Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Komushi

CPU fan solda soltou.

Recommended Posts

Galera tenho uma ASUS M5A78L-M e ela tem 6 anos, acontece que fui fazer uma limpeza rotineira e acabou saindo a solda de 2 dos 4 pinos da CPU fan, eles estão presos ainda a placa-mãe pois há uma área que é mais gordinha e não permite que eles saiam pelo lado de cima da placa, liguei o PC normal, aparentemente a FAN está rodando no máximo sem parar e o controlador não está funcionando, quando eu encosto os 2 pinos na trilha ela volta a rodar normalmente com o S.O controlando a velocidade, mas não demora muito, qualquer toque no PC os 2 pinos afastam um pouquinho e volta a rodar 100%. seria possível re-soldar delicadamente esses 2 sem danificar as trilhas ou só profissional consegue (obs:Tenho solda) ?. Sei que tem gente que faz, e rápido, mas eles cobram 30% do valor da placa. Não sei se vale a pena pagar isso por uma placa que já está relativamente velha. Pensei em usar super bonder pra fixá-las, isso danifica as trilhas/placa ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu ferro de solta tem a ponta fina? É um serviço delicado, já que pode estressar a placa, se demorar muito e ofender outros componentes, caso toque o ferro onde não deve.

A cola pode isolar o terminal. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Komushi Por experiência própria, de duas uma, se você se acha capacitado a fazer essa soldagem,

que caso não de certo pode matar sua placa vale a pena o risco, vá em frente, caso contrario, se achar

que não vale a pena correr o risco de perde-la, procure um profissional opara executar o serviço.

adcarvalho

Compartilhar este post

Link para o post

@Komushi A melhor opção é você mesmo pegar e fazer a solda, é só ter calma e logo estará pronto e sem problemas.

Se puder pagar para alguém fazer então é uma alternativa boa, mas só se puder pagar.

Depois que estiver feita a solda verifique certinho como está feita, para ter certeza de não estar encostando a solda uma na outra.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais