uma, incluindo equipamento de serralheria, não vejo vantagem em pagar 2000 Reais nisso, e mesmo se eu não tivesse,ainda acharia caro esse valor, já que a única coisa que encarecesse esse equipamento a esse ponto é a baixa concorrência e a alta demanda. A minha dúvida é a seguinte: A parte eletrica de uma seladora é composta por um transformador que é ligado a um fio de Níquel Cromo (Nicromo) que é o mesmo material utilizado em resistência de chuveiro, sei disso por que tenho uma seladora em casa, só não é desse tipo aí. A questão é que a minha não esquenta o suficiente para selar esse tipo de coisa aí que tem líquido dentro. Preciso saber se vocês sabem de algum projeto dessa de sacolé ou se vocês poderiam me indicar qual fonte e qual fita de niquel cromo comprar http://lista.mercadolivre.com.br/fita-niquel-cromo#D[A:fita-niquel-cromo], ressaltando que o fio deve ser revestido com fita teflon como uma destas http://lista.mercadolivre.com.br/fita-teflon#D[A:fita-teflon]
que seja capaz de selar um saquinho cheio de água de forma eficiente (Sem deixar que a água vase) e é um saquinho duas vezes mais grosso do que esse tipo mostrado no vídeo. Fiz um teste na minha e observei que a tensão de saída é de 18 volts AC, a corrente oscila, mas parece-me que é de 0.5 amperes.

PS: Quase me esqueci de falar, a largura do fita de níquel cromo importa, e muito, pelo simples fato de que se for fino demais, acaba ocorrendo vazamento na selagem depois.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se procurar por máquina seladora caseira no youtube você acha exemplos brasileiros...

 

Na gringa é "impulse sealer"

No vídeo abaixo a cara desmontando uma do tipo "profissional", vendida comercialmente ... mostrando até o circuito interno através de desenho. Daí para você adaptar para seu caso só pesquisa...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O detalhe dele é que deve selar como uma fita e não como um fio.

Realmente, como fio pode ocorrer o vazamento.

18Vca e 0,5A é muito pouca potência (9W). Vai ter que esperar muito tempo (minutos?). Tem que ser algo como uns 250W. Com esta potência e selando no formato de fio, leva uns 2 segundos. 

Para um projeto, você deve considerar o seguinte.

Comprimento da parte que aquece. Tipo uns 30 Cm.

Potência aplicada na fita. Cerca de 250W.

Tensão da rede: 127Vca

Resistência da fita: RF = (127 * 127) / 250 = 65 Ohms (aprox.)

Cálculo do comprimento da fita:

Resistência por metro: Rm = 65 / 0,30 = 217 ohms/m.

O Cálculo é mais ou menos esse. Fiz rapidamente, então pode haver algum erro, portanto tem que ser conferido...

Andei vendo a resistência por metro dessas fitas. A notícia não é boa. Para se conseguir 65 ohms, com uma fita, ela tem que ser estreita e fina demais. Não encontrei nenhuma que se adapte ao caso. Mas pode-se colocar um circuito com tiristor. Assim, além de conduzir apenas em um sentido, o que faz cair a potência à metade, pode-se acionar por uma parte de semi-período da rede. Assim, pode-se usar a rede sem transformador e com uma fita com cerca de 1,5 mm de largura e 0,1mm de espessura.

A fita teflon vai durar mais se for introduzido um temporizador. Assim vai esquentar o suficiente sem queimar por sobre-aquecimento. 

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arrumar uma fita que seja larga e trabalhe com 127V não vai ter. 

127V nesse tipo de máquina é querer que o operador leve choque.

O que se usa é um transformador cuja saida de tensão seja a calculada para o circuito montado. Vai ter que mandar enrolar. Com sorte o valor calculado pode vir a ser próximo aos comerciais (12v, 15v, 18v, etc). 

O controle é feito  por triac + temporizador + microswich indicando o fechamento da seladora. 

Escolha a fita em função da largura necessária ao seu projeto, defina o comprimento de fita quente e a potencia que deseja aplicar. A potencia dessas máquinas comerciais já te dará uma noção do quanto é necessário. Divida a potencia da máquina pelos centímetros de boca que ela tem e terá a potencia necessária por centimetro de boca. 

Tendo esses dados em mão fica fácil desenhar o circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma seladora bem baratinha, alimentada com 127Vca e 73W. 

A resistência foi enrolada com um diâmetro de aprox. 2mm e pouco esticada para dar o comprimento desejado, cerca de 35cm. Ela fica dentro de um canal feito com serra na madeira de maçaranduba, quase chegando na superfície, onde se encontra a fita teflon.

Fiz o mais simples possível.

É bem difícil levar xoque elétrico com ela. Só tem um ponto onde o contato aparece (vide segunda e terceira foto à direita). Ele fica abaixo da face da madeira e pode ser isolado com fita isolante ou outra fita qualquer.

Seguem as fotos.

MOR_AL

Seladora_MOR_AL_c.jpg

Seladora_MOR_AL_d.jpg

Seladora_MOR_AL_a.jpg

Seladora_MOR_AL_b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alta tensão nunca. Isso deve operar com no máximo 30 volts de saída, e uma corrente que não seja alta, e que seja corrente alternada. Um detalhe é que não pode fazer a colagem SEM a fita Teflon, porque se fizer, o plástico queima e como o negócio queima, ele acaba estragando o líquido do produto.
Agora essa aí do vídeo o cara fala numa parte onde ocorre um vazamento ou outro às vezes. Vazamentos são inadmissíveis porque eu tenho uma reputação a zelar com meus clientes, imagine se um começa a falar com o outro que as coisas estão vazando.

adicionado 2 minutos depois
Em 14/08/2017 às 12:27, MOR disse:

O detalhe dele é que deve selar como uma fita e não como um fio.

Realmente, como fio pode ocorrer o vazamento.

18Vca e 0,5A é muito pouca potência (9W). Vai ter que esperar muito tempo (minutos?). Tem que ser algo como uns 250W. Com esta potência e selando no formato de fio, leva uns 2 segundos. 

Para um projeto, você deve considerar o seguinte.

Comprimento da parte que aquece. Tipo uns 30 Cm.

Potência aplicada na fita. Cerca de 250W.

Tensão da rede: 127Vca

Resistência da fita: RF = (127 * 127) / 250 = 65 Ohms (aprox.)

Cálculo do comprimento da fita:

Resistência por metro: Rm = 65 / 0,30 = 217 ohms/m.

O Cálculo é mais ou menos esse. Fiz rapidamente, então pode haver algum erro, portanto tem que ser conferido...

Andei vendo a resistência por metro dessas fitas. A notícia não é boa. Para se conseguir 65 ohms, com uma fita, ela tem que ser estreita e fina demais. Não encontrei nenhuma que se adapte ao caso. Mas pode-se colocar um circuito com tiristor. Assim, além de conduzir apenas em um sentido, o que faz cair a potência à metade, pode-se acionar por uma parte de semi-período da rede. Assim, pode-se usar a rede sem transformador e com uma fita com cerca de 1,5 mm de largura e 0,1mm de espessura.

A fita teflon vai durar mais se for introduzido um temporizador. Assim vai esquentar o suficiente sem queimar por sobre-aquecimento. 

 

MOR_AL

Como faço pra medir a corrente do transformador sem utilizar o método que utilizei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amperímetro XingLing, daqueles bem XingLing mesmo, mas que tenha escala de 15A,

Há cerca de um ano paguei R$ 15,00.

 

Quanto a baixa tensão AC e baixa corrente = Pouca potência! Não sei não. Pode demorar para fundir o plástico. Principalmente se necessitar fundir muitos sacolés em pouco tempo.

Essa minha seladora tem 73W e demora cerca de 5 segundos prensando o plástico fino, até fundir. Se for apenas para sacolés, aqueles plásticos com pequena largura (5cm aprox.), então você pode diminuir o tamanho da faixa seladora mantendo a potência. Então vai esquentar mais rápido.

Bom. Não sei mais como lhe auxiliar. Esperemos que mais alguém contribua, para que você obtenha o que deseja.

Boa sorte.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu modifiquei a minha e ela sela em 7 segundos, mas ocorre muito de vazar. Tem 18 volts de saída, a corrente eu creio que seja de 0.5

adicionado 26 minutos depois

Até quantos watts e amperes em corrente alternada pra aguentar sem tomar choque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O que dá choque é a tensão. Pouco importa a corrente ou potencia.

Em 15/08/2017 às 19:37, Sagara Sousuke disse:

Eu modifiquei a minha e ela sela em 7 segundos, mas ocorre muito de vazar. Tem 18 volts de saída, a corrente eu creio que seja de 0.5

Mantendo os mesmos 18V e usando uma fita mais larga ou, se usando a mesma, mais curta, vai ter mais potencia (a corrente vai aumentar). Combinado com um tempo um pouco mais curto talvez consiga selar com menos ocorrencias de vazamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...