Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dimensionamento mini refrigerador utilizando pastilha Peltier


Posts recomendados

Pessoal, estou dimensionando um mini refrigerador, e gostaria de poder tirar algumas dúvidas, se alguém puder me ajudar.

Um pouco do meu objetivo: desejo modelar um mini refrigerador, irá resfriar apenas uma garrafa de água de 510 mL até a temperatura de 5°C partindo da temperatura ambiente de 27°C. Fiz todo o dimensionamento de carga térmica, dando um total de 57,73W e, com isso, por cálculo de convecção forçada (vou colocar um cooler do lado frio da pastilha também), cheguei a uma temperatura da parte fria de - 17°C. 

 

Em anexo, tem o DataSheet da pastilha, mas estou com dúvidas de como exatamente utilizá-lo, por exemplo: quero saber agora qual a corrente e tensão preciso aplicar na pastilha pra obter essa diferença de temperatura, e assim retirar essa carga térmica, conseguindo resfriar a água.

TEC1-12706.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu não quero só que o refrigerador funcione, preciso testar todo o dimensionamento que fiz. Queria aplicar EXATAMENTE a tensão que for necessária para poder comparar (vou precisar fazer todo um sistema de controle da tensão).

 

Vou explicar melhor, eu fiz todo o dimensionamento para resfriar a água em 15 minutos, agora quero ver na prática se em quinze minutos chego a temperatura pretendida. E gostaria de saber qual é essa tensão olhando os dados do DataSheet da pastilha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Yago_Santos disse:

Então, eu não quero só que o refrigerador funcione, preciso testar todo o dimensionamento que fiz. Queria aplicar EXATAMENTE a tensão que for necessária para poder comparar (vou precisar fazer todo um sistema de controle da tensão).

 

Vou explicar melhor, eu fiz todo o dimensionamento para resfriar a água em 15 minutos, agora quero ver na prática se em quinze minutos chego a temperatura pretendida. E gostaria de saber qual é essa tensão olhando os dados do DataSheet da pastilha

O rendimento de um sistema Peltier para refrigerar ou refrescar água, que seja, é péssimo. Vais ter de deixar ele ligado pelo menos algumas horas para que resfrie 10 graus sua garrafa dágua e isso com muita troca térmica entre os dois trocadores de calor.. Certa feita fiz um resfriador desses dai, previ termostato, que foi a primeira coisa que arranquei fora... Sei que na teoria tudo se justifica, terias que modular essa pastilha para conseguir a curva de resfriamento por você projetada. Sei de tudo isso dai mas já estou calejado...  Basta imaginares que a fonte de calor desse sistema está a poucos milímetros separada da fonte de frio. Basta relaxares no fornecimento de frio que o calor toma conta..  Perdas altas, péssima transferência e rendimento baixo vão fazer com que deixes tudo ligado a uma tensão confortável (por isso os 12 Volts).

 

Sinto lhe dizer e tirar um pouco da poesia com que conduzias o experimento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Amigos 

Por favor poderiam dar uma ajuda?

 

Gostaria de montar um sistema para refrigerar um pequeno armário 60x60x120

 

A ideia é instalar na parede do armário usando 1 pastilha peltier, 2 dissipadores de calor/frio e 2 coolers (1 ventilando para dentro, outro para fora)

 

O objetivo é manter a temperatura estável em torno de 26°C.

 

Já li aqui e em outros fóruns que não é ideal usar termostato e programar pra desligar e ligar toda hora pois estragaria a pastilha. 

 

Pensei em utilizar uma fonte com regulagem de tensão para alimentar o sistema com menos de 12V e assim mantê-lo funcionando com perda de eficiência pois não posso obter temperatura abaixo de 26°C.

 

Para isso, também pensei em utilizar dissipadores com tamanhos diferentes. Gostaria de confirmar se isso funcionaria e se a maneira correta de instalar seria com o menor colado ao lado frio da pastilha e o maior, colado ao lado quente.

 

Além disso, para contornar a questão do liga/desliga, pensei em instalar um timer e manter o sistema funcionando apenas por algumas horas previamente programadas.

 

Não gostaria, se possível, de incluir nenhum outro componente eletrônico complexo que envolva programação e etc pois não é a minha praia.

 

Muito grato.

Valeuuu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O grande problema que acontece na pastilha Peltier, no controle térmico do tipo termostato, liga/desliga, é que ao desalimentar essa pastilha o calor externo do conjunto pastilha cooler externo inicia um processo de migração para o lado frio uma vez que a separação deles é a própria pastilha com coisa de 5 mm de separação...

A ideia de manter a mesma ligada e "modular" a potência (ou tensão) aplicada é boa sim e implica em manter sempre uma corrente pela pastilha visando anular essas perdas inerentes.

Tem de fazer isso eletronicamente através de um modulador PWM que faz variar a tensão média de saída em função da temperatura desejada..

 

Procure por isso na internet, "modulador PWM controlado por temperatura"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP

@Yago_Santos 

Você pode por gentileza compaetilhar conosco sua modelagem, os cálculos?

 

Estou ciente de que já faz muito tempo. Então o que você lembrar tá valendo!

 

A propósito. Pelo que entendi, sua garrafa PET cheia de água vai perder calor para o ar. Que tal se o líquido perdesse calor diretamente para um recipiente de inox ou alumínio em contato perfeito com o lado frio da pastilha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

@Yago_Santos 

Você pode por gentileza compaetilhar conosco sua modelagem, os cálculos? 

Foi um desenvolvimento muito mais experimental do que teórico.   Muito mais dentro da pratica que da teoria.

 

Estou ciente de que já faz muito tempo. Então o que você lembrar tá valendo!

 

A propósito. Pelo que entendi, sua garrafa PET cheia de água vai perder calor para o ar. Que tal se o líquido perdesse calor diretamente para um recipiente de inox ou alumínio em contato perfeito com o lado frio da pastilha?

Eu jamais falei sobre garrafa PET, de modo que nem sei do que estás falando... Note  que em tese sempre que minorares os caminhos envolvidos na troca de calor estarás aumentando a eficiência desse e de outros processos térmicos..

 

Seja mais claro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...