Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limite/Fim de curso com relé


Posts recomendados

Boa tarde galera! 

Não sei se ja possui essa solução aqui, mas como não encontrei, estou postando esse tópico.

Ja adianto que pode ser bem simples para muitos, mas pra mim não é porque não tenho experiência nenhuma com eletrônica.

É o seguinte, eu estou montando um atuador linear que será acionado com um motor (12V) de limpador de parabrisa de carro, o mesmo será acionado por uma placa que já faz a inversão do sentido da corrente para o motor girar nos dois sentidos. Ja tenho quase tudo pronto, mas quando fui colocar o limite eu percebi que não é tão simples, pois quando acionado ele deve impedir que o motor continue rodando no mesmo sentido, mas não pode simplesmente abrir o circuito, pois o motor tem que girar para o outro lado caso necessário. Ja tenho dois relés e duas chaves fim de curso NA NF, mas para economizar espaço dentro do atuador acho que não vou poder usar essa chave, então se tiver uma solução com um contato NA será melhor.

Agradeço desde ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi direito o que você quer... tenso... Mas vamos lá

 

4 horas atrás, Maycon Gandra disse:

deve impedir que o motor continue rodando no mesmo sentido

Se você tem uma placa de controle com botões talvez para girar para um lado e para o outro... então substitua esse botão por um fim de curso normalmente fechado depois um botão (em série normalmente aberto). Pronto, faça o mesmo para o outro lado... Se o fim de for ativado ele vai abrir o circuito do botao e você nao vai poder mais girar para aquele lado. O mesmo para o outro lado.

 

Se quiser controlar por outro equipamento ou placa você pode colocar um relé no lugar desse botão. Coloca no normalmente aberto do relé e quando o contato dele for ativado ele vai fechar o circuito como um botão...