Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de motor DC - Direção e velocidade


RSelector1

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Depois de pesquisar muito sobre uma forma de fazer o controle de direção e velocidade de um motor, cheguei ao seguinte circuito:

 

59a83cc3ceb7f_PonteH-Mosphet.thumb.png.ab467c427e76d5908bc4fa4e6b443f12.png

 

Porém nota-se que tenho que utilizar dois Lm555 é uma fonte simétrica para ele funcionar.

 

Minha dúvida é se possui alguma outra forma de fazer esse controle com menos componentes e com uma fonte positiva simples.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive um problema parecido mas no meu caso não precisava fazer um controle de velocidade.

 

o que eu fiz para fazer o papel desta ponte H, foi utilizar um BC 548 com o emissor em série nas bobinas de relés, a saída destes relés estavam ligadas em posições diferentes no motor.

 

Ou seja quando mandava sinal de comando para um dos relés o motor acionava para um sentido, e quando mandava outro sinal de comando ele acionava no sentido contrário.

 

Quanto a velocidade você deve ver qual o tipo de motor pelo jeito vai usar um motor simples de 12 vdc, neste caso só a utilização de um divisor de tensão.

 

Li outro dia um tópico sobre isso

Espero ajuda-lo.

 

Poste os resultados do seus testes, para acompanharmos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...