Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar led 10w em fonte 36v 2700mA


Posts recomendados

3 em 3 em série

LED LED LED  R

> > > R

> > > R

vai sobrar 1 Led.

 

Se o led fosse de 12V ficaria 12*3 = 36 V e não precisaria de resistor, mas como esses leds já funcionam com 9V ficaria... 9*3=27; 36-27=9V de sobra... para respeitar os limites de 900mA ficaria R=U/i ; R=9/0,9 ; R=10ohm. Calculando a potencia dissipada no resistor P=U²/R ; P=9*9/10; P=8.1W logo você vai precisar de um resistência de 10ohm e mais de 10W... o ideal seria um de 16W  ^^

 

Se for colocar cada um deles sozinho em série o resistor teria que ter um potencia bem grande e seria desperdício de energia. Com regulador de 12 V também teria um desperdício gigante em dissipação também (uns 70W), fora que você precisaria de um regulador com 3A.

 

Seria muito melhor você compra um fonte de 12V com adequada e colocar um resistor de 3.3ohm e 3W ou mais de dissipação. Fora, isto é claro, colocar dissipadores nos teus leds de 10W.

adicionado 0 minutos depois

Neste ultimo caso daria para você usar todos os teus leds em paralelo.

adicionado 7 minutos depois

ah... você poderia tentar usar um step down DC DC de 36 para 12V que vendem no mercado... e usar as resistência de 3,3 3W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se seus leds de 10W são alimentados com 12V (tenho alguns que são) então.... Se você tem 10 leds, ligue 3x em paralelo  de 3 em série. O que sobra.. dá pra mim! Faço coleção.

Bem.. eu colocaria resistor em série sim pois o led usa ter a característica de diodo zener.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi alguns desses Leds de 10W trabalharem com pouco mais de 10V. Se for o caso do seu vai precisar de resistor sim, fazendo a ligação já sugerida

Em 01/09/2017 às 08:23, Bommu Perneta disse:

3 em 3 em série

LED LED LED  R

Como já foi dito, vai sobrar 1. Definir o valor sem o datasheet do led comprado é tiro no escuro e led no lixo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Definir o valor sem o datasheet do led comprado é tiro no escuro e led no lixo.

Verdade, porém é difícil achar datasheet desses produtos, ainda mais Chineses... os vendedores nomalmente só colocam 12V , a corrente e pronto...

 

Mas, como o dono do tópico nao reclamou dizendo que são de 5V, por exemplo , ai teria um problema grave... se fosse de mais de 12V nem acenderia ... Então digamos que estamos em uma zona mais ou menos segura. A não ser que o led expoda em em 0,900mA ou menos* heheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Verdade, porém é difícil achar datasheet desses produtos, ainda mais Chineses... os vendedores nomalmente só colocam 12V , a corrente e pronto...

 

Mas, como o dono do tópico nao reclamou dizendo que são de 5V, por exemplo , ai teria um problema grave... se fosse de mais de 12V nem acenderia ... Então digamos que estamos em uma zona mais ou menos segura. A não ser que o led expoda em em 0,900mA ou menos* heheh

obrigado pessoal foi muito útil, a explicação de você, porém só tenho mais uma duvida , eu tenho tbem uma fonte chaveada de 12v/10a, ai sera que eu poderia usa-la  e colocar os 10led em paralelo ai eu teria que colocar qual resistor, ou ligaria direto.

desde ja agradeço a atenção de todos.segue as fonte que tenho ,muito obrigado,tenho estas duas fontes qual seria melhor usar .59aafd1e42464_20170831_2113311.thumb.jpg.50f49be690df758ac8051fc0767dcc85.jpg59aafd35610ee_20170831_2111321.thumb.jpg.5758d69877e6c38ac56052f6648dad96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um led Driver esse de 12V ou é uma fonte comum? Se for uma fonte comum 3.3ohm e 3W já serve.

 

Se for um led driver eles são feitos para você ligar direto em paralelo o led de 10W(ou modelo que eles querem alimentar que pode ser de + W mais ou menos tensão) alguns dão até para escolher a tensão e corrente que vão passar, no caso 11V e 600mA dá para o gasto. Neste último caso você não precisaria de resistor, por ele ser regulável, se o driver não for regulável e não aparecer limite de corrente/tensão vai queimar ^^ < ou seja tem que colocar resistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...