Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estou montando meu primeiro PC: Análise de configuração!


Posts recomendados

Olá, amigos. Gostaria da ajuda de vocês nisto, por favor.

 

Depois de muito pesquisar custo-benefício, confiabilidade das marcas e arrumando no teto de valor que posso gastar, cheguei nesta configuração de peças:

 

Placa de vídeo GTX 1050Ti 4GB Exoc - 700,00

SSD 120GB (Ainda não sei qual marca escolher, porém, não gosto da Kingston, há muitas reclamações) – 300,00

placa-mãe Gigabyte 970A-D3P – 500,00

2 Memória Ram Corsair 4GB – 400,00

Processador AMD  FX 8300 cache 16MB, 3.3 ghz. – 400,00

Fonte Corsair 600W 80 PLUS – 300,00

 

Arredondei alguns valores, fazendo uma média.

 

Já tenho um HD Barracuda de 500GB que usarei. O SSD está só para sistema, além das vantagens, tenho neura com bad block e quero realmente um. Mouse, teclado e monitor também já os tenho, assim como gabinete.

 

Achei a AMD FX 8300 um bom custo-benefício. De placa de vídeo, essa GTX 1050 Ti 4GB Exoc também me surgiu muito boa para o valor que é. A placa-mãe ainda me deixa em dúvida... Mas com os 4 slots de memória, fico tranquilo em usar 2 ram de 4GB agora.

Apesar de pesquisar tanto, me vi um pouco por fora do mercado. Então, se tiverem alternativas ainda melhores de custo-benefício que essa, comentem.

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando05 Bom dia cara!

Segue minhas considerações.


PROCESSADOR

Não recomendo a aquisição, hoje, de um processador que está praticamente em "End of life", lançado em outubro de 2012.

Procure o Ryzen 3 1200 devido ao valor ser pouco mais caro, o consumo energético ser menor e ter uma arquitetura completamente nova tendo assim potencial a médio e longo prazo.

 

PLACA DE VÍDEO

Eu diria para aguardar até a Black Friday para adquirir uma GTX 1060 pois provavelmente conseguirá um valor próximo ao mencionado e estará com uma VGA mais robusta (a médio e longo prazo te entrega um melhor custo x benefício).

 

placa-mãe

Não se esqueça, caso opte pelos processadores da série Ryzen, de adquirir placa-mãe compatível (soquete AM4). Os valores estão bem acessíveis (pesquisados hoje - 19/08).

 

FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Você consegue economizar uns 50 reais ou mais adquirindo uma Corsair CX430 ou semelhante e esta será suficiente para a configuração mencionada.

 

Toda crítica, sugestão ou complementos serão bem vindos!

Espero ter ajudado.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thiago Luiz P. Viveiros disse:

@Fernando05 Bom dia cara!

Segue minhas considerações.


PROCESSADOR

Não recomendo a aquisição, hoje, de um processador que está praticamente em "End of life", lançado em outubro de 2012.

Procure o Ryzen 3 1200 devido ao valor ser pouco mais caro, o consumo energético ser menor e ter uma arquitetura completamente nova tendo assim potencial a médio e longo prazo.

 

PLACA DE VÍDEO

Eu diria para aguardar até a Black Friday para adquirir uma GTX 1060 pois provavelmente conseguirá um valor próximo ao mencionado e estará com uma VGA mais robusta (a médio e longo prazo te entrega um melhor custo x benefício).

 

placa-mãe

Não se esqueça, caso opte pelos processadores da série Ryzen, de adquirir placa-mãe compatível (soquete AM4). Os valores estão bem acessíveis (pesquisados hoje - 19/08).

 

FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Você consegue economizar uns 50 reais ou mais adquirindo uma Corsair CX430 ou semelhante e esta será suficiente para a configuração mencionada.

 

Toda crítica, sugestão ou complementos serão bem vindos!

Espero ter ajudado.

 

 

 

Fala ai, Thiago. Beleza?

 

Processador

A AMD FX 8300 tem até especificações superiores ao Ryzen 3 1200, valeria a pena haver essa mudança só pela questão de ser uma peça mais atual? Por especificação, a FX 8300 não tem um desempenho melhor?

 

Placa de Vídeo

Sim! É uma ideia interessante. Planejo, mesmo, comprar as peças na Black Friday, como você falou. Só não quis, realmente, abrir essa questão porque geralmente as opiniões ficam muito pautadas “no preço que estará na Black Friday”; você se planeja pra ela e, às vezes, os preços terminam não ajudando. Ai todo o planejamento fica por nada. Mas, sim, é uma boa questão; na Black Friday, dependendo do que aconteça com os preços, posso acabar mudando bastante essa lista.

 

Fonte

Estava pensando sobre isso, mesmo. Havia pesquisado bastante sobre elas e a diferença de valores é tão pequena, fiquei surpreso. Não fará mal diminuir, mesmo, para uma 430 ou, até, uma 500W, pra zerar qualquer tipo de preocupação. Bom toque.

 

 

Obrigado, camarada. Me deixou umas boas questões pra repensar. Fico agradecido.

1 hora atrás, katsuroko disse:

Olá,

Eu recomendaria o processador da Intel Pentium G4560 (299 com frete gratis) e uma fonte Pcyes Shocker 400w (197 com frete gratis) ou Corsair CX430w (225 com frete gratis).

 

 

Opa!

Então, eu olhei essas linhas antes, porém, as especificações delas na média de valor que procuro estão muito abaixo da FX 8300. E, sim, verdade! Irei dar uma olhada melhor na fonte, você tá certo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Fernando05 disse:

Opa!

Então, eu olhei essas linhas antes, porém, as especificações delas na média de valor que procuro estão muito abaixo da FX 8300. E, sim, verdade! Irei dar uma olhada melhor na fonte, você tá certo. 

Então tudo depende, para que você vai usar o teu computador se for para jogos o importante é o processador aguentar a sua placa de video tranquilamente o que no meu exemplo procede, agora como o nosso amigo a cima citou é melhor investir em peças mais atuais principalmente por compatibilidades, eu uso um FX-8350 comprei inicio do ano ele trabalha bem adorei a compra, porém hoje em dia já não seria a compra que eu faria.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando05

Quanto às especificações do FX 8300 serem melhores que as do Ryzen 3 1200 acredito que no quesito jogo a principal (não a única) responsável é a placa de vídeo, além disso para trabalhos, navegação, música, vídeos, etc, o SSD vai ajudar muito em questão de performance e independente da escolha entre esses dois processadores não deve ser perceptível tal diferença. O FX 8300 tem 8 núcleos contra 4 do Ryzen 3 e isso o faz ser "mais robusto", porém quais aplicativos você tem certeza que utilizará todos os 8 núcleos do FX? Quais programas utilizados no dia a dia são bem otimizados para uso dessa tecnologia?

Logo, reforço minha opinião e digo que o conjunto Ryzen 3 1200 + SSD + 8GB + GTX 1060 será um excelente conjunto e você estará com uma máquina super atual!

 

Gostaria também de deixar minha opinião quanto a fonte: EU não compraria fonte PCYes, até mesmo porque o valor é próximo à uma fonte de marcas já renomadas.

Não tenho certeza se a fonte Corsair Cx 430 possui PFC ativo, dê uma pesquisada nisso e não compre fonte sem essa tecnologia.

 

Quanto a aquisição de um Intel G4560 ou Intel G4600 acredito fielmente que terão performance muito semelhantes ao Ryzen 3 1200 ou mesmo ao FX 8300. Sendo assim, fica a critério seu sobre qual fabricante de processador você daria mais créditos para essa aquisição.

 

Qualquer coisa estamos aí e mais uma vez, toda crítica, sugestão ou complemento será muito bem vindo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pense um pouco no futuro, se você pegar um FX consequentemente vai ter que usar da uma mobo com socket am3 que já era. Se você optar por um ryzen seu socket vai ser am4, que deve durar por mais uns anos o que deve te proporcionar melhores opções para upgrade onde vai poder trocar só seu processador e não o kit todo.

Quanto a placa de vídeo recomendo que aguarde a black friday, você deve arrumar essa ou outra placa melhor por um valor mais razoável, infelizmente os preços das GPUs tão super altos esses tempos...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês estão me dando bastante para pensar, realmente. Mas está agradando bastante as questões, tá animado! Estava olhando sobre a Ryzen e, realmente, é muito interessante.

Então, recolhendo e ajuizando as opiniões de todos, eis como me pareceu que ficaria essa montagem:

 

 

Placa de vídeo GTX 1050Ti 4GB Exoc (Caso a Black Friday seja amiga, vamos ver melhor) - 700,00

 

SSD 120GB (Ainda não sei qual marca escolher, porém, não gosto da Kingston, há muitas reclamações) – 300,00

 

GA AB350M-GAMING 3 DDR4 AM4 – 550,00

 

2 Memória Ram Corsair 4GB – 400,00

 

Processador AMD  Ryzen 3 1200 – 470,00

 

Fonte Corsair 500W 80 PLUS – 260,00

 

 

Uma questão forte nisto é: com a mudança de processador, vem a mudança de placa-mãe que me faz cair n'uma DDR4, que me obriga mudar as memórias. Os custos foram aumentados consideravelmente fazendo essas alterações...

 

Uma máquina que ficaria no mesmo nível dessas que estamos discutindo e, provavelmente, faria cair MUITO os custos seria algo baseado no G4560; ela é barata, as placas de vídeo que vem acompanhando também o são... Mas a plataforma AMD tá bem atual, então me parece boa vantagem.

 

 

Mas então, amigos. Essa nova configuração, o que vocês acham dela?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fernando05 disse:

Vocês estão me dando bastante para pensar, realmente. Mas está agradando bastante as questões, tá animado! Estava olhando sobre a Ryzen e, realmente, é muito interessante.

Então, recolhendo e ajuizando as opiniões de todos, eis como me pareceu que ficaria essa montagem:

 

 

Placa de vídeo GTX 1050Ti 4GB Exoc (Caso a Black Friday seja amiga, vamos ver melhor) - 700,00

 

SSD 120GB (Ainda não sei qual marca escolher, porém, não gosto da Kingston, há muitas reclamações) – 300,00

 

GA AB350M-GAMING 3 DDR4 AM4 – 550,00

 

2 Memória Ram Corsair 4GB – 400,00

 

Processador AMD  Ryzen 3 1200 – 470,00

 

Fonte Corsair 500W 80 PLUS – 260,00

 

 

Uma questão forte nisto é: com a mudança de processador, vem a mudança de placa-mãe que me faz cair n'uma DDR4, que me obriga mudar as memórias. Os custos foram aumentados consideravelmente fazendo essas alterações...

 

Uma máquina que ficaria no mesmo nível dessas que estamos discutindo e, provavelmente, faria cair MUITO os custos seria algo baseado no G4560; ela é barata, as placas de vídeo que vem acompanhando também o são... Mas a plataforma AMD tá bem atual, então me parece boa vantagem.

 

 

Mas então, amigos. Essa nova configuração, o que vocês acham dela?!

Essa configuração está muito boa , se quiser enxugar mais , pode colocar só um pente de 8GB RAM e uma fonte CX430w

Quando adquirir o computador , dê uma pesquisada sobre overclock e tenta colocar o Ryzen 3 á 3.7 ou mais , pois a 3.7 ele tem o mesmo desempenho do i5 7400

Vale lembrar que o SSD não influi no FPS dos games , eu acho bem melhor não comprar SSD numa configuração de entrada como a sua e usar a grana do SSD numa GPU ou CPU melhor 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, vou tratar de levar isso em consideração, pessoal.

 

Vocês são bem mais entendidos, então se me permitem uma última dúvida, vocês recomendam um bom headset de ai seus máximos 100,00 reais e, talvez, um gabinete bacana pela faixa dos 200,00?

 

Os headstes que me pareceram atraentes e bem cotados foram: Sharkoon Rush ER2 e o Oex Action com Microfone HS-200. Ambos na faixa de preço. Não sei se preciso me atentar algum detalhe sobre eles.

 

Gabinete não faço ideia... Sinceramente, não sei se há algum detalhe que eu deva me atentar. Sei que não preciso de entrada para DVD e nada do tipo; não pretendo comprar mídia física de jogos e bios eu pego pelo site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Fernando05 disse:

Opa, vou tratar de levar isso em consideração, pessoal.

 

Vocês são bem mais entendidos, então se me permitem uma última dúvida, vocês recomendam um bom headset de ai seus máximos 100,00 reais e, talvez, um gabinete bacana pela faixa dos 200,00?

 

Os headstes que me pareceram atraentes e bem cotados foram: Sharkoon Rush ER2 e o Oex Action com Microfone HS-200. Ambos na faixa de preço. Não sei se preciso me atentar algum detalhe sobre eles.

 

Gabinete não faço ideia... Sinceramente, não sei se há algum detalhe que eu deva me atentar. Sei que não preciso de entrada para DVD e nada do tipo; não pretendo comprar mídia física de jogos e bios eu pego pelo site.

Sobre headset eu não sei nada , então não posso ajudar

Já sobre gabinete , só se atente em ver se ele possui boa refrigeração e se ele é ATX (Pra caber a placa-mãe) , esse é um exemplo só não vem com cooler então seria bom comprar 2 coolers baratinhos para acompanhar 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...