Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com MOSFET no inversor de frequencia


Zago10

Posts recomendados

Boa noite galera, tudo bem?  Meu problema é o seguinte, meu inversor e mono 220v, estou utilizando os mosfet´s IRFP 450, mas para fazer testes estou alimentando eles com uma fonte controlada de 33v DC. Nos testes, ao aplicar o circuito driver no M3 a fonte identifica um curto-circuito e desliga automaticamente, aplicando os driver do M1, M2 e M4 fica tudo ok, o problema e só o M3 vou anexar o esquema elétrico da placa dos MOSFET´s. Testei os sinais que saem dos driver e estão funcionando perfeitamente defasados 180º, e estou testando os mosfet´s sem ligar carga neles, apenas recebendo a fonte DC e o sinal dos Driver. Se alguem puder ajudar, desde ja agradeço.

Esquema Eletrico MOSFET.png

Saida Driver 2 - 4.jpg

Saida Driver 1 - 3.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o seu mosfet não estiver em curto, o problema está no controle. Aproveito para fazer uma lembrança: Quando se usa transistor bipolar, a preocupação se resume ao ligar. No mosfet tem que desligar. O bicho tem um capacitor no gate que exige mais corrente no desligamento que na comutação.

Na próxima compra de transistor para esse projeto, considere os mosfets da Infineon tecnologia coillmos. O IPA60R199CP, por exemplo além de ter a metade do Rds, é bem mais rápido. Suas capacitâncias e time rise/fall são menos de um terço do IRF450. Até o 60R580, mesmo tendo 50% a mais de Rds talvez aqueça menos por conta da velocidade.

adicionado 7 minutos depois

Está usando resistencia no gate? quantos Ohms?

adicionado 18 minutos depois

Tem várias formas de se chavear os transistores de cima da ponte, no  seu caso o M1 e o M3.  Tá usando o quê? Se for transformador uma bobeira de inversão da bobina pode ser a causa.

adicionado 29 minutos depois

M4 com dreno e fonte invertidos também pode ser a causa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como driver estou usando uma topologia push pull, dois transistors, NPN e PNP, no gate do MOSFET´s estou usando resistencia de 100 ohm, e como pull down 220k. estou trabalhando com uma frequenciade apenas 1Khz , nao acho que seja muito rápido pra essse tipo de mosfet ainda. E nesse meu circuito eu nao utilizo capacitor. Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez você esteja atuando em m3 e m2 simultaneamente em algum micromomento.

 

Penso que mesmo pra baixa freq , 220K ná 1/2 alto

 

Dica: você pode usar freq alta apenas nos mosfets de baixo. Os de cima você usa a freq da rede. Saiba que nestes gates você deve aplicar tensão mais alta do que o vcc ?. Tem até ci driver pra isso, sabia? claro né. Mas me deu vontade registrar...

high-side-mosfet-driver.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Então, mas testando as saidas dos driver sem ligar nos mosfet´s o M2 e M3 estão defasados 180° assim como o M1 e M4 tambem, mesmo com o M1, M2 e M4 desligados , ao ligar o M3 da problema, minha duvida seria se isso pode ocorrer por nao ter carga ligada aos mosfets, ou se o mosfet pode estar entrando em curto quando energizado. porque sem ligar os driver nos mosfets os sinais saem perfeitos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a frequencia é baixa, as perdas de transição podem ser desprezadas, mas os tempos de transição não podem ser desprezados. Nessa topologia de ponte completa, um braço só pode ser ligado depois que o outro foi desligado.  Os bons drivers existentes no mercado inserem dead-time entre o desligamento de um braço e a comutação do outro braço. Em alguns modelos o tempo é ajustável e em outros é fixo entre 200ns e 300ns.

4 horas atrás, Zago10 disse:

E nesse meu circuito eu nao utilizo capacitor

 

Quando me referi ao capacitor do gate, fazia menção a capacitância interna desse tipo de componente. Pelo tamanho do mosfet, pode pensar num Rg de 10Ohms com um diodo antiparalelo para se ter uma descarga mais rápida.

Sem título.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu (eu) conectaria o C de Q2 direto no gnd e nada de R4

 

E o circuito dos de cima?

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

um curto entre os 300V e o GND

pior . Pode ter sido um descuido ou ele quis apenas transmitir a ideia.

 

Não reinvente a roda. Alguns cliques e você acha drivers melhores...

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu (eu) conectaria o C de Q2 direto no gnd e nada de R4

 

E o circuito dos de cima?

 Estou utilizando o R4 como pull-down pra  evitar tensão de flutuação. Os circuitos de cima sao iguais, eu ligo o gnd do driver na ponte dos mosfets, para gerar a tensão Vgs. como mostra a imagem do circuito dos mosfets que postei primeiro. Na primeira imagem o pino 1 ( dos Bornes)  é o disparo do gate e o pino 2 o GND. 

adicionado 5 minutos depois

Vou ver o que faço aqui, valeu galera 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No  totem pole que aciona o gate o transistor de baixo tem que estar ligado direto na fonte do mosfet que é para descarregar a energia acumulada no gate. Mosfet não é igual ao bipolar onde basta interromper a excitação da base para desligar. Já vi circuitos onde se manda um simples pulso para se ligar o mosfet e este se mantem ligado até receber um pulso reverso que promova a descarga do gate. O esforço para se desligar um mosfet é superior ao que se usa para ligá-lo. Esse modelo de mosfet já foi usado em circuito de fonte de alta potencia. Atualmente tem coisa melhor, ficou obsoleto, mas o desafio de se comutar um bicho desses permanece o mesmo. Repare no datasheet de um conversor de potencia. Na página inicial, onde se faz a propaganda da qualidade, anuncia alta corrente na saida do driver que vai comutar o mosfet e que a corrente de desligamento é o dobro daquela que comuta.

Sem título.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
56 minutos atrás, Zago10 disse:

eu ligo o gnd do driver na ponte dos mosfets, para gerar a tensão Vgs

Este é um caminho a analisar na solução do seu problema.

Só pra constar, no caso do de cima não basta os 15Vdc pra disparar os mosfets. Tem-se que ser pelo menos uns 20V acima da tensão do source, no seu caso uns 320Vdc. É o que faz o ir2210 que te falei

 

33 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

circuitos onde se manda um simples pulso para se ligar o mosfet e este se mantem ligado até receber um pulso reverso que promova a descarga do gate

a propósito, usei esta característica pra testar meiabocamente mas com sucesso uns mosfets com multímetro no passado. Ponta vermelha no gate, preta no source:carrega Cgs. Retira-se do gate e põe no dreno: tem que dar contato:beep. Pra abrir o contato: pegar nos 3 terminais descarregando o Cgs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...