Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conectar cd player automotivo com negativo de chassi em fonte caseira


Posts recomendados

Boa noite a todos,

Tenho um som automotivo do tipo HBD-9280 e gostaria de fazer uma pequena caixa de som automotiva para ser ligado na tomada com uma fonte chaveada de 12V.

Porém, após uma pesquisa, percebi que nesse modelo de som, o fio negativo é ligado direto no chassi do carro...

Precisava de uma solução para esse problema, pois não sei como iria ligar o negativo, sendo que não posso simplesmente ligá-lo no polo negativo da fonte.

 

Obrigado desde já.

Att.

João Victor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Sério? Porque não? Ou melhor.. porque você acha que não?

Quando eu dei uma pesquisada, li sobre isso. Quando esse tipo de som tem essa ligação, não se pode ligar no polo negativo da bateria, apenas direto no chassi, como uma função de aterramento parece. Então eu presumi que não posso fazer o mesmo em uma fonte.

Mas se eu posso, me fale o porquê por favor. 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho esse TKR "cara preta" desde os anos 70, já usei em carros, depois levei para o meu trabalho e ele ficava ligado o dia inteiro, quando trouxe para casa instalei em baixo da mesa com uma fonte (antiga, a transformador) e o negativo da fonte é ligado na carcaça como todos automotivos são, voce só não pode é inverter, ligar o positivo na carcaça.

Obs: Esse toca fitas tem uma eletrônica sensacional, tem componentes adoidado, quando abrir ele vou fazer umas imagens.

20170901_114604.jpg

20170901_114248.jpg

20170901_114300.jpg

adicionado 40 minutos depois

No dissipador preto, atrás da fonte, está algo que contribui para que a fonte esteja funcionando "redondinha" até os dias de hoje, http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diversos/9182-como-usar-o-transistor-2n3055-art1757  essa fonte teve o trafo reenrolada nos anos 80 e foi incluido esse transistor com o dissipador, olha que ela fica ligada o tempo todo que estou aqui no computador.

Ela fica de cabeça para baixo para poder fixar na mesa.

20170901_122709.jpg

20170901_122834.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, sou novo aqui no fórum... Queria saber se alguém pode me ajudar... Sou totalmente leigo em eletrônica mas estava pesquisando na internet, achei essa gambiarra interessante e resolvi fazer... Só que não estou sabendo proceder com as ligações... É o seguinte, tenho uma fonte ATX 230w que já fiz aquela famosa alteração dos fios amarelo e pretos, blá, blá, blá.... Enfim, tenho essa potência CL500 da stetsom (foto do manual em anexo) e esse rádio da Sony CDX-GT327X (foto em anexo)... Em todos os vídeos que vejo na internet são modelos diferentes, além disso as ligações tanto do som quanto da potência são totalmente diferentes pois não consigo vizualizar onde fica o negativo e positivo.... Tentei fazer as ligações da maneira que achei correto, não funcionou e estou com medo de ter ate queimado o equipamento, rsrs... Se alguem puder me ajudar ficaria grato!

modulo.jpg

radio.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ligação do aparelho parece fácil o negócio é esse teu:

27 minutos atrás, cdcamargos disse:

tenho uma fonte ATX 230w que já fiz aquela famosa alteração dos fios amarelo e pretos

 

Mostra um link ai do teu circuito ou dessa gambiarra. Para você ter certeza que está na tensão certa e até quem é o positivo e negativo você vai precisar de um multímetro, caso o tutorial seja muito diferente da fonte que você tem...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bommu Perneta disse:

A ligação do aparelho parece fácil o negócio é esse teu:

 

Mostra um link ai do teu circuito ou dessa gambiarra. Para você ter certeza que está na tensão certa e até quem é o positivo e negativo você vai precisar de um multímetro, caso o tutorial seja muito diferente da fonte que você tem...

 

Quando eu fiz a gambiarra e percebi que não funcionou eu desliguei tudo, rsrs.... Então não tem como eu tirar fotos doque eu fiz... No caso da fonte creio eu que não há dúvidas, pois as cores dos fios são sempre as mesmas. Até onde eu sei os fios amarelos levam a corrente positiva e os pretos a corrente negativa. Segui este video tutorial

 Minha dúvida é onde ligar o positivo e o negativo na potência e logo da potênica no aparelho de som... Como eu disse, sou leigo no assunto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum... então o preto(s) ligado(s) ao GND do aparelho (na porquinha) e o amarelo(s) no positivo ATT (porquinha do lado ).

 

Repetindo seria interessante você ter um multímetro para ver se entre os cabos que você vai ligar ao GND e ao outro é mesmo 12V. também para ver se você não queimou seria interessantes antes de ligar tudo ver ser tem continuidade entre o ATT e GND para ver se não queimou alguma coisa nas suas experiencias. Se não tiver bipe é porque ta normal na escala de continuidade... ai quando você ligar o aparelho você pode medir a tensão novamente com o multímetro para ver se a tensão permanece ^^

adicionado 0 minutos depois

serve até aqueles multímetro de 15 reais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cdcamargos Não tô vendo muito segredo para ligar este módulo e este auto rádio nesta fonte.

O segredo é tem vários fios que precisam se conectados ao mesmo tempo. 

 

Vamos começar pela fonte:

Como você mesmo disse tem os fios pretos e amarelos, preto é negativo e amarelo é positivo. 

Para ligar a fonte deve ser ligado junto os fios preto e verde, se preferir pode colocar um interruptor neles pra ligar e desligar o som. 

Já que não tem um multímetro vai perceber que a fonte estará ligada porque o cooler vai funcionar. 

Logo terá 12V no preto e no amarelo. 

 

Quanto ao amplificador:

Veja que no borne grande, além dos 4 terminais dos alto-falantes tem outros 3 do lado direito, neles estão escrito:

REM +

GND

BATT+

O terminal GND é o negativo, logo vai no fio preto. 

O BATT+ é o positivo, então ligue no fio amarelo. 

O terminal REM+ serve para que o módulo seja ligado e desligado junto com o rádio, no seu caso isso não é interessante já que quando desligar a fonte vai desligar tudo. Então ligue este terminal REM+ ao fio amarelo da fonte. 

 

Vamos ao rádio agora:

No rádio além dos fios de alto falantes normais de acordo com seu manual temos outros 4 fios:

Vermelho 

Amarelo 

Azul

Preto 

O amarelo e vermelho do rádio são os positivos (tem dois fios para permitir que seja ligado e desligado pela chave do carro), no seu caso ligue estes dois fios ao fio amarelo da fonte. 

Obviamente o preto é o negativo e deve ser conectado ao preto da fonte. 

O fio azul serve para ligar antenas ativas ou elétricas, pode deixar ele desligado. 

 

É interessante que use vários dos fios amarelos da fonte, além da instalação ficar mais bonita, não vai sobrecarregar um único fio. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os aparelhos de som antigos, de veiculos, tinham apenas 4 fios que era o vermelho (positivo); azul (canal de áudio); cinza (canal de aúdio) e verde (terra), bastava ligar o azul na entrada de um alto falante, o cinza na entraga de outro alto falante, a saida dos dois alto falantes unidas ligada no verde e o vermelho na bateria, o negativo era a própria estrutura metálica do equipamento, isso no tempo que nem alto falantes (preparação para som) vinham nos carros.

Hoje vem com o chamado preparação de som, que nada é do que os alto falantes bem como positivo e negativo tudo reunido em um grande plug fêmea, pra não ter que cortar o chicote elétrico do carro e perder a garantia, se novo, e voce tem que comprar o macho caso não tenha sido fornecido pelo fabricante do aparelho de som.

Como tem vários modos de saida de som, esses 4 fios já não atendem mais aos padrões, inclusive cada vez se sofistica mais devido aos grandes módulos amplificadores, de modo que o melhor é voce consultar uma loja de acessórios de carros (dessa que instala som, filme, etc.) e pedir uma orientação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/09/2017 às 19:51, Mestre88 disse:

@cdcamargos Não tô vendo muito segredo para ligar este módulo e este auto rádio nesta fonte.

O segredo é tem vários fios que precisam se conectados ao mesmo tempo. 

 

Vamos começar pela fonte:

Como você mesmo disse tem os fios pretos e amarelos, preto é negativo e amarelo é positivo. 

Para ligar a fonte deve ser ligado junto os fios preto e verde, se preferir pode colocar um interruptor neles pra ligar e desligar o som. 

Já que não tem um multímetro vai perceber que a fonte estará ligada porque o cooler vai funcionar. 

Logo terá 12V no preto e no amarelo. 

 

Quanto ao amplificador:

Veja que no borne grande, além dos 4 terminais dos alto-falantes tem outros 3 do lado direito, neles estão escrito:

REM +

GND

BATT+

O terminal GND é o negativo, logo vai no fio preto. 

O BATT+ é o positivo, então ligue no fio amarelo. 

O terminal REM+ serve para que o módulo seja ligado e desligado junto com o rádio, no seu caso isso não é interessante já que quando desligar a fonte vai desligar tudo. Então ligue este terminal REM+ ao fio amarelo da fonte. 

 

Vamos ao rádio agora:

No rádio além dos fios de alto falantes normais de acordo com seu manual temos outros 4 fios:

Vermelho 

Amarelo 

Azul

Preto 

O amarelo e vermelho do rádio são os positivos (tem dois fios para permitir que seja ligado e desligado pela chave do carro), no seu caso ligue estes dois fios ao fio amarelo da fonte. 

Obviamente o preto é o negativo e deve ser conectado ao preto da fonte. 

O fio azul serve para ligar antenas ativas ou elétricas, pode deixar ele desligado. 

 

É interessante que use vários dos fios amarelos da fonte, além da instalação ficar mais bonita, não vai sobrecarregar um único fio. 

 

 

Muito obrigado a todos, mas segui estes passos e funcionou legal... O som saiu bacana.... Agora é montar a caixa acústica.. Quando tiver pronto eu posto a foto aqui

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara no carro o fio negativo ligado no chassi beleza

 

a bateria quando você coloca no carro ...

 

lado positivo e alimentado pelo vermelho q vem do alternador certo..[

 

polo negativo e ligado?????  onde !!!!

 

no chassi... 

 

e a mesma coisa de liga uma fonte no son do carro no carro

 

fio negativo vai no chassis eo dos modulos também vão ..

 

 

então segue plano 

 

+ com +

 

- com - 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...