Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcador de pontos em PIC


Posts recomendados

Fala galera!
Sou iniciante em eletrônica e estou com um projeto de um Jogo de Passa ou Repassa.

Gostaria de acoplar um placar na mesa do jogo, porém não tenho a minima ideia de como montar um.
Gostaria de saber se alguma alma boa poderia me enviar um esquema (ou me explicar) de como utilizar um PIC para isso em um display de 7 segmentos (Duplo).
A Ideia é conter 2 times (ou seja 2 displays duplos ou 4 displays individuais)  cada um com botão aumentar ponto, diminuir ponto e resetar pontos (esse ultimo pode resetar os dois).
Sei que é pedir demais, mas se puder mandar a programação do PIC (Se não eu me viro, não tem problema =D).

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para fazer no arduino

https://www.hackmeister.dk/2010/08/4-lcd-displays-on-1-arduino/

Se tiver comunicação serial, com uma interface serial

http://www.instructables.com/id/Arduino-Dual-20x4-Display/

Também tem uns chips para conversão serial para lcd e você pode usar a mesma estratégia do link de cima.

 

Mas tente adaptar para o pic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais uma estranha conexão cronológica...

De repente você e este cara...

...podem se ajudar. Em ambos os casos vai ter que ter um mc mesmo. Relativamente simples, quase me deu vontade de fazer um simulado pra vocês 2 só como terapia.... A pensar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu pensei nisso, posso fazer em arduino e botar um atmega!
É porque da até dó de deixar dois arduinos dentro de caixas com tanta coisa que da pra fazer.


Vão ser dois marcadores, um menorzinho na mesa do Passa ou Repassa e um maior separado.
Dois Atmegas e um arduino para programar eles dois.
Assim vou poder usar o arduino no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Pedro Possetti ,

 

Entendo bem o que você quer dizer. Mas pela praticidade, penso que vale a pena, pois bastaria apenas um módulo com 4 displays ( ou dois módulos de dois ) que possam se comunicar com apenas alguns fios, e dois módulos de teclas, e tudo ligado a um Arduíno, assim você nem precisaria fazer nenhuma placa PCI.

 

Para os displays, algo deste tipo :

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-874849650-modulo-display-4-digitos-7-segmentos-tm1637-relogio-arduino-_JM

 

ou este :

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-840758211-modulo-display-8-digitos-de-7-segmentos-arduino-pic-_JM

 

 

Para as teclas, algo deste tipo :

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-840683900-teclado-mcu-4x4-matrix-16-teclas-botões-keys-arduino-pic-_JM

 

Ou deste :

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-840807902-teclado-touch-capacitivo-4-teclas-ttp224n-arduino-pic-_JM

 

Enfim, claro que se a ideia é fabricar , então melhor projetar uma única placa com tudo o que é necessário, mas se for algo tipo um TCC, bastaria um simples Arduino Uno e alguns desses módulos, e bastam poucos fios de ligação e pronto, o hardware estará prontinho, deixando apenas o software para você se divertir !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses displays são pequenos :(
Não ficaria bonito visualmente.

Então eu teria que fabricar meus próprios display e utilizar a técnica de multiplexar.
Como é algo permanente (Vai ficar ali pra sempre) eu não queria deixar os arduino's parados.
Por isso os microcontroladores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica @Carlos Zanon, vou seguir este caminho!

Mas ai surgiu outra dúvida.
Os display's vão ter 8 pinos, sendo 1 terra, então 7, preciso conectar 14 pinos no standalone + 5 pinos de botões.
Isso da um total de 19 pinos. Pelo que eu vi, ele não tem 19 entradas.

Como prosseguir? É possível adicionar um Cl no atmega do standalone? Qual eu usaria? :(
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode usar CI's shift register do tipo serial-in parallel-out como por exemplo um... 74hc164

 

O Arduino usa somente 2 (1 dados e 1 de clock) das portas digitais para enviar os dados de forma serial para o 74hc164 e este a transforma em saídas paralelas... Dai com 2 portas você cria 8, por exemplo x)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

1 das portas digitais para enviar os dados

+ 1 para o clock. Se tiver a 3ª, cogite 74hc595. Vantagem: dados não ficam zanzando na saída enquanto são deslocados.

 

Me fez lembrar... Certa feita usei uma (01) porta dum mc pic10F pra conversar com um hc164 e deste prum display lcd16x2. Dado=pulso de dado normal, clock=pulso de alta freq...  um filtro rc passa alta separava pra porta clk.. ou algo do gênero.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que 74hc595 é a melhor opção.

Agora fabricando os displays. Vou precisar de 1 transistor em cada display ou seja 4 transistores.
Qual transistor usar e qual resistor colocar ali?

Em 1 display, vão ter 14 leds de alto brilho, cada segmento do display usando 2 leds ligados em paralelo. Isso em 5v que é o que a standalone libera, vou ter que colocar resistores de 43R(ou nem tem necessidade?).
Informações do led: 3.3v, 30ma

Obrigado por todos que estão ajudando <3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for um transistor para aguentar todos os leds em paralelo

30ma*14=420mA. Ou seja, 0,42A. Se o transistor de uso comum tiver um ganho de uns 110 he. Fica 0,42/110 = 0,0038 na base. Então como a queda de tensão de uns 0,7V entre a base e o emissor 5-0,7=4,3V ... ficamos R=U/i ; R=4,3/0,0038 ; R=1131.57 ohm... ou seja um resistor de 1k da para o gasto X)

 

Se for usar outra estrutura com esses 4 transistores 14/4= 3,5. Ou seja, como não está dando inteiro... essa tua conta ai ta estranha, melhor colocar uma imagem do circuito para ter ideia. Agora, se for mesmo dividir os valores entre os 4 transistores vai pode usar um resistor MAIOR*, mas não acredito que vai ser esse valor baixo ai ... ops li errado uhahuauha os resistores que ele está falando são para cada led ^^ Enfim... Mas para o transistor é isso ai em cima hehehe

 

Sempre é bom simular as coisas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra usar a totalidade da corrente dos leds você vai ter que ter transistores nos segmentos também. Algo como uln2002 deve facilitar sua vida

bea75fb9-33d5-11e3-a1c5-90e6bac8e46a_bea

Se for multiplexar (o que recomendo) a princípio terias que aplicar corrente maior ainda nos leds. Por outro lado nem precisa. Pros circuitos trabalharem com folga, aplique a menor corrente possível que dê bom resultado visual. Esta é a teoria da prática ou vice versa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Zanon
Posso usar um de 43 ohms 1/4w não?
Me corrija se eu eu estiver errado

@Bommu Perneta
O transistor seria desse jeito aqui (Ignore o Pic):
display%207seg_3.png

Só que no caso seria 4 displays que seriam mutiplexados em pares.
Poderia usar 4 Transistor NPN 2N3904 e resistores de 1k ohms.

Esse é o projeto do display:
7seg_pinouts.png
Vou fabrica-lo para ter em tamanho maior, os resistores de 43 ohms ( 2 leds de alto brilho) iriam nos segmentos de A até G (Não vou usar o P, não tem utilidade pra mim)
Porém só vou ter uma porta COM, não vejo necessidades de colocar as duas.

@Isadora Ferraz

Eu realmente precisaria dos transitores em cada segmento? Não posso fazer sem? Ta ocupando muito espaço já.

@todos
E agora analisando eu percebi que ainda vou ter problemas com as entradas:59a630ed50ee1_BodaciousHabbi-Crift(1).thumb.png.bfc24af8f2c42e65974a8fcf10cd00ff.png
Esse sistema multiplexado usa 9 entradas do arduino, isso faria com que o meu precisasse de 18 + 5 botões, 23. 
Nesse projeto tem algum fio que posso ligar em outro pra diminuir? Tenho medo de testar e explodir tudo aheuaheau
E descobri que vou precisar de + 2 resistores (os que ligam a porta negativa ao transistor), quais ohms seriam esses? No caso da imagem ele usa as duas portas COM, no meu eu usaria uma só.

Posso utilizar um ou dois desse?
http://www.institutodigital.com.br/pd-42b9f2-modulo-divisor-multiplexador-digital-d74hc4067.html?ct=76b8b&p=1&s=1
Assim eu não precisaria do 74hc595 ou usaria para ficar mais organizado ainda.

To quase ficando doido haha :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, João Pedro Possetti disse:

Posso usar um de 43 ohms 1/4w não?
Me corrija se eu eu estiver errado

 

Use lei de ohm, como eu fiz.

 

U = R * I

 

5 - 3.3 = R * 0.03

 

R = 1.7 / 0.03

R = 56.6666666667

 

Usar um resistor menor ali, pode até funcionar, mas a vida útil do led não vai ser a mesma.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, João Pedro Possetti disse:

precisaria dos transitores em cada segmento?

neste caso...

16 horas atrás, João Pedro Possetti disse:

Informações do led: 3.3v, 30ma

...sim. Pelo que entendi você ia "fabricar" um display com leds. Mas se for usar displays "de verdade" não precisa. No caso isso..

display%207seg_3.png

...lhe basta.

Minimalistamente, você deve precisar de 9 ports pros displays + 1 pros 5 botões = 10 ports do arduíno ou mc. Algo como.. botões entre 5 saídas de segmentos e o pino comum. Uma varredura nestes 5 ports ports de segmento - com estes apagados - no início da interrupção vai retornar a tecla pressionada. Mas ... um passo de cada vez....

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, João Pedro Possetti disse:

Poderia usar 4 Transistor NPN 2N3904 e resistores de 1k ohms.

Não se for usar toda a corrente ... tipo se em cada bloco de leds você usar 14leds... e você nao vai pode ligar eles em série devido a queda te tensão deles ser de 3,3 ... se for dois em serie da 6,6 maior que a tensão fornecida de 5V. Se for todo mundo em paralelo só em um block de 14 leds como disse você vai consumir

 

12 horas atrás, Bommu Perneta disse:

30ma*14=420mA

Segundo o datasheet desse teu 2N3904 ele tem corrente de coletor de 200mA ... menos da metade do que você precisa em teoria... ou seja vai passar metade da corrente se você for ligar com 30mA (isso se essa corrente for a nominal, a que se normalmente usa e não a máxima corrente). Porém, se no datasheet do led dizer que ele pode operar em menor tensão... pode ser, sim, que esse teu transistor funcione.

 

 

Outra coisa que você tem que notar é que você NÃO pode usar a fonte de 5V do arduino para alimentar os leds, ele só cede 40mA na região de segurança... e você quer ligar dois em paralelo em cada porta... logo 60mA (30ma+30ma)... Ou você vai ter que calcular um resistor equivalente ai para gerar 40mA nesse dois! Ou seja se for colocar os dois em paralelo em cada um fica (5-3,3)/0,02= 85homs... Como disse você pode usar um led como foi calculado ai em cima e vai de boa...

 

Meu professor já fez teste e a porta do Arduino passou de 70mA em outro projeto... se continuar vai quebrar mais rápido.

adicionado 4 minutos depois

você também pode usar uma fonte externa! Usando um regulador de tensão de 5V fixo e usar o transistores nas portas do Arduino para controlar ^^

adicionado 11 minutos depois

Pior ainda é o consumo total 400mA*4(transistores). 1600mA...ou seja 1.6A ... tem que ser um regulador de 2A e nao smd. O caso do arduino que é smd acho que nem sede esse valor ai ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desisti dos Alto Brilho vão me dar muito trabalho, e o tempo que tenho para fazer o projeto não vai ser possível.
Vou usar difusos padrões mesmo.

 

Decidi montar todo esquema e mandar aqui (Espero que seja a versão final).placar_bb.thumb.png.4fbe1b31b8dc2fe7836f9183fac2fcce.png

Não consegui colocar os leds no formato de um display na protoboard, então coloquei todos em linha reta para demonstar xD
Usei todas as porta digitais do arduino (Não tinha o standalone no fritzing, mas no projeto vai ser o standalone)
Me corrijam caso tenha algo errado. :(

@
Optei dessa forma assim não preciso colocar resistores nos botões, mas acham melhor eu ligar os cinco em uma única porta analógica?
 

@

Eu vi aqueles dois transistores em outro projeto, então não sei qual usar no meu, se alguém puder falar qual modelo comprar xD

Obrigado <3 S2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se são 7 leds em cada bloco e como dá para acender esses comuns com 10mA. Façamos 7*10=70mA. Valor bem baixo, dá para você usar o transistor que você falou lá em cima ou outro de uso comum. Me parece que no exemplo foi calculado para passar 8.19mA em cada um dos leds ou menos... devido a queda de tensão do transistor... Se funcionar tá beleza. 

 

O multiplexador vai consumir pouca corrente para seu funcionamento e os leds mais... mas* vão ficar abaixo de 500mA que é o máximo do regulador de 5V smd... Então vai funcionar.

 

adicionado 1 minuto depois

ah! da para usar as portas analógicas como digitais, tranquilo, a partir de código. Só colocar o comando de digital nelas que elas fazem a função sem problemas.

 

Correção, https://www.arduino.cc/en/Tutorial/InputPullupSerial

É possível fazer do jeito que ta ai X) foi mal X)

adicionado 16 minutos depois

 

Quando voltar da minha prova agora de manhã faço uns teste de corrente quando o resistor de pull up do arduino interno está ligado e ver a corrente que passar , fiquei curioso huauhauha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...