Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Guilherme Bicalho

Comprar G4560 ou I3 7100??

Recommended Posts

Olá pessoal, esse é meu primeiro post, e tenho a seguinte dúvida, vou montar um Pc Gamer de entrada e estou pensando entre o Pentium G4560 ou o I3 7100, como vou importar, os dois saiem baratos, mas queria saber se vale a pena pagar um pouco a mais no I3.  Config que eu vou montar:

placa-mãe: Colorful B250M-HD V20

Memória Ram: 2x 4GB 2400mhz

Hd: 1TB

Placa de Video: GTX 1050 TI

Fonte: Corsair 450w

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Bicalho  Se você não tem dinheiro para um i3, pegue o G4560, se você tem dinheiro para um i3, não pegue o i3, pegue um Ryzen 3 1200.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Um Ryzen 3 1200 dá conta de uma GTX 1050 Ti. Não tem por que pagar mais. Se você estiver comparando um Ryzen 3 1300X com um Ryzen 5 1400, a diferença de preço vai ser pouco mais de R$ 100 só. Mas não se comparar usando Ryzen 3 1200. Eu recomendaria pegar o Ryzen 3 1200 em vez do Ryzen 5 1400, e com a diferença comprar um SSD.

Todos os Ryzen 3, 5 e 7 na Kabum ordenados por preço (logo, do pior pro melhor)

Edit:

Benchmarks de usuários: http://cpu.userbenchmark.com/Compare/AMD-Ryzen-5-1400-vs-AMD-Ryzen-3-1200/3922vs3931

No uso diário você não vai notar nenhuma diferença entre os dois. O Ryzen 5 só vence (e por muito) em programas que fazem uso de mais de 4 threads, o que é comum em jogos recentes, mas não fará diferença porque o gargalo estará na GPU...

Compartilhar este post

Link para o post

Se ignorarmos o ssd (que é de longe o melhor investimento que você pode fazer nesse pc), eu não sei exatamente no que você deveria investir a seguir.

A memória é suficiente pra qualquer jogo que essa GPU aguenta. Poderia por um Ryzen 5, mas praticamente não notaria nenhum ganho em desempenho até ter uma GTX 1060. Pondo a GTX 1060 teria enormes ganhos de FPS em vários jogos, mas o Ryzen 3 causaria gargalo em ALGUNS outros (assumindo resolução <=1080p), o que não é problema, mas nesse caso seria melhor também por mais R$ 230 no Ryzen 5.

Enfim, percebi que você está realmente interessado no Ryzen 5. Pode comprá-lo, pelo menos vai facilitar pra fazer upgrade nas outras peças depois.

Edit:

Como você perguntou se seria melhor investir no Ryzen 5 ou no i5-7500, decidi comparar preços, e pelos R$ 870 do i5-7500 você pode pegar um Ryzen 5 1600 (R$ 850). O 1600 tem 6 cores / 12 threads, contra 4 / 8 do 1400. Mas, novamente, é exagero considerando o resto da máquina; será útil apenas se/quando você fizer upgrade nessa GPU.

Edit: na Pichau os Ryzen tão mais baratos que na Kabum e Balaodainformatica: http://www.pichau.com.br/catalogsearch/result/index/?cat=4&dir=asc&order=price&q=ryzen

Edit: vamos facilitar: quanto pretende gastar? Que uso fará do computador fora jogos?

Compartilhar este post

Link para o post

OK, userbenchmark não é um bom lugar para comparações.

R3 1200 com um OC simples para 3.9Ghz já é basicamente um i5-7400/7500. Os R5 1400 entregam FPS médios semelhante aos R3 e i5, porém, tem frametimes melhores, oferecendo uma experiencia melhor. Alem de não lutar tanto multitarefa por ter 8 threads devido ao SMT, semelhante a ao HT que acompanha os G4560/i3/i7. R5 1600 já acaba sendo bem mais forte, mesmo comparado aos i5-7600K com overclock para 4.8Ghz devido aos seus frametimes ruins, e batendo de frente com os i7-7800X.

Se a grana esta limitada, um R3 1200 ou R5 1400, vão te suprir muito bem, acompanhados de uma 1050Ti ou GTX1060 6Gb. Na kabum, se a primo não acabou ainda, você leva 4Gb de RAM grátis com o R5.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Atretador disse:

OK, userbenchmark não é um bom lugar para comparações.

R3 1200 com um OC simples para 3.9Ghz já é basicamente um i5-7400/7500. Os R5 1400 entregam FPS médios semelhante aos R3 e i5, porém, tem frametimes melhores, oferecendo uma experiencia melhor. Alem de não lutar tanto multitarefa por ter 8 threads devido ao SMT, semelhante a ao HT que acompanha os G4560/i3/i7. R5 1600 já acaba sendo bem mais forte, mesmo comparado aos i5-7600K com overclock para 4.8Ghz devido aos seus frametimes ruins, e batendo de frente com os i7-7800X.

Se a grana esta limitada, um R3 1200 ou R5 1400, vão te suprir muito bem, acompanhados de uma 1050Ti ou GTX1060 6Gb. Na kabum, se a primo não acabou ainda, você leva 4Gb de RAM grátis com o R5.

Boa, tinha esquecido dessa promoção, ainda está valendo sim!

Quanto ao userbenchmark, eu acho as comparações até boas. O effective speed ("real world speed") é pouco útil, mas os testes com SC, QC e MC (principalmente, quando se fala em jogos) me parecem razoavelmente corretos, se usados com cuidado.

Dá pra ver que o R3 1200 causa gargalo numa RX 480 (totalmente esperado), mas o mais importante desse teste é que os frametimes estão muito similares entre o R3 e R5 nos momentos em que não há gargalo causado pelo CPU (seria o caso com uma GTX 1050 Ti). O R3 perde talvez por uns 10%, uma diferença pouco significante e quase imperceptível. Isso, por si só, não justificaria os mais de R$ 200 de diferença entre os dois processadores (mas a RAM grátis no R5 justifica :P).

Vou montar uma config aqui com um R5 de até R$ 2500. Daqui a pouco posto.

Edit:

Placa-mãe: MSI p/ AMD AM4 mATX B350M GAMING PRO (R$ 430)

Memória: Kingston HyperX FURY 4GB 2133MHz (R$ 190) (+ uma que vem com o Ryzen 5)

Armazenamento: WD 1TB 7200RPM (R$ 225)
Fonte: Corsair CX-430W 80+ Bronze (R$ 210)

Processador: Ryzen 5 1400 (R$ 700)

GPU: GTX 1050 Ti (R$ 700)

Gabinete: escolha

TOTAL: R$ 2455 + gabinete

Com 8GB ram, R5 e GTX 1050 Ti acho difícil ficar mais baixo que isso (dá pra comprar uma placa-mãe AM4 piorzinha pra poupar uns R$ 100, mas não sei se compensa).

Compartilhar este post

Link para o post

@RafaelCLP Não há muita necessidade de um WC.

Cooler stock segura de boas a 3.7~3.8Ghz, meu A70 segura a 3.9~4.0 sem a minima dificuldade tambem. Testei com ambos. Mesmo com tensão sobrando a 3.8 o stock segura de boas.

adicionado 0 minutos depois

..tem mobo B350 na casa dos 390~410R$ na kabum se não me engano.

Compartilhar este post

Link para o post

A mais barata que achei foi por R$ 425, mas tem razão, bem mais barata do que eu peguei. Eu tinha pesquisado por b350 e achei que tinha ordenado por preço, então peguei a primeira, mas aparentemente não ordenei :x.

Edit: troquei lá por uma MSI por R$ 430. Para AM4 ainda confio mais nas placas da MSI do que nas da Gigabyte, e a diferença é só R$ 5...

Retirei também a recomendação de um WC em caso de OC.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais