Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Shaders/CUDAS/Stream Processors, diferenças?


Posts recomendados

Olá,

 

Estou pensando em adquirir uma placa de vídeo offboard, porém conforme pesquisava em vários sites, dizia se que os pontos mais importantes a serem consideradas seriam apenas os seguintes:

 

  • Clock do Core
  • Clock da Memória
  • Largura da Banda (GB)

 

Onde dizia se que quanto maior o número destes três itens, melhor seria o desempenho.

 

Porém, me deparei com vários modelos, e  a questão de Shaders/CUDAS/Stream Processors.

 

Por exemplo, geralmente os Clock's possuíam um valor alto, mas pecava nesse lado com 380 (ou valor aproximado).

 

Então a minha dúvida é, ele é um quesito que traz muita diferença no desempenho?

 

Em relação a jogos pesados como Skyrim(e similares) ou assistir vídeos baixados e/ou da internet em FullHD, 4K, 60FPS etc...

 

Agradeço desde já para aqueles que puderem me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Agnes Otsuka

 

Assim, tentando explicar de forma mais simples possível, Cuda (NVIDIA) e Stream Processor (AMD), seriam os núcleos de uma placa de vídeo.. Assim como um processador tem núcleos, placa de vídeo também tem.. Algumas lojas, confundem a palavra "Shaders" com esses núcleos.. Isso é outra coisa que, pra essa explicação, pode deixar de lado..

 

Em TEORIA, mais núcleos e clock maior, dariam mais performance.. MAS, isso é relativo, pois os núcleos da NVIDIA e da AMD operam de forma diferente.. Você vai ver placas da AMD, com mais Stream Processors, do que uma concorrente da NVIDIA, mas ambas com desempenho similar.. RX 580 e GTX 1060 são um caso..

 

HOJE, especificações de uma placa são coisa secundária, na hora de escolher uma.. É BEM melhor, dar uma olhada em reviews e testas, pra ter uma ideia prática, do que uma determinada placa oferece, justamente por causa dessas diferenças..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Obrigada pela explicação simples e direta.

 

Como sou uma pessoa relativamente leiga nessa questão, acabo me confundindo muito com as terminologias de cada coisa e, dependendo de onde você procura as respostas, a dúvida só aumenta.

 

Se não for incômodo, poderia me recomendar sites e/ou canais de reviews??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo, para várias situações eu uso o game debate que é um site de comparativos de tudo que é hardware. lá você pode comparar várias placas de vídeo uma versos a outra e obter vários parâmetros de cada uma. Inclusive que fonte usar em relação à potência. Indico, pois como monto PCs preciso de muitas informações técnicas para atender o gosto e o uso final dos computadores para os clientes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Agnes Otsuka disse:

Como sou uma pessoa relativamente leiga nessa questão, acabo me confundindo muito com as terminologias de cada coisa e, dependendo de onde você procura as respostas, a dúvida só aumenta.

 

Se não for incômodo, poderia me recomendar sites e/ou canais de reviews??

Se tiver mais alguma dúvida, pode aproveitar o tópico pra isso.. Ou eu ou algum outro usuário do Fórum, vai te ajudar nisso..

 

Sobre os reviews, eu dou preferência por canais de fora.. TechPowerUp, AnandTech,Tom's Hardware e TechSpot.. No Youtube, GamersNexus e Hardware Unboxed tem reviews bem interessantes..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, RS Faria disse:

Se tiver mais alguma dúvida, pode aproveitar o tópico pra isso.. Ou eu ou algum outro usuário do Fórum, vai te ajudar nisso..

 

Sobre os reviews, eu dou preferência por canais de fora.. TechPowerUp, AnandTech,Tom's Hardware e TechSpot.. No Youtube, GamersNexus e Hardware Unboxed tem reviews bem interessantes..

Sim estes são ótimos. Inclusive postagens do You Tube. Mas o Game Debate, apesar do nome parecer brasileiro, também é internacional. Segue o link. http://www.game-debate.com/

Hoje prefiro as informações dele. Depois de usar os outros por anos. Nele as respostas que eu quero são rápidas e totalmente imparciais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

2 horas atrás, RS Faria disse:

Se tiver mais alguma dúvida, pode aproveitar o tópico pra isso.. Ou eu ou algum outro usuário do Fórum, vai te ajudar nisso..

 

Sobre os reviews, eu dou preferência por canais de fora.. TechPowerUp, AnandTech,Tom's Hardware e TechSpot.. No Youtube, GamersNexus e Hardware Unboxed tem reviews bem interessantes..

 

 

@Wagner Ruaro

 

2 horas atrás, Wagner Ruaro disse:

Comigo, para várias situações eu uso o game debate que é um site de comparativos de tudo que é hardware. lá você pode comparar várias placas de vídeo uma versos a outra e obter vários parâmetros de cada uma. Inclusive que fonte usar em relação à potência. Indico, pois como monto PCs preciso de muitas informações técnicas para atender o gosto e o uso final dos computadores para os clientes.

 

-

 

Obrigada pelas dicas, já fui atrás de algumas reviews

E esse site Game Debate realmente, é muito bom para comparações, praticamente mostra todas as informações!!

 

Eis que vem a minha dúvida (novamente), dei uma olhada nas reviews e  no site também.

 

Como o orçamento está fraco, pesquisei os que chamavam a atenção no quesito de valor, sei que não é o correto, mas pelo menos já consigo ter uma base, e assim vou aprendendo aos poucos.

 

Cheguei nestes três modelos:

 

Nvidia GeForce GTX 650 (5*) = 200,00
Nvidia GeForce GTX 650 Ti (6*) = 280,00

Ambos 1GB , GDDR5 e 128 bits

 

Nvidia GeForce GTX 1050 (8*) = 450,00

2GG, GDDR5 e 128bits

 

Pelo que eu entendi todos os três não são grande coisa... os 2 primeiros não possuem tanta diferença pelo que andei vendo e, o 3º é mais caro, mas também não possui uma diferença tão fenomenal no desempenho em relação aos dois primeiros. Tentei ver algum AMD, mas... não sei se eu que não sei pesquisar, mas elas são relativamente mais caras que os da Nvidia :o.

 

Enfim, meu objetivo seria fazer o upgrade para rodar jogos mais pesados tipo Skyrim (meu ponto de vista :D) e assistir vídeos em alta resolução, com frequência, mas não ao ponto de 24h.

 

Talvez não tenha tido muita sorte em comparar tais modelos, mas será que vocês conseguiriam me recomendar algo, nessa faixa de 300,00 +/- ??

 

Nunca imaginei que seria tão difícil encontrar e escolher uma VGA com custo e benefício relativamente "bons", sem se colidirem :(.

 

(É claro que para que tudo funcione bem terei que trocar outras peças, mas acredito que isso não seja o maior problema)

 

Agradeço novamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro

18 horas atrás, Wagner Ruaro disse:

Faz uma forcinha e tente pegar ao menos uma GTX 750ti. Pesquise lá no game debate e procure no ML. É uma ótima placa para Gamer básico. Ou se fizer uma forcinha a mais uma GTX 1050ti. Não vá pela série 600 da Nvídia. Pois a tecnologia dos games está mais avançada.

 

Muito obrigada.

 

Recomendaria alguma que possui um desempenho similar da AMD?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem esta da AMD.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-783420329-placa-de-video-amd-radeon-r7-360-2gb-ddr5-1050mhz-directx-12-_JM

 

Tem desempenho 18% menor que a GTX 750ti e precisa de uma fonte real de 500W para o conjunto completo.

adicionado 0 minutos depois

Esta é nova.

adicionado 2 minutos depois

Vendedor é qualificado e a placa tem garantia de 12 meses.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro

5 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Tem esta da AMD.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-783420329-placa-de-video-amd-radeon-r7-360-2gb-ddr5-1050mhz-directx-12-_JM

 

Tem desempenho 18% menor que a GTX 750ti e precisa de uma fonte real de 500W para o conjunto completo.

adicionado 0 minutos depois

Esta é nova.

adicionado 2 minutos depois

Vendedor é qualificado e a placa tem garantia de 12 meses.

 

Muito obrigada por toda a ajuda!

 

:tw_grin:

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
24 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Por esse valor compensa muito mais fazer uma forcinha para pegar a GTX 1050. Essa placa está cara pelo que oferece. A GTX 1050 é brutalmente superior por pouca coisa a mais. O custo x benefício é muito maior.

 

18 horas atrás, Agnes Otsuka disse:

Cheguei nestes três modelos:

 

Nvidia GeForce GTX 650 (5*) = 200,00
Nvidia GeForce GTX 650 Ti (6*) = 280,00

Ambos 1GB , GDDR5 e 128 bits

 

Nvidia GeForce GTX 1050 (8*) = 450,00

2GG, GDDR5 e 128bits

 

Pelo que eu entendi todos os três não são grande coisa... os 2 primeiros não possuem tanta diferença pelo que andei vendo e, o 3º é mais caro, mas também não possui uma diferença tão fenomenal no desempenho em relação aos dois primeiros.

Na realidade a diferença de desempenho entre a GTX 1050 e a GTX 650Ti é brutal.

adicionado 1 minuto depois
18 horas atrás, Agnes Otsuka disse:

Nvidia GeForce GTX 1050 (8*) = 450,00

2GG, GDDR5 e 128bits

Se você encontrou por esse valor, pode comprar. É muito mais placa que aquela R7 360 e custa quase a mesma coisa.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Foxwalt disse:

Por esse valor compensa muito mais fazer uma forcinha para pegar a GTX 1050. Essa placa está cara pelo que oferece. A GTX 1050 é brutalmente superior por pouca coisa a mais. O custo x benefício é muito maior.

 

Na realidade a diferença de desempenho entre a GTX 1050 e a GTX 650Ti é brutal.

Certíssimo. Quando monto PCs gamer básico, uso GTX 750ti, GTX 1050 e GTX 1050ti. Pois são as melhores opções custo benefício. Os clientes choram muito e estas são as melhores opções a preços razoáveis e desempenho acima da média.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

36 minutos atrás, Foxwalt disse:

Por esse valor compensa muito mais fazer uma forcinha para pegar a GTX 1050. Essa placa está cara pelo que oferece. A GTX 1050 é brutalmente superior por pouca coisa a mais. O custo x benefício é muito maior.

 

Na realidade a diferença de desempenho entre a GTX 1050 e a GTX 650Ti é brutal.

adicionado 1 minuto depois

Se você encontrou por esse valor, pode comprar. É muito mais placa que aquela R7 360 e custa quase a mesma coisa.

 

Obrigada pelas informações rsrs

 

Só assim para aprender mesmo :D

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ser humano só desenvolve a partir do momento que se cria a curiosidade e o interesse de aprender. É assim que há a Evolução. Nunca deixe de ter curiosidade. Evolua sempre... Precisando estamos sempre às ordens. E que chegue também o momento de você passar conhecimento a outras pessoas.:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...