Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito temporizador com dois tempos ajustáveis


Posts recomendados

Olá, pessoal.

 

Preciso de um circuito temporizador, que terá o seguinte funcionamento:

1-Ao ligar, o circuito energiza a carga que permanecerá neste estado por x minutos ou horas.

2-Ao fim do primeiro tempo x, a carga é desenergizada, permanecendo desligada por y minutos ou horas.

3-Ao fim do segundo tempo y, a carga é energizada novamente, reiniciando o ciclo a partir da primeira etapa.

 

É possível regular ambos os tempos com potenciômetros? Este circuito será ligado diretamente na rede 220v, e alimentará um aparelho que funciona nesta mesma tensão. Será necessária uma fonte integrada ao circuito?

 

Sei que existem timers no mercado com preços acessíveis, porém eu quero montar este circuito não só pela funcionalidade mas também pelo conhecimento! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, pode fazer isso usando o integrado temporizador 556, que são dois 555 no mesmo chip. O primeiro temporizador conta o tempo x e o segundo o tempo y, sendo disparado ao término do tempo x. A carga pode ser acionada por um relé. Os tempos podem ser ajustados com potênciometros ou trimpots. Precisa de uma fonte CC para funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível fazer isso com somente um ci 555, mas o problema é que o tempo dele é de no máximo meia hora. 

Para que possa durar horas só com divisores de frequência ou micro controladores. @Marcelo Linha qual é o tempo máximo e mínimo que deseja regular com os potenciômetros? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...