Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calor aumenta muito mesmo a temperatura de CPU?


Posts recomendados

Ha um tempo atras eu tinha cooler box e depois de um tempo de uso tava dando uns 90 graus jogando, mandei limpar e trocar a pasta termica, ai eu ate abaixava mas tava uns 70 ai ate fui em outro e lugar e acompanhei o serviço de perto, e continuou igual

Ai comprei um Cooler Duplo tipo um Air Cooler, só que mais barato, Apos isso eu fiquei satisfeito dava no 65° 

 

Mas o problema é que agora depois de tempo frio acabou e  começou o calor, aqui onde moro, mas a temperatura chega no maximo 30 graus

Ai fui no tecnico e remontou limpou e trocou a pasta mas nao adiantou nada. Porque agora até chega 82 °C jogando muito

Olhei a rotação(RPM) sempre tá no minimo 2100 a chega a 2300, já limpei o gabinete e as outras peças, ja ate resetei a BIOS. Tambem deixo o gabinete aberto. Por até dois cooler nele mas nao fez muito diferença. só faz se eu usar um ventilador ao lado

 

Será que é o clima mesmo? Os tecnicos falam que só deve ser.

 

 

adicionado 6 minutos depois
7 minutos atrás, Michelx1 disse:

..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Michelx1 Seja bem-vindo ao Clube do Hardware. :)

 

Por favor, informe a configuração completa da máquina.

Core2 Duo E8400.

6gb Ram,

Placa de vid GTX 650ti

Mobo Positivo PQ45U

 

adicionado 1 minuto depois
6 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Michelx1

 

Aqui, usando um cooler box, resolvi o problema diminuindo um pouco o clock do processador nas configurações de energia do Windows.

 

6 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Michelx1

 

Aqui, usando um cooler box, resolvi o problema diminuindo um pouco o clock do processador nas configurações de energia do Windows.

Minha mobo acho que nao faz overclock, deve que tambem não tem como diminuir o clock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Foxwalt disse:

@Michelx1 E qual é o cooler que você comprou? Modelo da fonte?

Acho que esse no link do mercado livre

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-804895078-cooler-universal-vem-pprocessador-intelamd-fan-duplo-9100m-_JM

Fonte CX 430

adicionado 1 minuto depois
agora, Henrique - RJ disse:

@Michelx1

 

Mas eu diminui dentro do Windows nas configurações de energia ( painel de controle ) diminuindo o uso do processador para 90%.

Se não tive jeito, vou tentar fazer isso,

Mas não quero, vou perder desempenho nos games ne

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se calor aumenta temperatura? Sim.

 

O delta de temperatura é a temperatura registrada - temperatura ambiente. Um processador com delta de 30º, por exemplo, trabalhará à 48ºC em 18ºC ambientes e 68ºC à 38ºC. Como você mesmo disse o cooler já estava trabalhando 100%. Este é o limite dele, e não há mais nada que ele possa fazer quanto à temperatura.

 

Você andou abrindo o computador para ver se segurava a temperatura, mas isso não necessariamente ajuda. Gabinetes com bom fluxo de ar estão constantemente fornecendo ar fresco e retirando ar aquecido. Quando você remove a tampa do gabinete o fluxo de ar fica comprometido. O ar frio escapa pelos lados e o ar quente continua por perto e pode até reentrar no gabinete. O que te ajudou na ocasião foi o fan gigantesco (ventilador) que colocou sobre ele.

 

É importante que você forneça ar fresco para que o cooler trabalhe bem e principalmente, remova o calor de dentro do gabinete. Frio nada mais é que ausência de calor. Você colocou dois fans, correto? Um deles precisa jogar ar para dentro do gabinete, aproximadamente na região onde o cooler está e o outro precisa remover o ar quente. Normalmente este seria posicionado na parte superior da traseira, já que ar quente sobe.

 

Uma última observação sobre o seu processador: Parece que o Tcase max dele é de 72.4ºC. A temperatura máxima segura dos cores então seria em torno de 87.4ºC, pois elas costumam ser tcase + ~15ºC. É desagradável, mas ainda é segura.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Nihal disse:

Se calor aumenta temperatura? Sim.

 

O delta de temperatura é a temperatura registrada - temperatura ambiente. Um processador com delta de 30º, por exemplo, trabalhará à 48ºC em 18ºC ambientes e 68ºC à 38ºC. Como você mesmo disse o cooler já estava trabalhando 100%. Este é o limite dele, e não há mais nada que ele possa fazer quanto à temperatura.

 

Você andou abrindo o computador para ver se segurava a temperatura, mas isso não necessariamente ajuda. Gabinetes com bom fluxo de ar estão constantemente fornecendo ar fresco e retirando ar aquecido. Quando você remove a tampa do gabinete o fluxo de ar fica comprometido. O ar frio escapa pelos lados e o ar quente continua por perto e pode até reentrar no gabinete. O que te ajudou na ocasião foi o fan gigantesco (ventilador) que colocou sobre ele.

 

É importante que você forneça ar fresco para que o cooler trabalhe bem e principalmente, remova o calor de dentro do gabinete. Frio nada mais é que ausência de calor. Você colocou dois fans, correto? Um deles precisa jogar ar para dentro do gabinete, aproximadamente na região onde o cooler está e o outro precisa remover o ar quente. Normalmente este seria posicionado na parte superior da traseira, já que ar quente sobe.

 

Uma última observação sobre o seu processador: Parece que o Tcase max dele é de 72.4ºC. A temperatura máxima segura dos cores então seria em torno de 87.4ºC, pois elas costumam ser tcase + ~15ºC. É desagradável, mas ainda é segura.

Que bom tudo que voce falou

 

Sobre os coolers no gabinete e deixar ele fechado, ontem de noite e hoje mais cedo pus do jeito que você falou eles e tambem fechei o gabinete, não ajudou muito. E fechado acho que piora pelo que verifquei

 

E o clima principalmente ontem a noite era de 22 ºC

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Michelx1 Então, mas você acompanhou a temperatura ambiente nesses testes? Para ter certeza do que está acontecendo precisa eliminar quantas variáveis puder.

 

Isso seria pegar um termômetro e deixar fixo em uma área do seu cômodo. Por exemplo, em frente ao gabinete ou onde o ar estaria sendo captado pelo fan. Então faça um teste de estresse. Deixe rodar por pelo menos 5 min para preaquecer, então anote as temperaturas 3x, de 5 em 5 min, inclusive a ambiente. Faça isso com o gabinete aberto e com ele fechado. Subtraia a temperatura ambiente anotada dos valores registrados. Faça a média das 3 de cada teste.


Agora você tem o delta e uma noção um pouco mais exata da eficiência do cooler em cada situação. Lembrando que gabinete aberto =/= gabinete aberto com ventilador em cima.

__

Fora isso, uma coisa que não foi abordada até então: Trocaram a pasta térmica e colocaram qual pasta exatamente? Algumas pastas boas demoram um tempo extra para curar e atingir todo seu potencial.  já outras, as infames pastas brancas, podem deixar a desejar.

Há um tópico excelente aqui no CdH abordando coolers e até pastas térmicas. Dê uma procurada pelo link do teste de pastas térmicas no post abaixo. Você verá como ela pode influenciar na temperatura.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o problema nao é pasta, até porque a temperatura Ide ta boa

Da outra vez resolveu só colocando da pasta branca mesmo

Todas essa informações que voce ta falando sáo importantes, mas querer opinião se possível precisa sobre o problema e mais direta, acho que isso que eu quero dizer

Pra mim se nao for o calor do clima, acho que não é o que vem da maquina, Ai então acho que vai ser problema no CPU, mobo ou fonte

 

valeu, desculpe se fui ignorante, espero que tenha me entendido direito

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Michelx1 disse:

Ai fui no tecnico e remontou limpou e trocou a pasta mas nao adiantou nada. Porque agora até chega 82 °C jogando muito

Olhei a rotação(RPM) sempre tá no minimo 2100 a chega a 2300, já limpei o gabinete e as outras peças, ja ate resetei a BIOS. Tambem deixo o gabinete aberto. Por até dois cooler nele mas nao fez muito diferença. só faz se eu usar um ventilador ao lado

Montagem errada do cooler, pasta térmica meia-boca, gabinete aberto ou mal ventilado, fans do cooler montados errados (em push-pull), até fonte meia-boca, pode influir..

 

Como você já testou com o gabinete fechado, tenho impressão de ser montagem errada, se a coisa piorou.. Seu gabinete tem quantos fans, além do cooler da CPU?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, RS Faria disse:

Montagem errada do cooler, pasta térmica meia-boca, gabinete aberto ou mal ventilado, fans do cooler montados errados (em push-pull), até fonte meia-boca, pode influir..

 

Como você já testou com o gabinete fechado, tenho impressão de ser montagem errada, se a coisa piorou.. Seu gabinete tem quantos fans, além do cooler da CPU?

Não tá montado errado, eu tambem até tenho boa noção disso

Dois fans. E um deles é forte, barulhento, faz até vibrar o gabinete rsrs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Michelx1 disse:

Não tá montado errado, eu tambem até tenho boa noção disso

Dois fans. E um deles é forte, barulhento, faz até vibrar o gabinete rsrs

Pasta térmica meia-boca (você disse que era daquelas brancas), pode ser um fator.. O cooler vem com duas fans? Elas estão montadas corretamente? Fluxo de ar no mesmo sentido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, RS Faria disse:

Pasta térmica meia-boca (você disse que era daquelas brancas), pode ser um fator.. O cooler vem com duas fans? Elas estão montadas corretamente? Fluxo de ar no mesmo sentido?

Sim sim

Ta difícil :(

parece que a gente só sabe das coisas testando peça por peça. Ja to vendo gastos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Michelx1

 

Faz o teste que te passei e provavelmente não terá mais gastos.

 

Pode ser que o que removeu do notebook não foi a pasta térmica original e sim um thermal pad e no lugar você colocou pasta térmica o que é diferente. O thermal pad possui uma espessura que pode variar ( 1mm, 2mm, 3mm etc ) e que acaba criando uma certa pressão mecânica entre o dissipador e o die da CPU melhorando a transferência de calor. Se retirou um thermal pad e colocou pasta térmica, lascou, a dissipação de calor fica comprometida.

 

Mas pode ser também deficiência no projeto de fabricação desse notebook em relação á dissipação térmica ( projetaram um hardware que aquece muito ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Michelx1

 

Faz o teste que te passei e provavelmente não terá mais gastos.

 

Pode ser que o que removeu do notebook não foi a pasta térmica original e sim um thermal pad e no lugar você colocou pasta térmica o que é diferente. O thermal pad possui uma espessura que pode variar ( 1mm, 2mm, 3mm etc ) e que acaba criando uma certa pressão mecânica entre o dissipador e o die da CPU melhorando a transferência de calor. Se retirou um thermal pad e colocou pasta térmica, lascou, a dissipação de calor fica comprometida.

 

Mas pode ser também deficiência no projeto de fabricação desse notebook em relação á dissipação térmica ( projetaram um hardware que aquece muito ).

Que notebook??

 

E eu disse que em post mais recente que tambem noção de instalação de CPU entre outras coisa. Eu só querer esclarecer via fórum. 

beleza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Henrique - RJ disse:

@Michelx1

 

Desculpe, fiz confusão com outro tópico ( reli teu post ).

 

Mas tente a dica que te passei que você deve ficar satisfeito.

Tentei sim mudei nas configurações de energia e tal la

Pus logo no equilibrado, mudou nada

 

Agora pergunto

Como faço pra saber se é fonte ou placa-mãe, Acho que não é calor mais, pois mesmo o tempo com temperatura em 20 graus, ta esquetando muito.

Porque já vi falarem que quando é defeito em processador nem liga a máquina  kkk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Michelx1

 

Não é no " equilibrado ", você tem que entrar em configurações avançadas ou personalizadas e ir até o item do suo do processador do menu e então ajustar para um percentual de uso menor á sua escolha.

 

Vou te dizer, acredito que certos processadores esquentam muito e combinado com a temperatura ambiente não há cooler que dê conta. Por isso que eu adotei essa dica em dois PCs meus pois percebi que não teria como usar um outro cooler ou pasta térmica que daria no mesmo.

 

Bom, eu tenho um cooler antigo que possui potenciômetro para regulagem da rotação mas o deixa muito ruidoso para se obter ganhos  na temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/08/2017 às 08:42, Michelx1 disse:

Acho que não é calor mais, pois mesmo o tempo com temperatura em 20 graus, ta esquetando muito.

Porque já vi falarem que quando é defeito em processador nem liga a máquina  kkk

Eu realmente, pensaria em problema de montagem, nessa situação..

 

Se tiver uma pasta aí, você poderia fazer uns testes.. Ver como a pasta tá no cooler e no die (tampa) da CPU.. Pasta de menos ou demais e/ou falta de pressão do cooler sobre a CPU.. Teste com uma fan apenas no cooler, tendo certeza que o fluxo dela, tá no sentido correto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, RS Faria disse:

Eu realmente, pensaria em problema de montagem, nessa situação..

 

Se tiver uma pasta aí, você poderia fazer uns testes.. Ver como a pasta tá no cooler e no die (tampa) da CPU.. Pasta de menos ou demais e/ou falta de pressão do cooler sobre a CPU.. Teste com uma fan apenas no cooler, tendo certeza que o fluxo dela, tá no sentido correto..

Fala

Pois é eu desmontei e montei de novo eu mesmo ontem e depois fui em 1 tecnico de V.dd de confiança, ta bem preso e encaixado a 2250 RPM direto, só passar um tempinha ja da um pico de 70 graus e jogando chega a mais de 80

Pena que nao tem uma fonte boa pra testar, senão eu ja tinha testado, eu pus o CPU na mobo dele, continua esquetando mas menos.

Lembrando tamb que meu cooler não é do mais simples, é cooler Duplo quase um Air-cooler

 

 

adicionado 2 minutos depois
30 minutos atrás, RS Faria disse:

Eu realmente, pensaria em problema de montagem, nessa situação..

 

Se tiver uma pasta aí, você poderia fazer uns testes.. Ver como a pasta tá no cooler e no die (tampa) da CPU.. Pasta de menos ou demais e/ou falta de pressão do cooler sobre a CPU.. Teste com uma fan apenas no cooler, tendo certeza que o fluxo dela, tá no sentido correto..

Não é pasta termica vei para com isso...

A gente sempre põe da mesma, eu os tecnicos, primo, conhecidos...

...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...