Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vou montar o segundo PC: O que acham da configuração?


Posts recomendados

Pessoal, 

 

Atualmente estou com o PC da assinatura.

 

Uso-o para jogos e gravações no meu "Home Estúdio".

 

Estou pensando em separar as funções, ou seja, ter um PC para gravações e outro para jogos e demais funções.

 

Pensei nas seguintes ideais e gostaria da opinião dos senhores:

 

1- Atualizar o PC para jogos com um i7 7700. Preciso trocar a placa-mãe e memórias. Manter a GTX 970 por, ao menos, mais um ano e meio.

Aqui, manterei o SSD de 120GB (EVO 850) que já está com o SO instalado...

 

2- Aproveitar o i7 4790, placa-mãe, memórias e um SSD (EVO 840 - 250GB) para o PC de gravações.

O 4790 dá conta com muita sobra e folga dos programas e plugins de gravações.

É uma máquina que, facilmente, aguentará mais uns bons quatro anos nesta função...até pedir um upgrade.

Não ha necessidade de GPU. 

Vou comprar um gabinete simples, monitor, teclado/mouse, fonte CX430 e um HD externo de 5TB.

 

Minha dúvida é: Compensa o investimento no i7 7700, ou, não há necessidade do mesmo? A GTX 970 ainda está segurando bem...e como processador não é ponto tão crucial para jogos, compensa pegar alguma coisa mais em conta?

 

Para um PC gamer com Intel 7ª geração, qual placa-mãe e memórias os senhores recomendam?

 

Pretendo montar uma lista para aproveitar a Black Friday...ainda que tímida, é melhor que nada! rsrsrs

 

Agradeço pela atenção!

 

Valeu!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Fokas disse:

Pessoal, 

 

Atualmente estou com o PC da assinatura.

 

Uso-o para jogos e gravações no meu "Home Estúdio".

 

Estou pensando em separar as funções, ou seja, ter um PC para gravações e outro para jogos e demais funções.

 

Pensei nas seguintes ideais e gostaria da opinião dos senhores:

 

1- Atualizar o PC para jogos com um i7 7700. Preciso trocar a placa-mãe e memórias. Manter a GTX 970 por, ao menos, mais um ano e meio.

Aqui, manterei o SSD de 120GB (EVO 850) que já está com o SO instalado...

 

2- Aproveitar o i7 4790, placa-mãe, memórias e um SSD (EVO 840 - 250GB) para o PC de gravações.

O 4790 dá conta com muita sobra e folga dos programas e plugins de gravações.

É uma máquina que, facilmente, aguentará mais uns bons quatro anos nesta função...até pedir um upgrade.

Não ha necessidade de GPU. 

Vou comprar um gabinete simples, monitor, teclado/mouse, fonte CX430 e um HD externo de 5TB.

 

Minha dúvida é: Compensa o investimento no i7 7700, ou, não há necessidade do mesmo? A GTX 970 ainda está segurando bem...e como processador não é ponto tão crucial para jogos, compensa pegar alguma coisa mais em conta?

 

Para um PC gamer com Intel 7ª geração, qual placa-mãe e memórias os senhores recomendam?

 

Pretendo montar uma lista para aproveitar a Black Friday...ainda que tímida, é melhor que nada! rsrsrs

 

Agradeço pela atenção!

 

Valeu!

 

 

 

 

 

Não vale a pena, continue com seu i7 4790 e seja feliz

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Fokas disse:

@brender

 

Compensaria montar um i5 para gravações?

Quem sabe AMD?

 

Gravação "alopra" com o uso de CPU...rsrsrs

Ainda mais gravação em multicanal e com "trocentos" plugins rodando ao mesmo tempo...

 

 

 

Nesse caso RYZEN em caso de renderização de vídeos e DEPENDENDO da utilização, é claro.

 

Quais programas você vai usar ?

adicionado 1 minuto depois

E claro, seu orçamento ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender

 

Nesse PC para gravação, a princípio, apenas a DAW e programas como Guitar Rig etc.

 

Estou usando o Reaper, mas, pretendo instalar um "ProTools".

 

No mais, é tanto plugin, tanto programa MIDI que nem sei por onde começar...

 

Ou seja, será um PC apenas para gravações. Nada de jogos, edição de imagens etc.

 

Estes programas demandam muito do processador e, ao menos, 16GB de RAM para ficar tranquilo...

Já vi muito travamento de DAW em estúdio...PC com 8GB não dá conta de uma gravação multipista carregada de plugins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/09/2017 às 21:50, Fokas disse:

@brender

 

Nesse PC para gravação, a princípio, apenas a DAW e programas como Guitar Rig etc.

 

Estou usando o Reaper, mas, pretendo instalar um "ProTools".

 

No mais, é tanto plugin, tanto programa MIDI que nem sei por onde começar...

 

Ou seja, será um PC apenas para gravações. Nada de jogos, edição de imagens etc.

 

Seria mais ou menos isso ?

 

 

adicionado 2 minutos depois

Scanproaudio - Amd Ryzen first look for audio

adicionado 3 minutos depois

Techreport - Ryzen 7 1800x - Ryzen 7 1700x and Ryzen 7 1700

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender

 

É por aí cara...

 

O Ryzen 7 1700 é um pouco mais barato que o i7-7700...qualquer ajuda no custo, é bem vinda!

 

Porém, estou por fora dos AMD...

 

Qual Ryzen me dará um desempenho próximo do i7 4790?

Por exemplo, se o Ryzen 5 fizer isso...será a escolha certa pelo "custo x benefício", visto que, como falei, o 4790 está dando conta com folga do que uso aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/09/2017 às 21:59, Fokas disse:

@brender

 

É por aí cara...

 

O Ryzen 7 1700 é um pouco mais barato que o i7-7700...qualquer ajuda no custo, é bem vinda!

 

Porém, estou por fora dos AMD...

 

Qual Ryzen me dará um desempenho próximo do i7 4790?

Por exemplo, se o Ryzen 5 fizer isso...será a escolha certa pelo "custo x benefício", visto que, como falei, o 4790 está dando conta com folga do que uso aqui...

 

Eu coloquei mais 2 link's, pode usar o "google translate" caso não seja fluente em inglês e dar uma olhada nos benchmarks 

 

Scanproaudio - Amd Ryzen first look for audio

 

Techreport - Ryzen 7 1800x - Ryzen 7 1700x and Ryzen 7 1700

 

Como é seu ganha pão e qualquer ganho de produtividade é essencial, eu iria de R7 1700 por conta de mais núcleos e consequentemente mais desempenho mas os RYZEN não possuem vídeo integrado, vai precisar comprar uma placa de vídeo ao seu gosto e orçamento

 

Qual é o seu orçamento ?

 

Processador AMD Ryzen 5 1600 c/ Wraith Spire, Six Core, Cache 19MB, 3.2GHz (Max Turbo 3.6GHz) 

 

- Processo de fabricação: 14nm

- Socket: Socket AM4

- Núcleos: 6 core

- Threads: 12

- Frequência de Operação: 3.2GHz (Max Turbo 3.6GHz)

- Cache L3: 16MB

- Cache L2: 3MB

- Modo de operação: 64 Bit

- Potência: 65 W 

 

Processador AMD Ryzen 7 1700 c/ Wraith Spire, Octa Core, Cache 20MB, 3.0GHz (3.7GHz Max Turbo)

 

- Socket: Socket AM4

- Núcleos: 8 core

- Frequência de Operação: 3.0GHz (3.7GHz Max Turbo)

- L2 Cache: 4MB

- L3 cache: 16MB

- Modo de operação 64 Bit

- Potência: 65 W 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender

 

Na verdade é um hobby "sério"...não ganho dinheiro com isso! rs

 

Acabei de ler os reviews. 

São testes iniciais, mas, mostraram que o AMD é promissor.

Saiu-se bem em relação ao Intel, porém, não é possível dizer o que é melhor/pior...não no momento.

 

Talvez, para o mercado "gringo" e seus preços mais realistas, seja uma ótima opção, porém, considerando nossos preços, a diferença para a plataforma Intel não está tão gritante...

Considerando o fato de que ainda precisará de uma placa de vídeo, o custo de um R7-1700 empatará com o i7- 7700.

 

Falando da placa de vídeo, a mais barata já servirá...como disse, esse PC não será usado para jogos. Mas...é uma gasto a mais.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Fokas disse:

@brender

 

Na verdade é um hobby "sério"...não ganho dinheiro com isso! rs

 

Acabei de ler os reviews. 

São testes iniciais, mas, mostraram que o AMD é promissor.

Saiu-se bem em relação ao Intel, porém, não é possível dizer o que é melhor/pior...não no momento.

 

Talvez, para o mercado "gringo" e seus preços mais realistas, seja uma ótima opção, porém, considerando nossos preços, a diferença para a plataforma Intel não está tão gritante...

Considerando o fato de que ainda precisará de uma placa de vídeo, o custo de um R7-1700 empatará com o i7- 7700.

 

Falando da placa de vídeo, a mais barata já servirá...como disse, esse PC não será usado para jogos. Mas...é uma gasto a mais.

 

 

 

 

Caso monte i7 7700 sem placa de vídeo, certamente o preço é melhor porque já tem vídeo integrado

 

A opção talvez seria a R5 1600 que está por 800 a 850 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Fokas disse:

@brender

 

Pelo que andei vendo, o R5 "empata" com o 4790...ao menos, de forma geral. Poder ser uma ideia a ser considerada...

 

Fui ver preços de i7 4790 usados no ML...está mais caro que comprar as peças da plataforma 7ª geração.

 

 

 

Vou dizer o que disse no outro tópico.

 

Você quer um Custo X Benefício, a plataforma AM4 vai ter suporte até 2020 e até lá serão lançados a segunda e terceira geração RYZEN com 7 NM e posterior refinamento ou seja você pode pegar no futuro processador melhor e compatível com essa plataforma

 

Você comprando esse INTEL na plataforma atual, não compensa em relação ao Custo X Benefício, já que não será compatível com os novos processadores Coffe Lake que serão lançados esse ano e posteriores, você fica preso em uma plataforma que praticamente está morta e não será continuada sem possibilidade de futuro upgrade e caso precise, vai ter que comprar uma nova placa-mãe e novo processador ao contrário do RYZEN que até 2020 a plataforma AM4 vai ter suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o mesmo processador aqui (4790k) e também tenho um home estúdio. Na verdade minha config é praticamente a mesma que a sua. O que fiz aqui e mudou minha vida foi trabalhar com dual-boot.

 

Pra trabalhar com áudio você precisa configurar o windows para isso, não usar antivírus e preferencialmente instalar o sistema, plug-ins e DAW's em um SSD.  

 

Durante um tempo eu usei dual-boot win 7 para trabalhar com audio/vídeo e win 10 para jogos, etc. No momento estou usando dual-boot win 10 (jogos) e MAC OS para trabalho (hackinstosh). Isso sim fez muita diferença para trabalhar com produção audio-visual. 

 

Minha dica é essa, investe no dual-boot e junta grana para um up melhor e mais significativo mais pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 minutos atrás, daguitarp disse:

Eu tenho o mesmo processador aqui (4790k) e também tenho um home estúdio. Na verdade minha config é praticamente a mesma que a sua. O que fiz aqui e mudou minha vida foi trabalhar com dual-boot.

 

Pra trabalhar com áudio você precisa configurar o windows para isso, não usar antivírus e preferencialmente instalar o sistema, plug-ins e DAW's em um SSD.  

 

Durante um tempo eu usei dual-boot win 7 para trabalhar com audio/vídeo e win 10 para jogos, etc. No momento estou usando dual-boot win 10 (jogos) e MAC OS para trabalho (hackinstosh). Isso sim fez muita diferença para trabalhar com produção audio-visual. 

 

Minha dica é essa, investe no dual-boot e junta grana para um up melhor e mais significativo mais pra frente.

 

Fala aí!

 

Pensei nisso. 

Tenho dois SSDs e os programas e SO estão neles.

 

Porém, vou separar os ambientes e gostaria do PC de jogos em outro cômodo da casa!

Por isso a ideia de montar um segundo PC para gravação.

Sem GPU, já é uma grande economia...

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Fokas disse:

 

 

Fala aí!

 

Pensei nisso. 

Tenho dois SSDs e os programas e SO estão neles.

 

Porém, vou separar os ambientes e gostaria do PC de jogos em outro cômodo da casa!

Por isso a ideia de montar um segundo PC para gravação.

Sem GPU, já é uma grande economia...

 

Valeu!

 

Entendi.

 

Assim sendo, faço só uma observação. A linha Ryzen R5 e R7, salvo engano, não tem vídeo integrado. Se pensa neles para o PC de áudio irá precisar de placa de vídeo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, daguitarp disse:

 

Entendi.

 

Assim sendo, faço sói uma observação. A linha Ryzen R5 e R7, salvo engano, não tem vídeo integrado. Se pensa neles para o PC de áudio irá precisar de placa de vídeo. 

 

Opa! O colega @brender já me alertou também!

Como eu disse, tenho uma GTX 970 que ainda está segurando muito bem nos jogos atuais...

Este novo PC, para gravação, pode ter qualquer plaquinha de vídeo e já está bom. 

Não vou rodar jogos nele!

Obrigado.

 

Olha...se eu achar um kit de i7-4790 usado, com bom "custo x benefício"...é capaz que eu não pense duas vezes.

Plataforma estável e muito segura para uso em "Home Estúdio" e pelo que vejo...vai aguentar uns bons 4 anos com facilidade ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Fokas disse:

 

Opa! O colega @brender já me alertou também!

Como eu disse, tenho uma GTX 970 que ainda está segurando muito bem nos jogos atuais...

Este novo PC, para gravação, pode ter qualquer plaquinha de vídeo e já está bom. 

Não vou rodar jogos nele!

Obrigado.

 

Olha...se eu achar um kit de i7-4790 usado, com bom "custo x benefício"...é capaz que eu não pense duas vezes.

Plataforma estável e muito segura para uso em "Home Estúdio" e pelo que vejo...vai aguentar uns bons 4 anos com facilidade ainda...

 

Por nada!

Realmente o 4790 é excelente. Só troco o meu aqui o dia que ele parar ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, daguitarp disse:

 

Por nada!

Realmente o 4790 é excelente. Só troco o meu aqui o dia que ele parar ^^

 

Aqui também está excelente.

Não sinto falta de nada até o momento...

 

Infelizmente, os preços no ML ainda estão um pouco salgados...mas, quem sabe eu não pegue um 4790 usado?!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Fokas disse:

 

Aqui também está excelente.

Não sinto falta de nada até o momento...

 

Infelizmente, os preços no ML ainda estão um pouco salgados...mas, quem sabe eu não pegue um 4790 usado?!

 

 

 

Ai já não sei, o espirito BR é de querer vender algo usado pelo preço que pagou e ainda quer lucro e não pela desvalorização

adicionado 12 minutos depois

Ou talvez haja desvalorização das linhas antigas da intel 4/8 pela chegadas dos novos Coffe Lake sendo 6/12

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/09/2017 às 23:08, brender disse:

 

Ai já não sei, o espirito BR é de querer vender algo usado pelo preço que pagou e ainda quer lucro e não pela desvalorização e ainda não for pelo preço que pagou, algo bem acima do preço da desvalorização

 

Estou pesquisando os preços...

 

Você está totalmente certo sobre o preço dos usados...

O duro, é que está batendo o preço da configuração que estou pesquisando os valores.

 

Na verdade, sem muita pesquisa, preços do Kabum:

 

R5-1600

Gigabyte AMD AM4 mATX GA-A320M-DS2 DDR4

Memória Kingston HyperX FURY 16GB (2x8GB) 2666Mhz DDR4 CL15 Black - HX426C15FBK2/16

Placa de Vídeo VGA NVIDIA EVGA GEFORCE GT 210 1GB DDR3 PCI-E 2.0 

Gabinete Corsair Carbide SPEC-01 BLUE LED Mid Tower

Fonte Corsair CX-430W 

Monitor LG LED 23´ IPS D-Sub, HDMI, Full HD 23MP55HQ-P

SSD Kingston 2.5´ 120GB UV400 SATA III

 

R$ 3.600 à vista / R$ 4.290 parcelado.

 

Difícil decisão...

O que eu poderia aproveitar, já que tenho 2 atualmente, é o SSD.

 

 

adicionado 1 minuto depois
Em 03/09/2017 às 23:26, Atretador disse:

Só uma observação, se o programa não usar aceleração por OpenCl ou Cuda, uma placa de video usada de 50R$ ja serve para o Ryzen :v

 

E você leva um 8c\16t ao in vez de um 4c\4t ou 4c\8t :x

 

Na Kabum estão com um bom preço :)

 

 

A GPU está sendo o menor dos problemas...por incrível que pareça!

Compensa pegar uma dessas, novinha mesmo...

 

Evga GT210 1GB DDR3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Atretador disse:

@Fokas Você estaria melhor com uma usada, as GT210 são muuuuito fracas, muito fracas mesmo, quando lançaram ja eram horriveis, e isso foi anos atras.  Normalmente da para achar umas legais no ML ou Olx por volta dos 100R$

 

Saquei...é, preciso pesquisar.

Mesmo não sendo um PC para jogos, fará muita diferença?

 

Outra coisa que acabei de ver é a diferença de preço do processador.

O R7-1700 custa praticamente o mesmo que o R5-1600...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...