Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire 5551 - Troca processador P320 por N970 é possível?


Posts recomendados

boa noite, tenho um note acer aspire 5551-1 br237

placa-mãe acer je50_dn

equipado com um Athlon II x2 p320 2.10 todo de 25w, queria substituir por um Phenom II x4 n970 2,20 TDP de 35w

http://www.cpu-world.com/CPUs/K10/AMD-Athlon II Dual-Core Mobile P320 - AMP320SGR22GM.html

http://www.cpu-world.com/CPUs/K10/AMD-Phenom II Quad-Core Mobile N970 - HMN970DCR42GM.html

Alguém pode me dizer se é compatível? já revirei a internet.

desde já agradeço

amd.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Fala parceiro....
Não sei se ainda está de pé a dúvida por questão do tempo decorrido. Mas acredito que muitos como você ainda mantem esse belo aparelho em atividade, assim como eu.

O meu é um acer 5551-2805 (internacional), vem com esse mesmo modelo de placa-mãe e chipset AMD785GX (880M salvo engano), original de fábrica um atlhon II x2 P320 e uma radeon HD4250 integrada.

 

Bem, um certo tempo atrás estive a procura de um upgrade para ele. Inicialmente comecei com a memória RAM que veio de fabrica, que eram 4GB. Passado isto, o segundo foi o teclado, do padrão EUA Internacional para o ABNT2 BR, o terceiro foi o processador: após muito pesquisar, não achei nada de concreto referente ao AMD 785GX, mas sim a respeito do AMD 785G e o chipset 880G que ele vem equipado (soquete S1G4).

 

Partindo das buscas, efetuei a primeira aquisição, um Phenom II X3 N830 TDP 35W e frequencia de 2.1Ghz. a princípio digo que gostei muito dele, fiz um teste no CS1.6 Steam e percebi uma melhora significativa de desempenho (FPS saiu da casa dos 60/70 e ficou fixo em 90), além de uma melhora geral no uso do PC.
Mas a temperatura dele com uma boa pasta termica ficava perto dos 88º e a fonte parecia que ia derreter.

Disto, apos outras pesquisas, optei por um processador da mesmo família, com mesmo numeros de cores e frequencia similar, mas com TDP máximo de 25W, então comprei um Phenom II X3 P860 de 2.0Ghz de clok máximo.

Claro que o desempenho não era igual ao N830 que por um TDP maior, entregava maior poder de fogo, contudo, à custa da vida util do hardware.

 

O que eu quero dizer com isso?
Não troque o seu processador por um de TDP mais elevado, a menos que ele ja tenha vindo de fábrica preparado para isso. Essa linha acer desta geraçao vinham com processadores desde o atlhon p320 ao phenom (turion tambem, ja vi uns deles com turion). Muitos deles entragam na classificaçao "G", como esse acer, que possui um modelo 5551G, vem com fonte melhor, placa-mãe diferente, placa de video mais robusta e dedicada, e um sistema de resfriamento melhor e fonte mais forte, contudo, com processadores de classificação "N", ou seja, com TDP de 35W e melhor desempenho.

Como os nossos são os modelos mais básicos da linha, recomendo que voce ou quem for que tenha esse modelo de notebook com esse chipset e processador de fábrica de 25W, que não coloque um processador de TDP mais elevado, visto que existe o risco de danificar o aparelho e a fonte não suportar, alem de que, o sistema de refrigeração não vai dar conta e existe o risco de queima inclusive do processador ou outros componentes da placa, como os mosfets que não são preparados para esse tipo de processador.

Se ele vier de fábrica com um processador de 35W e você por um de 25W de melhor desempenho e compatível, você está fazendo um bom negócio, pois o hardware vai trabalhar com folga, jamais ao contrário.

Se for fazer o upgrade, acredito que ele suporte um Phenom II X4 P960 (1.8Ghz e TDP 25W) sem problemas.
Para quem for fazer o upgrade tenham em mãos: uma boa pasta térmica, no minimo uma artic silver ou MX4 (esta eu uso) e uma boa quantidade de thermal pads de qualidade (existem uns de R$40 no ML, com condutividade térmica entre 1.2 e 2.0 W/mK, então procure uns de melhor qualidade).
é preciso saber a medida dos thermal pads para efetuar a troca deles pela mesma espessura em milimetros, sendo recomendada a troca apenas se eles estiveres ressecados e rachados.
De toda forma, eu comprei pro meu uns da marca gelid com condutividade termica proximo da casa dos 12 W/mk e uso a pasta termica MX4 que possui condutividade termica de 8.5W/mk, que é muito boa....

É isso parceiro....
trocar o processador tem q seguir essa regra basica pra notebook.. manter o mesmo TDP e investir em produto de refrigeraçao de qualidade, quando maior a condutividade termica em W/mk, melhor vai ser a eficiência do sistema, lembrando pra nunca por pasta no local dos thermal pads e vice e versa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...