Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual sistema operacional consome pouca memória ram quando foco é jogo?


Posts recomendados

  Eu não sei se o linux funciona em todos os jogos atualmente, vejo dizer que "Sim". MAs, não  estou por dentro me digam se souberem. Quero um sistema operacional que ocupe poucos dados na memória ram e também mais ... que seja super otimizado , quando o assunto é "Jogos / Aplicações"; vi em algum lugar dizendo que o Win8.1 / Win8 consome menos memória ram que o win7 e também escuto dizeres "O windows 10 é leve"," roda redondo e tem o DX12 que é super otimizado para jogos que vão utilizar a API ou usam a api", das vezes que eu instalei o sistema operacional de Microsoft, windows 10, observei que tem vários programas "creepware"  de presente para você   e para os que vão instalá-lo em vossas máquinas. Ocupa grande dose de memória ram e não vi esse tal "Poder do DX12 nos jogos e super otimizado em 'Aplicação / Jogos"", por conter bastante recursos isso faz dele pesado.

 

 A microsoft poderia colocar a opção de desativar esses programas, recursos e serviços inúteis. Quando desativado alguns serviços no windows 10 , o mesmo não funciona muito bem. Isso não acontece com o Win7, que mesmo desativando alguns serviços funciona bem e ainda fica super redondo. 

 

 Para vocês do fórum ter um ideia fica assim: 

Quantidade de RAM INstalada: 8 GB 

 [Somente os OS que eu testei]

Windows 7: 700 MB a 1,2 GB (Ou as vezes até menos) 

Windows 10:  1 GB a 2,2 GB (Ou as vezes até mais)

 

    Acredito que se o windows 7 tivesse o DX12 seria muito melhor que Win10 e Win8, aí? o que você acham, concordam?

 

 

 

  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perguntinha rápida, por quê mesmo a pergunta?

 

Mas enfim, vamos por partes... começando pelo Linux, pode esquecer esse aí. Se o foco é jogos, você tem que ir de Windows, não tem jeito. Tanto nos drivers como nos jogos em si, o suporte ainda não chegou. Aos poucos tem chegado, mas ainda não é a hora, Windows ainda é dominante.

 

Quanto à versão do Windows, o 8.1 ou 10 são preferíveis. Ignore o DX12, é uma API pouco usada (e quando é usada, é mais por marketing do que os desenvolvedores de fato se utilizando bem dela). Particularmente, eu diria para ir no 10 mesmo, Windows+S é bom de mais para deixar passar, e a UI do 8.1 é simplesmente horrível...

 

Ah, e o Windows 7, esquece. Ele roda mal, comparado ao 8.1 e ao 10 (que é meio que o 8.1 com um revamp visual), fora o fato de não receber mais atualizações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni  Exato o que o Imakuni falou, não sei onde você ouviu sobre o DX12 ser "super" otimizado hehe esse super é duvidoso, mas na prática é bem ruim, não atinge a mesma quantidade de frames do que em DX11 em alguns jogos e nem deixa o gráfico mais bonito digamos assim, eu pelo menos não percebi diferença... talvez daqui a alguns anos quando todos migrarem para o Windows 10 ou os jogos realmente estiverem focados na API, ele funcione de maneira decente mas no momento o DX11 ainda é a melhor opção pela performance. E sim Windows 10 é o melhor de todos até o momento pois seu consumo é bem menor de recursos, é mais leve, visual melhorado, boot rápido mesmo em HD e alguns jogos como Battlefield notei uma boa diferença na performance do 7 pro 10.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Aqui quem rodou mal foi o windows 10, não testei o 8.1 e provável que seja a mesma coisa. 

 

 Não estou usando SSD, será que é por isso? 

 

 

adicionado 1 minuto depois
  • @Imakuni Respondendo a sua pergunta: "Perguntinha rápida, por quê mesmo a pergunta?" 

                                      -   Penso que estou perdendo algo em relação a desempenho.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, HDplayer disse:

@Imakuni Aqui quem rodou mal foi o windows 10, não testei o 8.1 e provável que seja a mesma coisa. 

 

 Não estou usando SSD, será que é por isso? 

Você tem que desabilitar a telemetria. E se for nos primeiros dias de uso, tem algumas coisas rodando para por o OS em ordem, que você tem que "esperar passar".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um seagate SATA III 7200 e a performance é muito boa, não tenho problema de performance, o sistema boota rápido e tudo mais. Outros fatores podem estar causando o problema de performance como CPU, RAM, Instalação de aplicativos inúteis que podem estar consumindo recursos do PC, vírus ou qualquer coisa do tipo, claro que o SSD com certeza vai proporcionar um ganho enorme, mas não tem a ver com o HD não a menos que esteja com defeito ou muito fragmentado. O windows 10 no início sem updates e nada geralmente é mais lento, mas conforme você for atualizando o sistema ele vai ficar rápido.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, HDplayer disse:

 

São os serviços de coleta de dados que vem com o Windows 10. Eles te dão o OS de graça, mas em troca ficam o tempo todo coletando dados a seu respeito e vendendo para empresas (em tese, eles não fazem isso, mas todos sabemos que na prática isso acontece). Outro exemplo, Cortana, ela também existe.

 

Esse vídeo deve servir de guia:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não fosse os aplicativos inútil que não vale nem 1 centavo ,digo sério mesmo,  até migraria para o windows 10. 

 

 Quando instalado o windows 7 parece ser mais redondo

adicionado 5 minutos depois

@Imakuni

Se não fosse os aplicativos inútil que não vale nem 1 centavo ,digo sério mesmo,  até migraria para o windows 10. 

 

 Quando instalado o windows 7 parece ser mais redondo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Independente do que digam, o Windows 10 funciona mal em HD sim (e isso vale também - e até mais - pro Windows 8 e 8.1)!! Principalmente ao usar Win+Q (ou Win+S, não sei porque tem dois atalhos pra mesma coisa).

 

Na minha opinião um SSD é o melhor investimento que você pode fazer para um computador com Win10, fica excelente!

 

Quanto ao monte de apps lixos pré-instalados, nas melhores lojas de torrent você encontra distribuições sem eles. E se não gosta daquela poluição no menu iniciar, dá pra deixar bem mais limpo. Olha o meu:

lindao.thumb.png.8959703e1ec4269950f79a7f82b677ee.png

 

Para jogos, não sei se há algum ganho significativo em desempenho. Meu notebook tem quase 3 anos e eu estava pensando em comprar um novo porque estava já bastante lento, mesmo após formatar. Aí a Microsoft lançou o Windows 10 e ele passou a ser mais rápido até do que quando comprei! Não pretendo em trocá-lo tão cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelCLP Olha os aplicativos que eu queria remover:

 

A loja

OneDrive 

Xbox

Office

Edge

Mapas 

Câmera 

Outros 

 

 Realmente eu quero remover todos, quando digo todos  é todos mesmo.

 

Seu sistema está em inglês. Você usa HD?

 

adicionado 1 minuto depois

@RafaelCLP Estou a pensar em comprar um novo computador para se preparar para novos jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As distribuições que estou falando vêm sem esses apps (e outros). Vem bem clean mesmo. Eu não ligo pra eles, pra mim não atrapalham em nada, então o meu está com tudo.

 

Sim, o meu está em inglês, mas você pode escolher português se quiser. Pra mim tanto faz.

 

Usava HD até um mês ou dois atrás, estava travando demais no Win+Q que eu uso o tempo todo e às vezes dava umas travadas no que eu tava jogando (Black Desert) quando tava carregando mapa e npcs. Acabei pondo um SSD, a melhora foi imensa! O sistema em geral ficou muito mais rápido.


Edit: checa caixa de mensagens

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelCLP Vale a pena colocar nessa máquina. 

 

  i3 4150 3.50 @ 3.50 Ghz  -   Eu não sei porque tem dois clock um na esquerda e outro la direita, é um processador i3 de quarta geração.

 

 RAM: 8 GB  

 

HD: WASTERN DIGITAL 500 GB

 

Placa: RX 550 - Uma *****, eu ia pegar a 1050. Penso em obter uma RX 580 e pegar outro PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...