Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Downclock" inexplicável


Paulo Vittor

Posts recomendados

Olá meus confrades, lhes trago um problema que me atormenta.

 

Eu tenho um notebook CCE I3-2310m 2.10Ghz, HD3000 e 300gb, é um otimo notebook, mas a clock cai inexplicavelmente! Eu achei que era refrigeração, consegui cravar a temperatura em torno dos 40ºC, mas mesmo assim o erro persiste! O clock cai de 2.00Ghz pra 0.80Ghz, fazendo tudo travar, do nada! Eu não jogo muito nesse PC, sei que não é para forcar muito, mas em jogos (CS 1.6) é a mesma coisa, do nada, sem aquecimento nenhum, ele despenca.

Em alguns casos, o clock volta ao normal se eu retiro do carregador, mas não é sempre. 

 

Sim, ja mudei o plano de energia, to a uns 4 meses tentando arrumar isso!

Necessito dessa forcinha, agradeço desde ja!

 

(segue print do monitoramento)

 

Capturar.thumb.PNG.c35ef4103750cf637fb7bb925ab9d0e3.PNG

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa queda de velocidade é normal quando o processador esta sem carga... faz parte do sistema de economia de energia do notebook... O estranho é que você está dizendo que ele faz isso quando está no carregador e as vezes melhora fora dele... devia ser o contrario...

 

Mas vamos lá.. baixe o afterburner e deixe ele monitorar quando você abre o jogo, as temperaturas do processador e o clock que está no momento do jogo.. só para ter certeza que não é nenhum aquecimento, ate por que com o clock do processador a 800Mhz a temperatura não devia estar a 40C, devia estar menor... 

 

Outra coisa que você pode fazer é na bios na parte de energia, desabilitar as opções que diminuem o clock em relação a carga, mas não me lembro de cabeça quais são e os nomes variam dependendo da BIOS...

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, bngomes disse:

Essa queda de velocidade é normal quando o processador esta sem carga... faz parte do sistema de economia de energia do notebook... O estranho é que você está dizendo que ele faz isso quando está no carregador e as vezes melhora fora dele... devia ser o contrario...

 

Mas vamos lá.. baixe o afterburner e deixe ele monitorar quando você abre o jogo, as temperaturas do processador e o clock que está no momento do jogo.. só para ter certeza que não é nenhum aquecimento, ate por que com o clock do processador a 800Mhz a temperatura não devia estar a 40C, devia estar menor... 

 

Outra coisa que você pode fazer é na bios na parte de energia, desabilitar as opções que diminuem o clock em relação a carga, mas não me lembro de cabeça quais são e os nomes variam dependendo da BIOS...

@bngomes

Acho que me expressei errado: Quando tiro do carregador e coloco de novo as vezes o clock sobe pro normal. 
Sobre analisar com o afterburner, eu monitorei, acontece que o pc sobe pra 75ºC em alguns momentos, mas em geral fica nos 50ºC, e não é nesses momentos de alta temperatura que o PC dropa, são momentos aleatorios, alem disso, quando eu saio do jogo com o downclock "ativo", ele crava nos 0.80ghz, não há cristo que faça voltar pros meus 2.10 ;-;

Sobre a BIOS: Eu ja tentei de tudo, EU NAO ACHO AS OPÇÕES PRA DESATIVAR O SPEEDSTEP!
Procurei por tudo, a minha BIOS simplesmente NÃO TEM!

 

Eu medi a tensão e corrente da minha fonte/transformador, está de acordo com o que o PC requere.

Será que pode ser no Hardware? tipo, na entrada de energia do Notebook?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...