Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conversor para lâmpada de seta funcionar também como lanterna.


MarcioHD

Posts recomendados

Olá amigos, gostaria de construir um conversor para minha moto para fazer as lâmpadas dianteiras da seta (um polo) também funcionar como lanterna.

A ideia é de um circuito onde ele seja alimentado com 12 volts e saia no máximo 8 volts para as lâmpadas da seta, que acenderão mais fracas como se fossem lâmpadas de lanterna.

Quando for acionado o rele da seta o circuito deixaria passar os 12 volts todo fazendo a lâmpada acender totalmente, e piscará de acordo com o rele da seta.

Assim a mesma lâmpada teria duas funções.

Alguém teria algum esquema que permita esta operação?

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei quanto de corrente exige essas lanternas, mas creio que você pode usar um LM317 para converter 12V para 8V.

 

Já com relação a dupla função, eu não entendi. Você quer uma "função seta", onde ele pisca com 12V como a seta normal e outra "função lanterna" em que fica continuamente aceso mas com 8V. É isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que esta lâmpada deva ser duns 20W. Se for led, melhor ainda. você deve puxar um fio a+ com 12V constante derivado de uma chave e este em série com uns 8 diodos 1n5401...08 (se for led, penso que até mesmo 1n4001...7 dá certo) . Ligue o catodo do último no positivo (a ***** da lâmpada). Diodos devem "matar" uns 4V. Ela deve acender + fraca. Ao acionar a seta, deve ser aplicado 12v e vai ficar alternando entre 8 e 12. Deve dar o efeito que desejas. Essencialmente só isso

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, diegosoares90 disse:

Não sei quanto de corrente exige essas lanternas, mas creio que você pode usar um LM317 para converter 12V para 8V.

 

Já com relação a dupla função, eu não entendi. Você quer uma "função seta", onde ele pisca com 12V como a seta normal e outra "função lanterna" em que fica continuamente aceso mas com 8V. É isso?

Perfeitamente, isso, fica constantemente acessa com 8v mas eventualmente recebe os 12v quando a seta é acionada.

adicionado 0 minutos depois
6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Penso que esta lâmpada deva ser duns 20W. Se for led, melhor ainda. você deve puxar um fio a+ com 12V constante derivado de uma chave e este em série com uns 8 diodos 1n5401...08 (se for led, penso que até mesmo 1n4001...7 dá certo) . Ligue o catodo do último no positivo (a ***** da lâmpada). Diodos devem "matar" uns 4V. Ela deve acender + fraca. Ao acionar a seta, deve ser aplicado 12v e vai ficar alternando entre 8 e 12. Deve dar o efeito que desejas. Essencialmente só isso

Grato Isadora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...