Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com travamento/aquecimento/outros


Posts recomendados

Ola Pessoal,

 

a uma semana venho enfrentando um problema com meu PC, inicialmente ele tinha dado problema de super aquecimento segui alguns tópicos aqui, mudei algumas coisas na BIOS e voltou a funcionar normal, recentemente eu coloquei uma placa de video Asus 1060, passei a ter problemas de pequenos travamentos, qualquer jogo esta ruim de jogar, consigo até utilizar outras coisas mas no geral esta ruim.
O HD é novo, formatei a maquina, deixei o básico e somente um jogo para testar.

As configurações estão abaixo: 

este é um print do monitoramento da CPU - http://prntscr.com/g8gzms o que desanima é a temperatura, sendo que tenho costume de limpar pelo menos uma vez por ano a sujeira e troquei a pasta térmica não faz duas semanas.

 

Operating System
    Windows 8.1 Pro 64-bit
CPU
    Intel Core i7 4790 @ 3.60GHz    92 °C
    Tecnologia Haswell 22nm
RAM
    32.0GB Dual-Channel DDR3 @ 799 Mhz (11-13-13-31)
placa-mãe
    ASUSTeK COMPUTER INC. B85M-E/BR (SOCKET 1150)    28 °C
Gráficos
    T22C310 (1920x1080@60Hz)
    T22C310 (1920x1080@60Hz)
    2047MB NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB (ASUStek Computer Inc)    38 °C
Storage
    931GB Western Digital WDC WD10EZEX-00BN5A0 (SATA)    31 °C
Drives óticos
    Nenhum disco óptico detectado
Áudio
    NVIDIA Virtual Audio Device (Wave Extensible) (WDM)

Fonte: ZM500-GLX

 

PS rodei todos os testes de memória, todas rotinas de HD e sigo tentando achar o problema. 

Isso poderia ser a MB? sendo que o water cooler esta rodando normalmente.

Speccy:
Grafico: http://prntscr.com/g8h31y

RAM: http://prntscr.com/g8h37p

MB: http://prntscr.com/g8h3ej

HD: http://prntscr.com/g8h3ng
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Teco_Brazil está usando cooler box? Implastec?

 

Você precisa checar se o cooler está bem preso e que nenhuma presilha está quebrada. E se a pasta for implastec ou genérica, ou pasta "de ouro", "de prata", "silver", "diamond", o que geralmente indica produtos genéricos, você precisa colocar uma pasta melhor. 

 

Se puder, tire um print do HHmonitor depois de um tempo aparecendo o uso da CPU, a rotação dos fans, temperatura, core voltage, essas coisas. Esse Speccy é bem limitado e não é muito popular, então ele pode ter um suporte precário e apresentar bugs. Pode também comparar com o Real Temp, HWiNFO64 e AIDA64.

 

Qual é o seu gabinete? Dá para tirar uma foto do gabinete aberto?

adicionado 2 minutos depois

 

Ah, se as temperaturas estiverem certas, está bem perigoso isso aí. Não jogue nem faça nada com ele desse jeito. Não é bom passar de 80ºC, que já é uma temperatura bem ruim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola COntiusa primeiro obrigado pelo retorno.
Baixei o Hmonitor e anexei print do mesmo, também anexei duas imagem do PC, sendo que o gabinete é um GMC V1000 Phantom
A pasta que usei é uma da implastec Thermal SIlver 

então eu fui apertar os parafusos do cooler do processador e notei que eles estão tipo espanados não sei se isso tem a ver ou não se for este o caso tenho que trocar a MB? 

WhatsApp Image 2017-08-14 at 19.16.12.jpeg

WhatsApp Image 2017-08-14 at 19.16.13.jpeg

Screenshot_2.png

adicionado 3 minutos depois
2 horas atrás, Contiusa disse:

@Teco_Brazil está usando cooler box? Implastec?

 

Você precisa checar se o cooler está bem preso e que nenhuma presilha está quebrada. E se a pasta for implastec ou genérica, ou pasta "de ouro", "de prata", "silver", "diamond", o que geralmente indica produtos genéricos, você precisa colocar uma pasta melhor. 

 

Se puder, tire um print do HHmonitor depois de um tempo aparecendo o uso da CPU, a rotação dos fans, temperatura, core voltage, essas coisas. Esse Speccy é bem limitado e não é muito popular, então ele pode ter um suporte precário e apresentar bugs. Pode também comparar com o Real Temp, HWiNFO64 e AIDA64.

 

Qual é o seu gabinete? Dá para tirar uma foto do gabinete aberto?

adicionado 2 minutos depois

 

Ah, se as temperaturas estiverem certas, está bem perigoso isso aí. Não jogue nem faça nada com ele desse jeito. Não é bom passar de 80ºC, que já é uma temperatura bem ruim.

ainda nao me acostumei com o forum aqui, mas as imagens coloquei no post anterior 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Teco_Brazil antes de tudo, você corre o risco de fritar o seu processador assim. A CPU está praticamente em repouso com temperaturas acima de 90ºC. Você precisa desinstalar o water cooler inteiro e reinstalar de novo prestando atenção no manual.

 

Esse water cooler é o H75? Sabe se os dois fans estão soprando para o mesmo lado? Os dois fans precisam estar com o logo da Corsair para dentro do gabinete.

 

A bomba está conectada no CPU_FAN e os dois fans estão conectados no CHA_FAN? Pelos valores do HWmonitor, tanto o fan como a bomba parecem estar funcionando normalmente.

 

Cara, eu acho que esses parafusos do bloco do H75 são de dedo. Mesmo que você tenha espanado eles, você pode apertar com o dedo ou com um alicate. Se for usar o alicate, só não aperte até entortar, só mesmo para prender. Essa montagem é um pouco chata, então você vai ter que desmontar e montar de novo, prestando atenção no manual, etc.

 

Mas eu não usaria essa implastec silver. Essa pasta é embuste total. Tem grana para comprar uma pasta? Recomendo uma Xigmatek G3606 ou uma DeepCool Z5 que estão baratas. Se quiser uma pasta de melhor qualidade, tem a Acrtic MX-2 ou MX-4.

 

Pode usar a implastec agora porque a situação é emergencial e você vai ter que reinstalar o water cooler, mas troque ela o quanto antes.

adicionado 3 minutos depois

 

Ah, lembrei. As roscas são vazadas. Não deve ter espanado, não. Conforme você aperta, o parafuso sobe e vai empurrar a chave de parafuso dando a impressão que espanou. Eles fazem isso exatamente para você não apertar até arrebentar tudo (tem gente que usa chave elétrica). Ou você usa uma chave chata para finalizar (sem ser philips) ou você aperta com o dedo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

@Teco_Brazil antes de tudo, você corre o risco de fritar o seu processador assim. A CPU está praticamente em repouso com temperaturas acima de 90ºC. Você precisa desinstalar o water cooler inteiro e reinstalar de novo prestando atenção no manual.

 

Esse water cooler é o H75? Sabe se os dois fans estão soprando para o mesmo lado? Os dois fans precisam estar com o logo da Corsair para dentro do gabinete.

 

A bomba está conectada no CPU_FAN e os dois fans estão conectados no CHA_FAN? Pelos valores do HWmonitor, tanto o fan como a bomba parecem estar funcionando normalmente.

 

Cara, eu acho que esses parafusos do bloco do H75 são de dedo. Mesmo que você tenha espanado eles, você pode apertar com o dedo ou com um alicate. Se for usar o alicate, só não aperte até entortar, só mesmo para prender. Essa montagem é um pouco chata, então você vai ter que desmontar e montar de novo, prestando atenção no manual, etc.

 

Mas eu não usaria essa implastec silver. Essa pasta é embuste total. Tem grana para comprar uma pasta? Recomendo uma Xigmatek G3606 ou uma DeepCool Z5 que estão baratas. Se quiser uma pasta de melhor qualidade, tem a Acrtic MX-2 ou MX-4.

 

Pode usar a implastec agora porque a situação é emergencial e você vai ter que reinstalar o water cooler, mas troque ela o quanto antes.

adicionado 3 minutos depois

 

Ah, lembrei. As roscas são vazadas. Não deve ter espanado, não. Conforme você aperta, o parafuso sobe e vai empurrar a chave de parafuso dando a impressão que espanou. Eles fazem isso exatamente para você não apertar até arrebentar tudo (tem gente que usa chave elétrica). Ou você usa uma chave chata para finalizar (sem ser philips) ou você aperta com o dedo.

 

Acabei de cerificar os Fans e estava um para cada lado, reinstalei colocando os dois no mesmo sentido, engraçado que tenho este PC a dois anos e nunca havia mexido no Cooler, mesmo assim a temperatura não mudou pelo que parece (imagem anexa), coloquei os dois sentido fora gabinete, pois tem a entrada de ar pela frente e enquanto estou testando estou deixando o gabinete aberto na lateral.

Vou comprar a parta indicada e obrigado pela indicação, mas estou começando a desconfiar que o cooler já era, uma informação extra que talvez possa ajudar que as mangueiras estão bem quentes e vi em alguns vídeos que isso não é normal.

 

Sim é um H75

 

Screenshot_3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Teco_Brazil mas as duas mangueiras estão quentes? Mesmo depois de colocar os dois fans na mesma direção?

 

Porque se a bomba estiver plugada no CPU_FAN, ela está funcionando normalmente, por volta de 3000rpm. Algumas placas-mãe vão dobrar ou ler o valor pela metade. Como não existe fan de 7000rpm, deve ser a bomba. Ou pode estar entupida. 

 

Coloque a bomba no CHA_FAN e os fans no CPU_FAN. Veja como fica a rotação no HWmonitor.

 

O mais provável é que você tenha montado o H75 errado. Refaça a instalação, aperte os parafusos com uma chave chata e veja como fica. Depois que chegar a pasta nova, você refaz, mas no momento você precisa dar um jeito na instalação, pois assim a sua CPU vai queimar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/08/2017 às 02:36, Contiusa disse:

@Teco_Brazil mas as duas mangueiras estão quentes? Mesmo depois de colocar os dois fans na mesma direção?

 

Porque se a bomba estiver plugada no CPU_FAN, ela está funcionando normalmente, por volta de 3000rpm. Algumas placas-mãe vão dobrar ou ler o valor pela metade. Como não existe fan de 7000rpm, deve ser a bomba. Ou pode estar entupida. 

 

Coloque a bomba no CHA_FAN e os fans no CPU_FAN. Veja como fica a rotação no HWmonitor.

 

O mais provável é que você tenha montado o H75 errado. Refaça a instalação, aperte os parafusos com uma chave chata e veja como fica. Depois que chegar a pasta nova, você refaz, mas no momento você precisa dar um jeito na instalação, pois assim a sua CPU vai queimar.

 

Passei por aqui para dar um retorno apenas troquei o water cooler, coloquei um modelo Eisbaer 240 Alphacool, rodando o OCCT ele atingiu 60 graus, e agora estou rodando uma serie de processos e a maxima foi de 40, media 25.....

Obrigado pela ajuda, o Corsair H80 é bem o que vi em alguns vídeos, tem meio que uma vida util de 2 anos, depois ou a bombinha para de funcionar ou mesmo o liquido evapora, no meu caso tanto a já não tinha mais tanto liquido, quanto a bombinha do cooler já devia estar falhando em função disso.

 

mais uma vez obrigado pela sua disposição e retorno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...