Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
rodrigo.zanfa

Notebook Acer E5-573G desligando sozinho

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Estou com um notebook Acer E5-573G com Windows 10 desligando sozinho.

 

O note já tem mais de 1 ano, estava parado. Quando comprei fiz algumas instalações básicas, mas deixei ele de lado e estava usando muito pouco. Não tinha percebido problema algum quando comprei.

 

Desliga automaticamente e no log de eventos, vejo os erros:
21/08/2017 09:15:00 - Evento 41, Kernel-Power - O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.
21/08/2017 09:15:00 - Evento 142, Kernel-Power - O sistema foi reiniciado sem ser desligado primeiro de forma limpa. Esse erro é causado porque o sistema parou de responder e o watchdog de hardware disparou uma reinicialização do sistema.
21/08/2017 09:14:54 - Evento 13, HAL - O temporizador watchdog do sistema foi disparado.

 

Inicialmente estava com a instalação de fábrica, mas formatei-o novamente e o problema persiste. Não instalei nenhum dos drivers do fabricante, deixei todos os que o Windows encontrou.

 

Instalei alguns programas e ele reinicia com poucas horas de uso, ou as vezes com várias horas, não segue padrão. Seja usando o Office, vendo vídeo no YouTube, usando o Adobe Premiere (programa pesado).

 

Temperatura das CPUs pelo Aida64 chega no máximo a 75-80º, mantendo uma média de 60-65º. Neste momento está com média de 55º.

 

Já desmarquei a Reinicialização Automática.

 

Acabei de fazer o procedimento que vi em 2 vídeos no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=x7wdcPpdlU4) pedindo para atualizar driver dos HDs (interno e externos) e também tudo que estiver usando via USB (teclado/mouse), usando a opção de drivers do computador (Procurar software de driver no computador > Permitir que eu escolha em uma lista de drivers disponíveis em meu computador, e deixando o que o Windows mostra automaticamente como "correto"); porém não sei se isso resolveria o problema (ainda não reiniciei para verificar). Fiz este mesmo tipo de atualização nos drivers de vídeo (Intel HD Graphics 5500 e NVIDIA GeForce 920M).

 

Li em outros fóruns que poderia ser problema relacionado à fonte de alimentação, no caso de PCs. Porém não sei se isso influenciaria em notebooks.

 

Vale a pena instalar os driver que baixei no site da Acer para este modelo, mesmo o Windows tendo encontrado todos?

 

Alguma sugestão a mais?

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você usa ele em cima da mesa? coloque algo em baixo pra ele ficar levantado. Carregue a bateria e desconecte o carregador. 

Pode ser mal contato em alguma coisa. Se ele tiver uma tampinha que dê acesso as memórias, abra, remova o pente e limpe os contatos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.zanfa Bom dia

 

Ele desligada tanto na bateria como no tomada, já tentou ligar na tomada sem a bateria conectada.

No painel de controle você desabilitou a opção de desligar o HD na tomada?

Desabilitou a opção de suspender atividade na tomada.

 

Att Edvaldo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Matheus Vanderlei Ele fica numa mesa de madeira, da mesma forma como o note antigo e como este ficou quando usei alguns dias antes (o problema não era apresentado). O note veio de fábrica, então não creio que seja problema de sujeira, peças desencaixadas etc.

@Edvaldo J. Frederico Só fiz o teste no carregador (é um note, mas na verdade uso-o como PC, sempre conectado no carregador, com monitor, teclado e mouse externos). Nas opções de energia está tudo desabilitado (não suspender, não desligar HDs etc.).

 

- Vi alguns vídeos e bastante gente estava falando de troca de pasta térmica por ela ficar ressecada, mas isso com PCs com mais de 4-5 anos, este está com 1 e meio.

- Outros tantos falavam que a fonte poderia não estar aguentando.

- Também falaram de overclock, mas isto não mexi para poder testar.

- Alguns posts também citavam conflito de drivers, especialmente da placa de vídeo.

- No momento estou com ele há 2 dias ligado, após ter atualizado alguns drivers (usando os encontrados pelo Windows mesmo), mas usando bem pouco (apenas Internet e Office).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×