Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chuveiro parou de funcionar, será disjuntor?


tiagopraz

Posts recomendados

Boa tarde, pessoal uma ajudinha aq:

Aqui em casa tinhamos outro chuveiro mas trocamos por um mais potente de 7500w em 220v, isso em um banheiro, em outro banheiro tem um chuveiro mais fraco. Esses dias ligamos os dois juntos usamos por um tempo e de repente desligou os dois, detalhe que o disjuntor não caiu. Chamamos um eletricista e ele olhou tudo disse que era problema de fase que a Eletropaulo estava entregando somente uma fase, então ligamos na Eletropaulo e eles vieram quando não estavamos em casa, ligamos de novo e disseram que o chamado estava como concluido. Não sei se eles mexeram em alguma coisa no poste. Acabei lembrando que o motor do portão de casa é livado em uma tomada 220, e estava funcionando normalmente. Então liguei os dois disjuntores do chuveiro e fui medir com multimetro os fios no chuveiro e nada de 220v. Fiz teste de continuidade em todos os disjuntores dentro de casa com o disjuntor do relogio desligado, claro, no multimetro deu 001. Ou seja, acredito que não é problema no disjuntor, alguem pode dar uma luz? O eletricista só pode voltar amanhã e estamos tomando banho com água quente do fogão desde sábado rss. Trágico. Na foto, os disjintores azuis são do chuveiro, ou dos chuveiros, aí não sei se é um disjuntor para cada chuveiro ou se são os dois para um chuveiro. Não consegui identificar se é de 30 ou 40A. Será que esse numero 3000 quer dizer que são 30A?

P_20170831_130455.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa boa tarde, 

 

Você poderia tirar uma foto do quadro inteiro.

 

Você disse que o disjuntor azul é o dos chuveiros, se ele estiver ligando os dois chuveiros está errado.

Você precisa de um disjuntor para cada chuveiro de acordo com sua potencia e tensão 

A formula é a seguinte:

 

I=P/V

 

I= Igual a corrente nominal do chuveiro em amperes (A) 

P=Potencia do chuveiro em Watts(w)

V= Tensão nominal em volts (V)

 

Isso para analisar a corrente do seu chuveiro para dimensionar o disjuntor.

No caso você mediu em escala de resistência no multímetro ?

 

Ou seja precisa analisar como esta ligado seu disjuntor para poder fazer as medições de forma correta e encontrar o problema.

 

É possível que apenas um dos pólos do disjuntor não esta como deveria mas para isso você deve medir a tensão na entrada e na saída do disjuntor, se houver tensão correta na entrada e não houver na saída o problema sera o seu disjuntor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, testei os disjuntores azuis e não tem tensão nenhuma mesmo. O meu chuveiro é de 7500w, eu li que pra ele precisa de um disjuntor de 40A. Mas vou esperar o eletricista vir amanhã mesmo, hj de noite vai ser banho de balde mesmo kkkkkk, pior que o frio voltou aq em sampa. Mas valeu aí pelas respostas, amanhã vou colocar aqui o que está realmente acontecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, tiagopraz disse:

Então, testei os disjuntores azuis e não tem tensão nenhuma mesmo. O meu chuveiro é de 7500w, eu li que pra ele precisa de um disjuntor de 40A. Mas vou esperar o eletricista vir amanhã mesmo, hj de noite vai ser banho de balde mesmo kkkkkk, pior que o frio voltou aq em sampa. Mas valeu aí pelas respostas, amanhã vou colocar aqui o que está realmente acontecendo.

Mas eu disse pra você testar os brancos, que aparecem do lado esquerdo da foto. Uma maneira mais simples de testar é testando uma fase de cada vez, coloca uma ponta do multímetro no neutro e a outra em cada uma das fases, em cada fase tem que ter 110V. Se tiver em só uma já resolve metade do problema. 

E para usar o chuveiro de 7500W com disjuntor de 40A vai precisar de fio mais grosso também, um fio de 6 mm² no mínimo, se fosse eu colocaria um de 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Mestre88 disse:

 E para usar o chuveiro de 7500W com disjuntor de 40A vai precisar de fio mais grosso também, um fio de 6 mm² no mínimo, se fosse eu colocaria um de 10.

 concordo com voce, o fio de 6mm é o limite baixo eu também colocaria fio de 10mm,

no próprio chuveiro deve estar recomendando o fio de 10mm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha uma emenda que foi feita em uma caixinha que fica na garagem de casa para ligar uma vap, o fio estava queimado na emenda daí não passava energia para o diajuntor dentro de casa, mesmo assim o eletricista trocou o disjuntor para um de 40A e o fio também. Obrigado a todos pelos comentários.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...