Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador Booster 5.1ch queimando mosfet


Posts recomendados

Amigos estou com um modulo booster 5.1ch, ele estava com um mosfet irf3205 da fonte queimado, comprei outros novos iguais e troquei, porém quando ligo os mesmos esquentam muito, isso porque estou usando uma fonte de 12v - 2Ah. Quando alimento o modulo a tensão cai pra 5 - 6v, ou seja curto em algum lugar, porém não achei até o momento onde está esse curto, testei resistores, transistores de saída,  e não encontrei nenhum anormal, isso ocorre apenas em um lado da fonte, onde é o canal do sub, eu retirei os mosfets da fonte desse lado com problema e o modulo liga normalmente, porém quando os coloco de novo dá nesse problema citado acima.
 

Imagens da placa desmontada, obs: o lado esquerdo é o que está com problema.

 

2017-8-18 19-43-39.jpg

2017-8-18 19-44-12.jpg

2017-8-18 19-44-27.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim! São transistores de baixa potência, mas muito importante na amplificação do módulo.

Se um deles (ou vários) estiver com fuga, faz com que os transistores de potência conduzam sem controle, se deixar ligado por um tempo maior, pode até levar a queima deles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Bcpetronzio Amigo desculpe a demora em retornar, eu retirei aqueles 2 diodos que ficam ao lado dos mosfet da fonte com problema, e a luz verde do modulo ligou e firmou, como se o curto sumisse, testei os dois diodos e estão bons. Testei os transistores de saída e estão bons também, os transistorzinho pequenos tambem testei.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok! Por ser muito óbvio eu não te perguntei antes! Mas se faz necessário te perguntar agora!

Na primeira foto que você postou desse módulo, vê-se nitidamente que o capacitor da estrema esquerda esta danificado!

Foto abaixo destacando o capacitor.

Módulo amplificador.jpg

Você já substituiu ele?

Se não, sugiro substituir todos os capacitores eletrolíticos grandes desse módulo, (são 8 no total)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...