Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
claudiabk

Wifi Notebook Asus z550sa não funciona

Recommended Posts

Bom dia amigos tudo bem com vocês?

Estou com um notebook da Asus modelo z550sa. Ele estava com Windows 10 instalado mas tava com alguns problemas de compatibilidade e uma lentidão extremas...

Instalei o Windows 7 nele e todas as portas USB pararam de funcionar, num dava pra fazer nada nele, num dava pra colocar os programas que ia instalar, pois estão num hd externo.
Instalei então o Window 8 pro e tudo voltou a funcionar.

Como no site da Asus não tem driver pra esse modelo com Windows 8 (só Windows 10), usei o Driver Pack Solution pra instalar os drivers...

Mas alguns drivers como de rede e uns com nome tipo  Intel Pentium Processor Serial IO (SIO) - I2C simplesmente não instalam...

Sério gente, já tentei uns 5 programas diferentes de drivers e ele simplesmente não  instalam....pack solution, easy driver, driver booster....sério tentei vários e esses drivers continuam sem ser instalados.

O touchpad também não está funcionando...

Já tentei mexer em muitas opções da BIOS, num tem nada travado nela, enfim...não sei mais o que faço, alguém poderia me ajudar por favor?

Agradeço a atenção.

adicionado 1 minuto depois

Desculpe esqueci de mencionar...eu até consegui encontrar o driver da realtek se não me engano, pra esse note, mas mesmo baixando ele a parte, e instalando...fala que instala com sucesso o driver de wireless mas mesmo assim não funciona =(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo. Peguei uma série dessas máquinas recém compradas para configurar para um escritório o z550sa xx001 (carcaça preta) e final xx002 (carcaça branca), o que permitiu que eu e minha equipe fizéssemos diversos testes até chegarmos a uma série de conclusões acerca de suas configurações de driver (e os sérios descuidos que a ASUS cometeu nesse lançamento).
O notebook até que possui um hardware razoável para tarefas básicas apenas, nada de jogos ou coisas mais pesadas.

O problema está de fato em 2 coisas: Sistema operacional e drivers.

O projeto inicial da ASUS para esta máquina, para um funcionamento adequado é apenas para Windows 10 pro 64 bits e nada mais.

Algumas das máquinas que pegamos para configurar estavam com o Windows 10 home, que é pobre em alguns recursos e outras com o Endless OS, que tornaria impossível algumas tarefas, sendo obrigatória a formatação.

Lógico, em laboratório, fizemos inúmeros testes com o Windows 7, mas de fato há carência de drivers para esta versão, principalmente das USBs, que simplesmente não instalam. Mesmo a Microsoft ainda dando suporte até 2020, a ASUS não se preocupou com essa importante questão, levando em conta que o Windows 7 é largamente utilizado e ainda preferido por muitos usuários. Para se ter uma ideia, no próprio site da ASUS Brasil não há qualquer suporte a outro sistema a não ser o que mencionei (mesmo havendo um menu dropdown simulando que outro sistema possa ser escolhido na hora de baixar os drivers).

Nesse caso a "bola da vez" mesmo é o Windows 10 pro 64 bits, por ser a versão mais completa e "flexível" do sistema para esse caso específico.

Sempre, em todos os casos, qualquer máquina que venha com windows de fábrica, fazemos formatação e colocamos a melhor versão possível do sistema. E pode crer, fica 200% melhor em tudo, resolvendo lentidões e outros bugs que as versões mais básicas de fábrica, em alguns casos, apresentam.  Além disso, também há a vantagem de não vir com falta ou excesso de programas que os fabricantes tentam "empurrar" guela abaixo aos usuários, como faz a Dell e a Sony, por exemplo.

No caso desse ASUS Z550SA, mesmo com o Windows 10 de 64 bits também há sérios problemas de drivers que vou detalhar a seguir.

Conseguimos instalar 30% dos drivers utilizando o download direto oficial do site da ASUS, e o restante foi via Driver Easy. SIM, há vários drivers oficiais da própria ASUS, especialmente desenvolvidos para o notebook em questão, que simplesmente não funcionam.

Por exemplo, o driver de vídeo, baixado na área de download específica do modelo, simplesmente não funciona na maioria das máquinas, sendo necessário o Driver Easy, para baixar uma versão "correta", contra a versão do site da ASUS que não reconhece o dispositivo e é ligeiramente menor (quase 40mb a menos quando descompactado).

No fim das contas, instalamos primeiramente o Windows 10 pro 64 bits e depois de ajustar toda a configuração utilizando um receptor wifi USB, pegamos o driver wifi do notebook no site da ASUS (que milagrosamente funcionou), e com isso, partimos para a instalação do que foi possível instalar. No caso, praticamente tudo foi instalado via Driver Easy, menos 4 "dispositivos desconhecidos" que não detectamos o que seria, porém, todo o restante básico essencial, como som, vídeo, smartcard, usb, etc, foi normal.

Também, em algumas máquinas há um sério BUG de vídeo após o driver "correto" do Driver Easy ser instalado. Tratam-se daquelas assustadoras listras horizontais na tela, que de vez em quando aparecem (não sempre), como se a placa de vídeo fosse danificada ou algo assim, sendo necessário desligar a máquina no botão para reiniciar normalmente. Por conta disso, tivemos de deixar o driver básico de vídeo da Microsoft nessas máquinas premiadas (e substituídas 2x), o que resolveu totalmente o problema mas também, como consequência, não deixa a máquina ajustar o brilho pela tecla de função (Fn + F5 ou F6) e nem habilita o HDMI para conexão em Painéis de Led.

Em resumo, a ASUS precisa dar um pouco mais de atenção a esses detalhes primordiais para máquinas de entrada, pois são as que mais vendem, senão, vão ter muita dor de cabeça.

Esperamos ter ajudado.
Max Duran - Equipe MXD Tecnologia.

youtube.com/mxdtecnologia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×