Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual O Seu Software Para Vetorização?


Qual dos softwares abaixo você utiliza?  

1 voto

  1. 1. Qual dos softwares abaixo você utiliza?

    • Macromedia FreeHand
    • Adobe Ilustrator
    • Corel Draw
    • Outros... Qual?


Posts recomendados

Postado Originalmente por Cassiano BH@23 ago 2004, 10:15

Apesar do corel ser mais poderoso, achei a interface do freehand melhor para desenhos.

discordo de você Cassiano. Das ferramentas citadas, o mais "simples" é o Corel. Tanto o Ilutrator como o FreeHand são para aplicações profissionais e os programas mais usados no mundo por profissionais da área. O corel por exemplo é muito fraco em termos de "layers" (camadas).

Agradeço sua participação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você olhar só para o lado de layer está certo sim. Eu uso e prefiro o freehand como falei acima. Só que a macromedia está lançando um pacote que ainda precisa de melhorias. O corel está a mais tempo no mercado, é a mesma coisa de comparar o photoshop e o fireworks. O fireworks funciona faz muita coisa, mas superar o photoshop isso é dificíl. Acontece o mesmo com o freehand e corel. Do mesmo lado a corel lançou o programa deles de animação que não chega nem nos pés do flash.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@23 ago 2004, 12:51

Se você olhar só para o lado de layer está certo sim. Eu uso e prefiro o freehand como falei acima. Só que a macromedia está lançando um pacote que ainda precisa de melhorias. O corel está a mais tempo no mercado, é a mesma coisa de comparar o photoshop e o fireworks. O fireworks funciona faz muita coisa, mas superar o photoshop isso é dificíl. Acontece o mesmo com o freehand e corel. Do mesmo lado a corel lançou o programa deles de animação que não chega nem nos pés do flash.

:-BEER

Concordo com a sua posição Cassiano, mas acho que o Corel Draw apesar de ser um dos pioneiros nessa área já foi superado pela gigante Macromedia e Adobe.

Com relação ao Fireworks e Photoshop, eu os vejo como programas totalmente ditintos. Layout para web no fireworks e tratamento de imagem no Photoshop, prefiro não misturar e não compara-los.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Uso o CorelDRAW desde a versão 3, atualmente uso a 10.

Já experimentei o Illustrator e não gostei, achei a interface burocrática.

Nunca vi o FreeHand!

Francamente, acho o Corel o melhor, é mais flexível e a separação de

cores é confiável. Os recursos de edição são mais que suficientes, e de

quebra ainda lida bem com bitmaps, inclusive duotones. Agora, tem de

ler o manual, assim como qualquer um dos softs em questão.

Como disse, ainda uso o 10. Ainda nem fiz o upgrade para XP!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como comparar Macromedia Flash e Corel Rave.

O Flash é conhecido, famoso e muito utilizado... ja o Corel Rave....

O Corel Draw é certamente o mais utilizado por todos, mas não sei se é o melhor pois não cheguei a estudar a fundo o FreeHand ou o Illustrator (acho o Illustrator bem melhor em efeitos do que o Corel).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
O corel por exemplo é muito fraco em termos de "layers" (camadas).

Mas acho mais intuitivo para edição de curvas.

Acho que cada um dos programas tem seus pontos fortes e fracos e se complementam. No caso prefiro o Corel a o Illustrator; o freehand nunca tentei.

Em todo o caso acho que o mais importante é saber o que cada ferramenta faz e usá-las para os devidos fins. Por exemplo, usar photoshop pra edição, corel pra ilustração e indesign pra paginação, e não corel pra paginação nem photoshop pra ilustração.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Já usei muito o Corel, mas hoje em dia não está valendo mais a pena... Ele tem dado muito bug desde a versão 8. A mania da Corel de querer fazer de tudo num soft só não dá certo. Simplesmente não funciona. Você acha que consegue exportar os arquivos, mas ele exporta tudo com erros... Nem PDF o Corel consegue importar direito...

Sugiro que tirem uma hora de seus dias pra aprenderem a usar o Illustrator e o Freehand, são programas muito mais estáveis que o Corel. Meu predileto é o Freehand. Se acomodar em um programa só porque todo mundo usa, pra mim não é sinal de profissionalismo. O verdadeiro profissional tem sempre que estar antenado com as possibilidades que existem. Às vezes o que é bom pra uma mídia não é bom pra outra.

Corel é ruim hoje em dia, já foi muito bom, mas a Corel encheu ele de inutilidades ao longo dos anos. Era um programa leve e rápido, hoje é pesado e cheio de bugs. Tanto que numa tentativa fracassada de minimizar as perdas com as travadas do Corel eles inventaram aquele Corel ARM. Só se for o golpe do João sem ARM mesmo!! hahaha Um travamento duplo de sistema, foi o que eles conseguiram fazer.

Já cansei de produzir arte em vetor e fechar os arquivos pra mandar pra gráfica e chega lá, eles não sabem nem abrir!

"Que programa você usa?"

"Corel..."

Ave maria!! Apenas um lugar até hoje eu consegui que eles abrissem os arquivos fechados sem problema. Lá eu conseguia conversar com o gráfico e a gente se entendia quando falarvamos em termos como reticulação, lineatura, escala PANTONE...

O fato é: o Corel já foi bom. Hoje em dia tá longe de ser... Quem quiser continuar a usar que use... Mas não sabem o que estão perdendo a se absterem de ver o que o Freehand e o Illustrator têm a oferecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

O melhor programa e aquele q você domina...

O corel 9 acho a melhor versao, conconcordo q do dez para ca alem de muito bug, fica lento.

Para vetorização acho o corel melhor, e acho q ele e muito profissional sim, so q fácil de usar, mas tem muita coisa avançada.

Mas hoje em dia as agencias de publicidades ultilizam muito o freehand e illustrator.

Mas vai de cada um, trabalho a7 anos na area grafica, de dois anos placa q comecei a mexer com AI e FH, mas não consigo vetorizar muito bem neles não....

Mas tudo e pratica

VLWssssssssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PREFIRO O INKSCAPE

__COncordo, os programas citados são ótimos, mas muito caros. Quem de vocês tem ele original. . .

__Eu prefiro o Inkscape, que é livre:

http://www.inkscape.org

__Gente! Vamos abrir os olhos pra ele, pois é muito bom e simples

Dêem uma olhada neste post, nele há um pequeno tutorial:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=179596

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Uso o Corel Draw 12, mas acho que deveria ter mais opções para dar mais efeitos nos desenhos e tal, coisa que direto e reto sinto falta, porém acho ele muito bom até mesmo porque sempre usei ele para desenhar vetores e quanto ao Illustrator e ao free hand não tem nem como eu dizer nada, o Free Hand eu até já vi, mas o conceito de desenhar nele é totalmente deiferente do Corel Draw e já o Illustrator eu nem nunca vi na vida! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...