Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limite/Fim de curso com relé


Posts recomendados

Boa tarde galera! 

Não sei se ja possui essa solução aqui, mas como não encontrei, estou postando esse tópico.

Ja adianto que pode ser bem simples para muitos, mas pra mim não é porque não tenho experiência nenhuma com eletrônica.

É o seguinte, eu estou montando um atuador linear que será acionado com um motor (12V) de limpador de parabrisa de carro, o mesmo será acionado por uma placa que já faz a inversão do sentido da corrente para o motor girar nos dois sentidos. Ja tenho quase tudo pronto, mas quando fui colocar o limite eu percebi que não é tão simples, pois quando acionado ele deve impedir que o motor continue rodando no mesmo sentido, mas não pode simplesmente abrir o circuito, pois o motor tem que girar para o outro lado caso necessário. Ja tenho dois relés e duas chaves fim de curso NA NF, mas para economizar espaço dentro do atuador acho que não vou poder usar essa chave, então se tiver uma solução com um contato NA será melhor.

Agradeço desde ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi direito o que você quer... tenso... Mas vamos lá

 

4 horas atrás, Maycon Gandra disse:

deve impedir que o motor continue rodando no mesmo sentido

Se você tem uma placa de controle com botões talvez para girar para um lado e para o outro... então substitua esse botão por um fim de curso normalmente fechado depois um botão (em série normalmente aberto). Pronto, faça o mesmo para o outro lado... Se o fim de for ativado ele vai abrir o circuito do botao e você nao vai poder mais girar para aquele lado. O mesmo para o outro lado.

 

Se quiser controlar por outro equipamento ou placa você pode colocar um relé no lugar desse botão. Coloca no normalmente aberto do relé e quando o contato dele for ativado ele vai fechar o circuito como um botão...

 

Acho que é isso que você quer... Post fotos da placa e do resto para gente ter ideia ... assim pela tua descrição fica complicado uhauhauhhua

adicionado 1 minuto depois

Tudo isso ai que falei sem precisar cortar a fonte do circuito de controle principal (que faz girar para os dois lados).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vislumbro algo minimalista como uma chave de fim de curso - contato n.f. -  em cada lado. Cada uma com um diodo em paralelo. Ao chegar no fim, ela abre e espera voltar. Pra isso tem-se que inverter a polaridade. A chave aberta não permitiria isso. Aí vem o pulo do gato. Os diodos permitem a tensão/corrente reversa temporariamente pois após um pequeno movimento a chave volta a fechar.

Ou algo do gênero

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desenho que apresento é clássico, simples e seguro.

Sem título.png

adicionado 7 minutos depois

Cada relé tem que ter pelo menos 2 contatos NA. Se além desses tiver um contato NF, pode implementar um intertravamento elétrico, que impedirá com que ambos possam ser acionados simultaneamente (curto na fonte).

Sem título.png

adicionado 15 minutos depois

Motor é carga indutiva. Costuma provocar faiscamento no desligamento (degradação dos contatos). Isso pode ser minimizado com um RC série em paralelo com o motor. 100 Ohms + 100nF devem dar conta. Use capacitor de filme, eletrolítico nem pensar.

adicionado 16 minutos depois

Sem título.png

adicionado 27 minutos depois

Se os contatos dos relés forem reversíveis o intertravamento também pode ser implantado dessa forma:

Sem título.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...