Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Sombra_XXI

ALC1220 x Sound Blaster Z

Recommended Posts

Após cerca de 5 anos, estou fazendo um upgrade total no meu sistema e optei por comprar uma placa-mãe com um chipset que possui excelente relação sinal/ruído.

O problema é que ver as especificações é uma coisa e fazer o teste sonoro é outra. Uso uma placa dedicada (Sound Blaster Z) e não tenho do que me queixar da qualidade dela. Até tentei usar a minha onboard, mas o som do ALC 892 em nada me agradou, na verdade ficou relativamente aceitável usando o software Sound Blaster X-Fi da Creative, só que ainda bem longo do que a SBZ oferece.

Criei este tópico porque estou pensando em tentar abandonar a placa de som dedicada e usar a onboard no nova MoBo, só queria saber se alguém que usou placas com o codec de som ALC1150 (de certa forma similar ao 1220) percebeu alguma melhora significativa no som em relação aos antigos ALCs 8xx (excetuando-se o 898 e o 889, pois dizem que eram excelentes).

O problema todo é que sou audiófilo e percebo com facilidade as nuances entre um dispositivo e outro, só que infelizmente, percebi que, não sei se por conta dos drivers da empresa, mas ocasionalmente (nada muito frequente) ocorrerem problemas que fazem o Windows reiniciar ou dar algum outro erro e sei que estão relacionados com a Sound Blaster Z. É raro ocorrer, mas ainda assim é um problema que quero me livrar no próximo sistema.

Editado por Sombra_XXI
correção textual

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Sombra_XXI

Pela lógica, o codec ALC 1150 oferece sua relação sinal ruído de 104/115dB  para entrada/saída de áudio enquanto o codec ALC 892 oferece em sua relação entrada/saída de áudio o sinal ruído de 90/97 dB que é bem inferior.

Já os codecs ALC 898 e 889 tem suas relações sinais ruídos no caso do 898 de 104/110 dB enquanto o 889 tem sua relação sinal ruído de 104/108 dB. 

Todos os codec's tem taxas de amostragem de 192 khz e são padrões 24 bits, mas claro que no caso o ALC é superior aos codecs mencionados e deve lhe satisfazer ao menos um pouco mais aproximado do que deseja, lembro ainda que sendo o áudio da placa-mãe, o processamento continuará sendo feito pelo seu processador. Em tese, se você não for trabalhar com edição e gravação de áudios profissionais, o codec ALC 1150 irá te satisfazer. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais