Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde conectar os conectores da bomba e da fan do Water Cooler?


Posts recomendados

1 minuto atrás, Contiusa disse:

@raulgrangeiro eu só inverteria a direção dos fans do water cooler. Coloque os dois para dentro. Assim o radiador pega o ar frio de fora. E coloque o fan do teto como exautor para tirar o ar quente que entrar do radiador. Não vai influenciar na temperatura do gabinete e vai ficar mais frio, especialmente com a sua VGA overclocada.

 

Outro detalhe é que você precisa deixar os dois fans do radiador na mesma rotação. Ou plugue os dois na fonte e coloque o mais forte na frente (puxando do mais fraco), ou coloque os dois no CPU_FAN (com um splitter) ou coloque os dois na placa-mãe. Deixar um na placa-mãe e deixar o outro variando não fica muito bom. Pode até gastar os fans mais rápido, pois eles vão sofrer com a turbulência do outro.

 

Vou inverter os fans e ver como fica a temperatura. Aqui, dessa forma que montei, a temperatura melhorou um pouco, mas não foi absurda a diferença, cerca de 5 graus, mas em compensação demora bem mais para atingir essa temperatura, enquanto que no AirCooler era instantâneo.  Até rodei um Intel Burn Test, e chegou a 90ºC em um dos núcleos, mas passou no teste, enquanto que no Hyper T4 ele batia 100ºC logo que começava e eu nem deixava completar para não queimar.

 

Jogando Crysis 3, naquela parte da grama logo no começo, com o Air Cooler batia 81ºC nos picos máximos, com o WaterCooler tive de passar uns 5 minutos correndo no local pra esquentar e chegar em uns 76ºC em um dos núcleos em um pico máximo. Acho que ficou bom, mas testarei invertando as fans.

 

Em relação às fans eu fiz isso. A SickleFlow X tem um pouco mais de pressão que a original do WC, então eu pus ela na frente do radiador puxando ar, e a traseira (original= está variando conforme um perfil que criei). A que está ligada no controlador não está em perfil de temperatura. Meu controlador é um NZXT. Sentry Mesh, o qual gosto bastante porque eu controle manualmente a rotação. Eu deixo sempre no mínimo (40% de rotação) todas as ventoinhas, e assim praticamente nem escuto o PC ligado, e só aumento quando vou jogar ou calcular uma estrutura.

 

antes desse controlador minhas ventoinhas costumavam dar problemas depois de um tempo, mas depois que pus ele, há quase 2 anos, nunca mais tive problemas, e todas funcionam perfeitamente, acho que isso acontece porque eu não as forço muito.

 

Só mais uma dúvida: a ventoinha do teto, a Fury F3, não tem uma pressão e nem fluxo de ar muito bons, se eu pôr o radiador que está em Push-Pull, e a placa de vídeo com 2 fans, e as 3 ventoinhas da parte de baixo do gabinete que ventilam, não sobrecarregaria esse fan do teto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, raulgrangeiro disse:

se eu pôr o radiador que está em Push-Pull, e a placa de vídeo com 2 fans, e as 3 ventoinhas da parte de baixo do gabinete que ventilam, não sobrecarregaria esse fan do teto?

 

Não tem problema porque o ar quente sobe naturalmente. Uma parte vai sair na grelha do lado. O resto vai sair pelo fan.

 

Então os dois fans do wayer cooler estão agora no controlador NZXT? Fica melhor assim, porque eles vão rodar mais balanceados. 

 

Sobre inverter o fluxo dos fans do radiador, você vai sentir mais diferença jogando, não com teste de estresse de CPU. A menos que você use o AIDA64 com todas as opções marcadas, memória, VGA, etc. A diferença maior será no verão, quando principalmente a VGA vai esquentar a chapa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Não tem problema porque o ar quente sobe naturalmente. Uma parte vai sair na grelha do lado. O resto vai sair pelo fan.

 

Então os dois fans do wayer cooler estão agora no controlador NZXT? Fica melhor assim, porque eles vão rodar mais balanceados. 

 

Sobre inverter o fluxo dos fans do radiador, você vai sentir mais diferença jogando, não com teste de estresse de CPU. A menos que você use o AIDA64 com todas as opções marcadas, memória, VGA, etc. A diferença maior será no verão, quando principalmente a VGA vai esquentar a chapa.

 

Não, a ventoinha que puxa o ar, a com maior pressão, está no controlador, e só aumento a rotação quando necessário, e a ventoinha que empurra o ar está na BIOS, mas o perfil que fiz faz ela bater o máximo logo que esquenta, então nessa hora já aumentei a do controlador, e estão praticamente à mesma rotação já que as duas tem 2000 RPM. O motivo que fiz assim foi diminuir barulho, porque tenho dificuldade de trabalhar com barulho.

 

Acha que há problemas deixar assim? Pode diminuir a vida útil da fan por usar assim?

 

Vou inverter a direção das fans para ver como fica até sexta =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, raulgrangeiro disse:

Acha que há problemas deixar assim? Pode diminuir a vida útil da fan por usar assim?

 

Com isso você compromete o desempenho do water cooler. Não é a mesma coisa que colocar um fan de frente para o outro (erro comum), mas eles não estão trabalhando em conjunto. Não acredito que afete os fans porque o radiador no meio age como neutralizador, mas o ideal é deixar os dois fans no mesmo conector / controlador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Com isso você compromete o desempenho do water cooler. Não é a mesma coisa que colocar um fan de frente para o outro (erro comum), mas eles não estão trabalhando em conjunto. Não acredito que afete os fans porque o radiador no meio age como neutralizador, mas o ideal é deixar os dois fans no mesmo conector / controlador. 

 

Entendi. Irei fazer isso: colocar os dois na placa-mãe e mandar variar na mesma curva de temperatura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2017 às 11:54, Contiusa disse:

@raulgrangeiro eu só inverteria a direção dos fans do water cooler. Coloque os dois para dentro. Assim o radiador pega o ar frio de fora. E coloque o fan do teto como exautor para tirar o ar quente que entrar do radiador. Não vai influenciar na temperatura do gabinete e vai ficar mais frio, especialmente com a sua VGA overclocada.

 

Outro detalhe é que você precisa deixar os dois fans do radiador na mesma rotação. Ou plugue os dois na fonte e coloque o mais forte na frente (puxando do mais fraco), ou coloque os dois no CPU_FAN (com um splitter) ou coloque os dois na placa-mãe. Deixar um na placa-mãe e deixar o outro variando não fica muito bom. Pode até gastar os fans mais rápido, pois eles vão sofrer com a turbulência do outro.

 

Meu amigo, muito obrigado por essa dica! A temperatura do processador melhorou muito invertendo as fans. Ontem à noite eu cheguei do trabalho, e pensei: "vou inverter as fans e ver como fica", mas estava muito cansado e resolvi fazer isso somente hoje.

 

Ontem jogando NFS 2015 com as ventoinhas do radiador jogando ar de dentro para fora do gabinete estava batendo 76ºC no CPU quando a placa de vídeo chegou a 73ºC no overclock, ou seja, bem quente no CPU.

 

Hoje inverti as fans do radiador para que jogassem ar de fora para dentro do gabinete, de forma que somente a ventoinha do teto ficasse como exaustora, e jogando o mesmo game as temperatura chegaram a no máximo 56ºC enquando a placa de vídeo estava em 72ºC! É uma diferença de 20ºC!!!

 

Testei em COD BO3 aqui e só chegou a 58ºC enquanto antes chegava a 73ºC, depois testei naquela parte da grama, muito pesada, no Crysis 3 e só chegou a 66ºC, enquanto antes chegava a 78ºC!

 

Foi uma diferença de 12~20ºC no geral! Melhora muito significativa! Isso explica porque o Hyper T4 não estava aguentando: ele não tem a opção de puxar ar de fora por ser fixo no processador.

 

Fica a recomendação para todos que instalarem WC de 120 ou 140 mm: se seu gabinete tem saída de ar superior, inverta as fans do radiador na parte traseira do gabinete para que joguem ar para dentro do gabinete e não para fora.

 

Fique com Deus! Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

@Contiusa Então, recentemente instalei meu WC tudo certinho, olhei em vários fóruns e sites que o certo é ligar a bomba no conector SYS FAN e a fan no CPU FAN, e foi como eu instalei o meu WC, depois fui na BIOS da minha placa-mãe B250m Gaming 3 e selecionei a SYS FAN que esta a bomba e deixei em rotação máxima. 

Minha duvida é se esta tudo certo ou preciso mudar alguma coisa? Eu vi um pessoal falando que se nao deixar a bomba na rotação máxima pode dar futuros problemas e tal. Em relação a refrigeração esta tudo ok, temperaturas boas no processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sanoj__ é isso aí mesmo. Essas bombas foram projetadas para rodarem sempre a 12V (no máximo). Se deixar mais baixo, elas vão oscilar (não foram feitas para rodar abaixo de 12V), desgastar e quebrar com o tempo.

 

Você só pode variar a bomba quando tem firmware (Corsair Link, por exemplo, que tem opções de silent, performance, etc), mas mesmo assim o conector primário tem que estar a 12V. Quem controla a bomba no caso é o firmware, não o conector.

 

Se o SYS_FAN tiver aviso de que o fan / bomba parou, é bom ativar para caso der defeito. Ou se a placa-mãe tiver conector PUMP ou similar, costuma ter esse aviso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Contiusa disse:

@Contiusa Acho que o meu esta tudo certo entao! Eu te perguntei isso por que todas as entradas da minha placa-mãe são entrada de 4 pinos, o conector da bomba é 3 pinos e da fan é 4 pinos... Eu entrei na BIOS e tem algumas opções la como deixar a rotação no full, no silencio, manual e automatico, eu deixei a bomba no full e mostra 2000rpm ou mais, nessa parte que estou confuso, nao sei se é pra deixar no full ou automatico, tem umas opções de PWM e tensão tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa meu amigo, lembra que te falei sobre meu water? pois bem, ontem começou apresentar um ruido muito forte na bomba, quando deica ela em rotação baixa o ruido fica bem fraco, quando deixo no full ela faz muito barulho, sera que é normal ou pode ser defeito mesmo? faz 10 dias que comprei .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

@Contiusa, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente tópico a respeito das pastas térmicas. Por incrível que pareça, eu li uma postagem sua num site gringo, notei que você era do Brasil, daí consegui encontrar o seu tópico aqui no Clube do Hardware!

 

Então, tenho um i7 4770k e um Corsair H100i, sei que não é lá essas coisas, mas eu montei esse PC Gamer em 2012. Naquela época eu coloquei a pasta da moda, a Arctic Silver 5. Só que ultimamente meu processador vem apresentando temperaturas mais elevadas, principalmente depois do over de 4.4ghz. Minha intenção é adquirir uma pasta térmica melhor para substituir a antiga, também pretendo fazer o delid no processador, daí já aproveitaria pra colocar essa pasta térmica nova. Vamos às minhas questões:

 

1) Você acredita que vale a pena fazer o delid para substituir a pasta térmica?

 

2) Entre as opções de pasta témica que tenho encontrado, estou entre a Arctic MX-4 de 8g e a Gelid GC Extreme de 3,5g ambas saem por R$ 49 no Aliexpress. Confesso que estou mais inclinado a comprar a MX-4 pelo custo benefício, qual é a sua opinião? Teria uma outra indicação de pasta térmica?

 

3) Os coorlers do H100i estão bem barulhentos, posso utilizar um compressor de ar para fazer a limpeza do H100i? Corro algum risco de danificá-lo?

 

O link abaixo é do meu canal no youtube, lá eu postei um vídeo mostrando o meu PC Gamer da velha guarda. hehehe

https://www.youtube.com/channel/UCoF46p-KE0Ez1DyspHdCn_w/featured

 

Desde já agradeço sua atenção.

 

Aproveito para elogiar o seu trabalho, é excelente! Parabéns! 

 

 

adicionado 0 minutos depois
Em 01/09/2018 às 21:20, Sanoj__ disse:
Em 01/09/2018 às 20:55, Contiusa disse:

@Contiusa Acho que o meu esta tudo certo entao! Eu te perguntei isso por que todas as entradas da minha placa-mãe são entrada de 4 pinos, o conector da bomba é 3 pinos e da fan é 4 pinos... Eu entrei na BIOS e tem algumas opções la como deixar a rotação no full, no silencio, manual e automatico, eu deixei a bomba no full e mostra 2000rpm ou mais, nessa parte que estou confuso, nao sei se é pra deixar no full ou automatico, tem umas opções de PWM e tensão tambem.

Oi Contiusa, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente tópico a respeito das pastas térmicas. Por incrível que pareça, eu li uma postagem sua num site gringo, notei que você era do Brasil, daí consegui encontrar o seu tópico aqui no Clube do Hardware!

 

Então, tenho um i7 4770k e um Corsair H100i, sei que não é lá essas coisas, mas eu montei esse PC Gamer em 2012. Naquela época eu coloquei a pasta da moda, a Arctic Silver 5. Só que ultimamente meu processador vem apresentando temperaturas mais elevadas, principalmente depois do over de 4.4ghz. Minha intenção é adquirir uma pasta térmica melhor para substituir a antiga, também pretendo fazer o delid no processador, daí já aproveitaria pra colocar essa pasta térmica nova. Vamos às minhas questões:

 

1) Você acredita que vale a pena fazer o delid para substituir a pasta térmica?

 

2) Entre as opções de pasta témica que tenho encontrado, estou entre a Arctic MX-4 de 8g e a Gelid GC Extreme de 3,5g ambas saem por R$ 49 no Aliexpress. Confesso que estou mais inclinado a comprar a MX-4 pelo custo benefício, qual é a sua opinião? Teria uma outra indicação de pasta térmica?

 

3) Os coorlers do H100i estão bem barulhentos, posso utilizar um compressor de ar para fazer a limpeza do H100i? Corro algum risco de danificá-lo?

 

O link abaixo é do meu canal no youtube, lá eu postei um vídeo mostrando o meu PC Gamer da velha guarda. hehehe

https://www.youtube.com/channel/UCoF46p-KE0Ez1DyspHdCn_w/featured

 

Desde já agradeço sua atenção.

 

Aproveito para elogiar o seu trabalho, é excelente! Parabéns! 

adicionado 14 minutos depois

@Florentino Chaves @Contiusa

 

Oi Contiusa, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente tópico a respeito das pastas térmicas. Por incrível que pareça, eu li uma postagem sua num site gringo, notei que você era do Brasil, daí consegui encontrar o seu tópico aqui no Clube do Hardware!

 

Então, tenho um i7 4770k e um Corsair H100i, sei que não é lá essas coisas, mas eu montei esse PC Gamer em 2012. Naquela época eu coloquei a pasta da moda, a Arctic Silver 5. Só que ultimamente meu processador vem apresentando temperaturas mais elevadas, principalmente depois do over de 4.4ghz. Minha intenção é adquirir uma pasta térmica melhor para substituir a antiga, também pretendo fazer o delid no processador, daí já aproveitaria pra colocar essa pasta térmica nova. Vamos às minhas questões:

 

1) Você acredita que vale a pena fazer o delid para substituir a pasta térmica?

 

2) Entre as opções de pasta témica que tenho encontrado, estou entre a Arctic MX-4 de 8g e a Gelid GC Extreme de 3,5g ambas saem por R$ 49 no Aliexpress. Confesso que estou mais inclinado a comprar a MX-4 pelo custo benefício, qual é a sua opinião? Teria uma outra indicação de pasta térmica?

 

3) Os coorlers do H100i estão bem barulhentos, posso utilizar um compressor de ar para fazer a limpeza do H100i? Corro algum risco de danificá-lo?

 

O link abaixo é do meu canal no youtube, lá eu postei um vídeo mostrando o meu PC Gamer da velha guarda. hehehe

https://www.youtube.com/channel/UCoF46p-KE0Ez1DyspHdCn_w/featured

 

Desde já agradeço sua atenção.

 

Aproveito para elogiar o seu trabalho, é excelente! Parabéns! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...