Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
allagoano

Com Ligar O Ide Do Hd?

Recommended Posts

Pessoal queria saber uma coisa, aqui no meu micro eu instalei os cabos flats(IDE) da seguinte maneira:

IDE Primary: uma ponta na placa mãe, e aquela outra em que as entradas ficam mais juntas no HD

IDE Secundary: uma ponta na placa mãe, e aquela outra em que as entradas ficam mais juntas no CD-rom

só que eu queria saber se ta certo assim?? se eu inverte os cabos vou perder em desempenho?? Tem perigo de danificar algum drive/hd??? :wacko:

me ajudem, por favor!!! valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está tudo certo! Não precisa se preocupar. :joia:

Sempre tente obedecer o seguinte: HDs juntos (no mesmo flat cable) e de preferência no primeiro IDE. Outros drives (CD, gravador, leitor de DVD) juntos no mesmo flat cable, no segundo IDE.

Só foge quando fulano tem 3 HDs, por exemplo, e só tem 2 entradas IDE, pois então ele terá que juntar dois HD em um flat e no outro terá que pôr o drive de CD e outro HD.

Acho que deu para entender! :palmas:

Compartilhar este post

Link para o post

Vi num Forum aqui pela net, que a ponta azul do cabo flat deve ser ligada na placa-mãe e a entrada CINZA do cabo flat no drive secundario a ponta PRETA deve ser colocada no drive master(inclusive minha placa-mãe vem com um conector IDE1 azul e um conctor IDE2 cinza)............

Mas a minha pergunta é:

Estou precisando inverter a posição do cabo flat, colocar a ponta preta na placa-mãe e a azul num drive pois preciso ligar 4 drives e o cabo flat que esta ligando o HD(em baixo no gabinete) não alcança o CD-rom(na parte de cima do gabnete), se eu inverter, danificarei algum drive ou a placa-mãe?? ou apenas perderei desempenho??

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

tem nada a ver não... pode inverter !

quando você diz inverter, é o cabo né:? você vai continuar ligando ele no mesmo lugar né ?!

pode sim!

B)

Compartilhar este post

Link para o post

Você não vai perder desempenho e nem danificar nada. O fato de o cabo flat ter um 'lado' para placa-mãe é o seguinte: o lado que tem que se colocar na placa-mãe é maior (tem mais espaço).

Assim fica melhor:

|------------------|--------|

A parte que é mais longe vai na placa-mãe... as outras duas vão nos dispositivos.

É isso! E se inverter, não vai acontecer nada... só vai ficar mais difícil ligar os dispositivos. :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz eu queria inverter justamente para facilitar a instalação dos dispositivos, pois

tenho que ligar 4 drives num gabinete de 4 baias, ai liguei um cabo IDE2 nos cd-rw e cd-rom e o IDE1 liguei o HD mais o dvd-rw, dai

Antes:

Parte inferior do gabinete: I--------------Ihd-------Idvd (parte supeior)

Depois:

Parte inferior do gabinete:I-------Ihd--------------Idvd (parte supeior)

colocado do jeito que estava era impossível ligar os dois, pois o cabo não alcançaria do HD ate o DVD-rw, devido os comprimento entre os plugs para conectar nos dispositivos serem muito curtos!!

Sera que deu para entender o esquema acima??

Compartilhar este post

Link para o post

Agora ficou mais fácil de entender! :joia:

Na verdade, nem precisava de desenhos, nem nada... porque de qualquer maniera num ia prejudicar nada... :muro:

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

E aí galera beleza??

Hoje eu inverti o cabo, inclusive trocando-o atual de 80 vias por um de 40 vias, testei da forma convencional e da forma "invertida" e passei um Bencmarck (CristalMark) os resultados variaram bastante de 19.200 a 21.500 pontos, (pontuações baixas inclusive com o cabo de 80 vias) será que ficou na média ou eu ja estou sentindo os resultados da inversão??

Minha maquia é essa:

AMD Duron 1.3Ghz

224MB PC2100

HD Samsung 20GB 5400rpm

Win XP SP1

E aí essa pontuação ta boa?? ou ta fraca??

Compartilhar este post

Link para o post

E aí colegas, beleza!!

É o seguinte allagoano, os cabos invertidos não influenciam em nada no desempenho da máquina!! Se no seu Benchmark deu alguma variação, realmente não sei o q foi. Pois não deve variar o Benchmark de uma posição, ou de outra, isso não vai influenciar em nada!

Se você ainda tiver realmente :muro: com isto, procure fazer os testes 3 vezes em cada configuração do cabo, pegue a média destes 3 testes iniciais e compare com a média dos outros 3 testes com a outra configuração. O resutado não deve variar muito (variar pouco é normal, você sabe).

Então é isso aê!!

Flws...

Compartilhar este post

Link para o post

Ligar o HD junto com um drive de CD ou DVD vai fazer com que o desempenho deste HD seja inferior ao esperado.

Quando você liga dois dispositivos no mesmo flat cable o desempenho dos dispositivos deste flat será igual ao desempenho do periférico mais lento. (por isso trocar o cabo de 80 por um de 40 não afetou o desempenho)

Eu se fosse você, retiraria o gravador de CD ou o CD ROM (para que ter CDRW, DVDRW e CDROM no mesmo micro?? :tantan: ) e deixaria o HD ligado sozinho na IDE1 com o cabo de 80vias.

Experimenta a fazer o teste com o HD ligado sozinho na IDE1.

Seria interessanto você colocar o modelo da sua placa mãe e do seu HD.

falou,

Gambler

Compartilhar este post

Link para o post

E ai pessoal beleza???

A minha placa-mãe é uma PC-Chips 863G(sei que ela num é muito boa, né?!) mas foi a que deu para comprar, e o HD é um Samsung 20Gb 5400 rpm 2MB de buffer, mas o que me deixou com a puga atrás da orelha foi o resultado ter variado tantos resultados, e com o cabo flat de 80 vias se sair pior do que com o de 40 vias em alguns casos :tantan::tantan:

Ma seu vou fazer como disse o nosso amigo Ericksen para rever meus resultados, e tambem como disse você gambler e vou aproveitar e realizar novos Bencmarks, para ver o quanto eu ganho, né??!!!!

Valeu pessoal!!!! :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais