Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração Do Setup Da A7n8x-x


RUBENS_SA

Posts recomendados

me ajudem por favor...

eu tenho uma placa-mãe A7N8X-X com o processador Athlon XP 2200+, e memória de 256Mb DDR400.

eu gostaria de saber qual valor de clock externo, multiplicador, etc. devo colocar no Advanced Setup para explorar o máximo desse conjunto sem sobrecarregar o PC. O setup está todo desconfigurado e eu sou leigo nessa parte de configuração de valores de frequência etc.

Ps. qualquer dica sobre configuração do SETUP para A7N8X-X a fim de aumentar sua performance seria bem vinda.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se você não está querendo fazer overclock, a frequência que tua CPU trabalha é de 133 MHz. É isso que deve estar na opção "CPU External Frequency". O fator de multiplicação é reconhecido automaticamente. Como sua memória é uma PC 400, isto quer dizer que ela trabalha fisicamente a 200 MHz. Desta forma a opção "Memory Frequency" da BIOS deve estar setada ou para reconhecer automaticamente, "by SPD", ou 150%, ou seja, ela pega a FSB que é igual a 133 MHz e multiplica por 1.5, que dão os 200 MHz da memória.

Valeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por yururahy@23 ago 2004, 13:26

Cara, se você não está querendo fazer overclock, a frequência que tua CPU trabalha é de 133 MHz. É isso que deve estar na opção "CPU External Frequency". O fator de multiplicação é reconhecido automaticamente. Como sua memória é uma PC 400, isto quer dizer que ela trabalha fisicamente a 200 MHz. Desta forma a opção "Memory Frequency" da BIOS deve estar setada ou para reconhecer automaticamente, "by SPD", ou 150%, ou seja, ela pega a FSB que é igual a 133 MHz e multiplica por 1.5, que dão os 200 MHz da memória.

Valeu?

valeu mestre...

me diz uma coisa:

eu coloquei 166mhz na frequência externa

e o multiplicador em 10,5x

posso queimar meu processador?

qual o limite máximo que posso colocar (overclock), sabendo que não tenho um super cooler nem exaustor?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Afinal, qual é o eu cooler?

Eu colocaria o barramento externo em 200MHz, ficando em sincronia com as memórias, e o multiplicador no máximo que o seu sistema(refrigeração e também a fonte, se for mexer no vcore) suporta.

Mas de início, 9.5x200MHz seria um clock tranquilo(o multiplicador 10 e 10.5 não vão mais funcionar, com o FSB em 200MHz, a não ser que você faça o pinmod de FSB Sense).

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RUBENS_SA@24 ago 2004, 01:35

valeu mestre...

me diz uma coisa:

eu coloquei 166mhz na frequência externa

e o multiplicador em 10,5x

posso queimar meu processador?

qual o limite máximo que posso colocar (overclock), sabendo que não tenho um super cooler nem exaustor?

obrigado

Não, não vai queimar pois ele está rodando em uma freqüência mais baixa do que ele foi projetado para trabalhar. 166 MHz X 10.5 ~ 1750 MHz, sendo que o seu processador foi projetado para rodar com 133 MHz X 13.5 ~ 1800 MHz, ou seja, ao invés de um overclock você está fazendo um "underclock". A temperatura de queima do seu processador é de 85 graus celsius. Mas não é aconselhável que você opere com ele a temperaturas muito altas. Não deixe chegar perto desta temperatura. Não tem como saber qual o limite teórico para o overclock. O que você pode fazer é ir testando até uma configuração que funcione. Uma boa dica foi a que o Phoenyx deu, pois assim seu processador vai rodar a 1900 MHz e a memória estará em sua freqüência de operação para qual foi projetada. Com esse aumento de velociade seu processador vai esquentar mais, então você deve ficar de olho na temperatura dele. Se começar a esquentar demais sugiro que você troque o cooler por um de maior capacidade.

Beleza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por d0ug@24 ago 2004, 16:25

O multiplicador 10 e 10.5 não vão mais funcionar, com o FSB em 200MHz, a não ser que você faça o pinmod de FSB Sense.

Porque não iriam mais funcionar? E o que viria a ser pinmod de FSB Sense?

Falou!

não entendi esse Pinmod de FSB Sense!

me explica por favor.

eu posso fazer esse tal de Pinmod? isso causaria algum dano na minha máquina?

é necessário trocar o Cooler, colocar dissipador ou exaustor?

com esse Pinmod eu posso alcançar quanto de frequência?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não vai mais funcionar porque o seu processador possui FSB default em 133MHz, e a placa vai limitar estes multis quando utilizado um FSB igual ou superior a 200MHz.

Faça um teste, coloque 10x200MHz, o PC não irá nem ligar(obrigando-o a dar um clear-cmos), ou então entrará automaticamente no modo safe.

O pinmod do FSB Sense consiste em ligar alguns pinos, responsáveis pela auto detecção do barramento do processador, assim você enganará a placa. Eu aconselho fazer o pinmod para 166MHz, pois é mais fácil e traz os mesmos resultados.

Saiba como fazer lendo o tópico fixo sobre o assunto: http://forum.clubedohardware.com.br/index....showtopic=98246

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...