Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A temp. da placa-mãe interfere no processador ?


Posts recomendados

Dificilmente, apesar de ser pouco comum da placa-mãe aquecer a ponto de sei lá queimar algo, o máximo que pode acontecer é que vai diminuir a vida útil de todos os componentes conectados a ela, a maior parte das placas mães modernas vem com uma série de tecnologias de proteção e anti surge, caso as temperaturas fiquem acima do normal ou tenha oscilação de energia seu pc simplesmente vai desligar para evitar danos, agora o que você precisa levar em conta é o processador este sim vai te causar problemas se você não posicionar o dissipador / fan de maneira correta gerando superaquecimento e consequentemente danificando a CPU, assim como fazer Overclock sem saber.

 

Um computador bem refrigerado e com um bom cable management dificilmente vai te causar problemas com overheat de placa-mãe.

 

Espero ter Ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FabioXN7 Entendi, a minha placa é antiga, é uma da ECS, aproveitando, deixa eu tirar outra duvida, o HyperTransport Clock dessa minha placa é de 1000Mhz isso interfere no desempenho do CPU ? 

@ilkyest  Entendi, então eu tenho que trocar a minha mobo logo, porque é bem antiga 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest Meu gabinete é antigo, muito antigo, eu só tenho a tampa de trás, a tampa da frente não tenho mais, e na frente, onde ficava o CDROM, eu tirei todas as palhetas que tinha (tava quebrada), praticamente ta todo aberto, só com a tampa de trás, pra esconder os cabos da fonte.

adicionado 0 minutos depois
4 minutos atrás, ilkyest disse:

Não.... mas garanta uma boa ventilação, ou melhor, circulação de ar

@ilkyest E o HyperTransport não afeta no CPU não  ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tá.. seguinte. Você me mostrar as temps não me ajudam, visto que eu não sei "o dia-a-dia" do teu pc... mas eu vou te dar o meu caso, ok?

 

 

Eu tinha um gabinete aerocool 500. Agora eu tenho um gabinete diferente, que não tenho mais esse problema.

 

Na época do gabinete, eu tinha um problema de bolsão de calor. Logo na placa de vídeo. Então, por vezes, a placa de vídeo subia, assustadoramente, a temperatura. 

 

Como no aerocool a fonte fica embaixo, ela também não ajudava a tirar o ar, e pior, a fonte que eu tinha, tinha de deixar o fan virado para baixo, por causa dos fios... Eu tinha um fan na frente, que tocava pra dento ar, eu tinha o fan da PV... na placa de som não tinha fan... tinha alguns fans para trás tirando o ar.

 

Daí eu tentei fazer overclock, e descobri que o hyper TX3 não dava conta, porque? porque onde o hyper tava, ele puxava ar do meio, daquela parte, que era ar quente. Eu pus um duto, puxando ar de fora, e jogava no hyper... segurou o overclock bem. Mas agora o problema era a PV... eu coloquei um fan tirando ar da área da placa de vídeo. O ar saía morno, mas a pv trabalhava de boas.

 

Então,

1) descobrir onde está esquentando, e como

2) adotar o procedimento necessário.

 

No meu caso, eu melhorei a PV... para o chipset foi só por um fan em cima dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...