Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem como forçar um crash na GPU?


Posts recomendados

 Eu gostaria saber se tem algum método de forçar um crash na GPU. Não quero restartar, sim um crash. O que vem acontecendo é a BSOD atikmpag.sys com frequência. Essa tela azul ocorre sempre que eu estou jogando alguns jogos.

 A razão de eu querer forçar um crash, é que toda vez que a GPU crasha e volta sem dar BSOD, ela fica intocável. Isso já acontecia antes, mas acredito que eu já tenha passado por pelo menos umas 30 telas azuis recentemente. E o problema está ficando insuportável.

 Antes de eu formatar o PC o problema era exclusivo pro Battlefield 1. Eu jogava uma partida por uns 5 minutos, a GPU crashava, e quando ela restartava eu podia jogar um dia inteiro sem ela ter sinal de qualquer problema. É como se ela tropeçasse, e aprendesse a andar depois de cair. Eu acredito que ela ligue em algum modo de segurança pra evitar outro crash.

 Mas eu quero saber se tem como forçar esse modo artificialmente. Já que quando ela liga de volta após o crash, os gráficos e o windows continuam iguais, não acredito que ela volte com algum tipo de downgrade nas opções gráficas. Mas simplesmente um crash força ela a trabalhar direitinho.

 Na situação atual está impossível jogar Warframe, logo no start já rola a tela azul. Se eu conseguir forçar esse lixo de driver da AMD a trabalhar direito já é um grande avanço.

 

Obs: Já reinstalei os drivers sem os controladores da AMD, após apagar qualquer vestígio dos drivers antigos, incluindo os registros.

 Mais: Atualmente eu jogo em 1366x768, mas antes de formatar, quando eu jogava na TV em 1980x720 pelo HDMI, ela não dava nenhum problema. O problema pode estar relacionado à resolução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Atretador disse:

O núcleo deve estar instável, sobe a tensão(com carinho) :V

 

 

adicionado 0 minutos depois

Quando minha 4850 estava morrendo eu subi a tensão até estabilizar, tive que reduzir os clocks em 50mhz, e por +100mV mas voltou a vida :v

 

Pois é, mas vou ter que baixar algum controlador pra fazer qualquer tipo de configuração. Se você sabe algum confiável agradeço. Eu vou ter que fazer algum tipo de stress, ou só abrir o jogo que me da mais BSOD?

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, Bad Follen disse:

@Patrick Bastos De Morais Bem, não posso ver video, mas já de antemão:

Baixe o DDU, rode e desinstale tudo.

Instale os drivers da AMD outra vez e baixe o MSI AFTERBURNER e o Kombustor

Instalo os drivers com ou sem os controladores do Crimson? Porque até agora o que mais deu resultado foi atualizar sem o Crimson ou Catalyst.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Patrick Bastos De Morais disse:

Pois é, mas vou ter que baixar algum controlador pra fazer qualquer tipo de configuração.

Pergunta

20 minutos atrás, Bad Follen disse:

e baixe o MSI AFTERBURNER e o Kombustor

Resposta

adicionado 1 minuto depois

@Patrick Bastos De Morais

19 minutos atrás, Patrick Bastos De Morais disse:

Instalo os drivers com ou sem os controladores do Crimson? Porque até agora o que mais deu resultado foi atualizar sem o Crimson ou Catalyst.

APENAS OS DRIVERS, NENHUM PROGRAMA ADICIONAL DA ATI (seja catalyst ou outro)

Vamos usar apenas o MSI AFTERBURNER em conjunto com o KOMBUSTOR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Patrick Bastos De Morais disse:

Da pra explicar como mexer na tensão/clock vai mudar o problema?

Bem, você está tendo crash e BSOD.

Normalmente, quando a GPU crasha é problema de hardware. Ai você tem 2 opções:

1- Temperatura ou

2- A placa tá morrendo mesmo.

 

O que nós vamos fazer? Diminuir (ou aumentar também) o desempenho dela, de fábrica, pra ela continuar funcionando de um jeito estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Bad Follen disse:

@Patrick Bastos De Morais já baixou e realizou os procedimentos?

 

Acabei de usar o DDU e reinstalar os drivers aqui.

Quanto a história DDR3+ Skylake, eu vi muita gente falar que não é verdade e gente com mais de 2 anos de uso falando que não tinha problema. Eu até tentei baixar a tensão da memória pra 1,35V mas a BIOS não deixa. 

To instalando o Kombustor e o Afterburner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Bad Follen disse:

Bem, essa "gente"

Foi em fórum do CdH que eu vi o pessoal discutir. E nunca chegavam em um consenso. Mas o argumento de que eles não fariam uma MOBO pra DDR3+Skylake se desse problema me convenceu.

adicionado 0 minutos depois

Ae, instalei tudo aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patrick Bastos De Morais
Driver mais atual nem sempre é indicado para placa de vídeo de segmento antigo.
Tente instalar uma versão de driver lançado já faz algum tempo, sem aquelas opções que acompanham.

Aliás, já tentou fazer algum destes procedimentos? Tutorial como resolver BSOD atikmdag.sys/atikmpag.sys

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Patrick Bastos De Morais disse:

Foi em fórum do CdH que eu vi o pessoal discutir.

Mas ein? Só existe 1 forum do Clube do Hardware, estamos nele.

2 minutos atrás, Patrick Bastos De Morais disse:

eles não fariam uma MOBO pra DDR3+Skylake

E eles não fizeram, foram memorias DDR3L (Cheque o post do link que eu postei para você entender direitinho nas palavras do grande Farias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Lost Byte disse:

@Patrick Bastos De Morais
Driver mais atual nem sempre é indicado para placa de vídeo de segmento antigo.
Tente instalar uma versão de driver lançado já faz algum tempo, sem aquelas opções que acompanham.

Aliás, já tentou fazer algum destes procedimentos? Tutorial como resolver BSOD atikmdag.sys/atikmpag.sys

Eu tentei instalar driver antigo e o problema persistiu.

 

1 minuto atrás, Bad Follen disse:

Mas ein? Só existe 1 forum do Clube do Hardware, estamos nele.

E eles não fizeram, foram memorias DDR3L (Cheque o post do link que eu postei para você entender direitinho nas palavras do grande Farias

É, mas infelizmente agora eu não posso trocar as memórias, então vai ficar nisso mesmo. A não ser que alguém saiba como desbloquear o controle da tensão da minha MOBO.

 

Já fiz muitos dos procedimentos pro atikmpag.sys e o único que deu resultados foi o que eu postei acima. Porém o problema não foi resolvido 100%.

 

Já estou com os programas baixados. Agora eu vou mudando o clock/tensão e fazendo o stress?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...