Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

(mod) TV rgb via osd


Posts recomendados

Esse artigo tem como objeto o de não ser um tutorial, mas o de informar e até guiar sobre como ter um monitor RGB acessível e provavelmente sendo aplicável a um televisor que você já tenha em casa. No final trarei uma dica extra de como obter um cabo RGB para o PS1/PS2/PS3 a partir de um de vídeo Componente.

 

Leia todo o artigo e pesquise nas fontes que deixarei abaixo. Estude e se planeje bastante antes de fazer o mod para saber o que está fazendo e adaptar as coisas as suas necessidades.

 

Público alvo deste artigo: pessoas que jogam games antigos (década 2000 pra trás), e / ou que ainda assistem DVD's e querem ter a melhor e mais fiel imagem possível dos seus equipamentos nas suas TV's CRT sem ter de comprar um monitor PVM para tal (cada vez mais raro e caro) e ter uma qualidade similar a eles.

 

RGB vs Composite (CVBS):

 

Neste artigo não irei abordar o vídeo Component aprofundadamente, nem o S-video, ambos mais raros nos televisores lançados no Brasil, porque aqui já trarei o RGB, que é o melhor dos mundos. Mas de forma objetiva, podemos colocar na seguinte escala do melhor para o pior:

 

RGB > Component > S-vídeo > Composite > RF

 

É sempre polêmico levantar a questão RGB vs Component, já que ambos transmitem uma qualidade de cores e nitidez muito similar, com a diferença que o RGB traz as cores com brilho separadas por canal, enquanto o Component economiza banda ao omitir o verde e utilizar de um truque para obte-lo, onde traz um canal apenas de brilho + sincronia (Y), outro vermelho sem brilho (R-Y) e azul sem brilho (B-Y). O verde é inferido pela TV do que restou. As emissoras faziam dessa forma para economizar banda e manter retrocompatibilidade com as TV's em preto e branco, onde essas TV apenas utilizavam o canal de brilho (Y).

 

O importante mesmo aqui é entendermos a diferença entre o RGB e vídeo Composite, aquele conector amarelo que polula nos televisores ocidentais e muitas vezes nos parece e é a unica opção disponível para ligar nossos equipamentos da era anterior ao HDMI. Diferente do RGB e Component, o sinal Composite transporta todas as cores primarias em apenas um conector, somado com a sincronia, ou seja, muita informação em apenas um canal e necessidade de converter esse sinal de volta para canais separados de cores no display. Perde-se muita informação de cor, contraste e nitidez. Por isso era tão importante o menu nitidez nos televisores, uma vez que adicionavam um ruído que permitia definir melhor as bordas, uma forma de diminuir um pouco a bagunça completa que o sinal Composite provocava na definição, conhecido carinhosamente por "Composhit". No final das contas essa entrada foi utilizada amplamente no mercado como uma forma de diminuir os custos dos equipamentos (menos cabos e conectores) em detrimento da qualidade proporcionada ao consumidor final. É de dar raiva quando você compara ao vivo o RGB contra o Composite e sente feito de trouxa pela industria durante toda uma vida.

 

E então todos esses anos de sofrimento com aquele cabo amarelo acabou. Num fórum estadunidense, onde eles também tiveram a mesma ausência de televisores RGB em seu país, alguns usuários após vários testes de tentativa e erro, descobriram como entrar com sinal RGB diretamente no Jungle IC do televisor de tubo, isto é, no chip que controla todas as funções de vídeo do aparelho. O truque está em fazer o televisor pensar que você estar utilizando o seu menu OSD, quando na verdade está a entrar com o sinal RGB do seu equipamento. Basicamente o menu OSD desses televisores é puro RGB. Já reparou como só eles são tão bonitos e definidos na tela? Então. Só que os fabricante deixavam essa entrada no Jungle IC disponível apenas para o menu OSD, como se todo o resto pudesse ser relegado a conexões inferiores e só nos importasse qualidade no OSD. :P

 

(ABRIR E MODIFICAR TELEVISORES CRT  É SEMPRE PERIGOSO! NÃO O FAÇA COM ELE LIGADO E SEM DESCARREGAR A ALTA TENSÃO DO TUBO. SÓ PROSSIGA SE JÁ TIVER ALGUMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA, DO CONTRÁRIO, VOCÊ PODE SE DAR MUITO MAL OU DANIFICAR SERIAMENTE A SUA TV. ENTREGUE NESTE CASO PARA UM TÉCNICO DA SUA CONFIANÇA FAZER. TOME AS DICAS AQUI INTEIRAMENTE POR SUA CONTA E RISCO).

 

 Antes de fazer a modificação é imprescindível saber se o Jungle IC do seu televisor é analógico. Normalmente o RGB desses trabalham com uma tensão de 0,7v. Se for digital, incompatível com esse mod, trabalham normalmente com 0,5v. Modelos Sony, JVC, Toshiba entre outros foram bem sucedidos no fórum, porque é o que eles possuem facilmente lá, mas isso não significa que sua CCE, LG, Magnavox, Philco, Gradiente, etc, também não sejam, consulte o manual de serviço da sua TV, cheque as tensões nessas entradas, cheque as peculiaridades delas, pode ser que o RGB no Jungle da sua TV esteja sem uso algum e o OSD seja interno, permitindo um mod que funcione em harmonia com o OSD, diferente do que será abordado aqui. Se for RGB analógico, é quase certo que o mod funcionará nelas, já que não há impedimentos para tal. 


Aqui eu utilizei uma SONY KV-21FS105 para o mod, mas é similar a muitas outras Trinitrons por aí, e como já escrevi, pode ser adaptada para qualquer outro modelo e marca de TV com RGB analógico.

 

Materiais necessários para o mod RGB via OSD:

 

1- TV CRT com entrada RGB analógica nos pinos OSD do seu Jungle 
2- 1 Chave 4 PDT (para alternar entre o OSD da TV e o aparelho), ou 4 Chaves 1PDT se você quiser controlar tudo individualmente (essa ultima opção traz algumas vantagens que abordarei no final do artigo).
3- 3 capacitores cerâmicos de 0,1uf (104)
4- 3 resistores de 75ohm.
5- 1 resistor de mesmo valor do circuito do pino de alimentação do OSD, normalmente 100ohm.
6- Entrada fêmea para vídeo da sua escolha. O padrão na europa, onde se tem televisores com RGB é o SCART. Os cabos originais e aftermarket RGB para retroconsoles são SCART, mas se você vai modar o seu cabo, escolha o seu próprio padrão de entrada que melhor convir. Você também pode incluir os canais de audio nesse mesmo conector. Use sua criatividade, mas siga ao máximo os padrões dos pinos para a entrada que for escolher. Não se esqueça da entrada de sincronia necessária para estabilizar a imagem na tela. Use a que seu equipamento suportar, uma vez que sua TV aceita qualquer uma, seja na entrada de Luma do S-vídeo ou na entrada amarela do vídeo Composite. Por exemplo, PlayStation's suportam Composite + C-SYNC e SYNC over Luma (de um dos dois canais do S-video), escolha neste caso SYNC over Luma, uma vez que possui um número menor de informações trafegando neste canal, mas se o seu equipamento suportar C-SYNC (a sincronia pura) use-a, só observar estes detalhes se for montar ou comprar o seu cabo para escolher a melhor.

 

De posse dos materiais, basta seguir esse esquema funcional na sua TV e ser feliz:

59adca7c0438f_ESQUEMARGB.thumb.png.210b119343635032a9dcd43afc3d84e7.png

 

 

Alguns levantaram as quatro pernas do Jungle para interromper o circuito do OSD, no entanto você incorre em sérios riscos de quebrar um desses pinos no processo inutilizando esse IC, sendo mais viável como plano A, remover do circuito os capacitores do RGB e o resistor dos 5V, normalmente SMD's (mas faça tudo como melhor lhe convir). Com algum treino em sucatas é possível remove-los mesmo utilizando o ferro de solda e uma pinça. É aqui que o resistor de 100ohm e os capacitores cerâmicos de 0,1uf entram, eles servem para substituir os que você removeu do circuito original, e serão utilizados tanto para manter o OSD original da TV, uma vez que você vai ainda precisar dele, e do RGB do seu aparelho. O resistor de 100ohm deve ser mantido apenas para o circuito original, não sendo necessário para os 5V que vem do console ou da própria TV caso prefira assim (segundo os mods realizados no fórum). Se escolher pegar os 5v da própria TV para o Blanking, lembre-se que terá de setar a chave manualmente toda vez que quiser trocar entre a TV para ver canais ou outra coisa e o console. No caso da minha TV, os capacitores originais tem 0,01uf (103), e foram substituídos por cerâmicos de 0,1uf (104). Segundo um usuário daquele forum, não há diferenças visíveis entre utilizar um outro. 

 

É possível reutilizar os mesmos componentes removidos no circuito, só que devido ao tamanho, reutilizar esses smd's nesse mod se torna difícil. Se for reutilizar o original ou um cerâmico de 0,01uf (103) nos diga como funcionou (se ficou muito escura ou clara a imagem). 

 

Componentes originais removidos para abrir o circuito do OSD.

IMG_20170611_003323.thumb.JPG.9fe67755962dbefe924741e765e9fa54.JPG

 

Componentes substituídos

IMG_20170610_163744.thumb.jpg.560cc5f5e856dd07c4ac8444861a2d9d.jpg

 

 

Após abrir os circuitos ao remover esses quatro componentes, basta ligar o circuito comum do meio da chave junto com os capacitores para as respectivas entradas do Jungle. Em uma das extremidades da chave o circuito deve ir até imediatamente antes dos componentes que foram removidos, e com o resistor de 100ohm no circuito dos 5v, de forma que quando os dois forem unidos na chave se tenha o circuito original restabelecido. Na outra extremidade da chave, você tem apenas o circuito que vem das 3 entradas de vídeo da sua escolha. Como tal que quando este seja ligado pela chave ao circuito comum, se remova a conexão original e se estabeleça com o aparelho de entrada.

 

Circuito comum e do OSD original soldados em seu lugar

IMG_20170612_145030.jpg.53003250643dab3f6d4ed9580b947f53.jpg

 

Parte de trás da TV com a nova entrada de vídeo RGB (eu escolhi RCA) as chaves e a entrada de 5V (porque eu estou utilizando do console e não da TV). Infelizmente não ficou tão legal o acabamento, eu poderia ter feito de uma forma bem melhor essa acomodação para o RCA (era só ter feito três círculos para o rca e ter prendido com as duas braçadeiras do mesmo jeito. O que me levou ao erro foi ter tentado prender inicialmente com parafusos) mas só tive a ideia depois de ter feito essa bagunça. :( Mas ok, primeiro mod.

IMG_20170616_180847.jpg.3ae4b932b4c6939a631ff5f67cc0b85c.jpgmenor.jpg.382e82cb5e98c2c061e615e13c8c2548.jpg 

 

Cabo conectando o circuito comum e o do OSD original.

IMG_20170616_215451menor.jpg.1fa3ae658d452ce3844038f0d93407cc.jpg

 

Como utilizar:

 

Ligue as entradas conforme você as fez, incluindo a sincronia (C-SYNC, SYNC over Luma ou Composite + CSYNC) na entrada amarela (por exemplo), a mesma do vídeo Composite. Selecione na TV a mesma entrada AV que você entrou com o sinal de sincronia e audio. Ao ligar o aparelho o OSD é ativado em tela cheia devido aos 5V que vem dele (caso esteja alimentado com os 5V do console), só que neste caso, você verá o que o seu aparelho está transmitindo se sobrepondo ao fundo, e não um menu de TV. Por esse motivo se você trocar de canal ou entrada pela TV você verá esse sinal sobre ao que está atrás como ocorre com o menu. A imagem nas outras entradas estará dessincronizada e não haverá audio, pois só há na entrada AV em que se encontram conectados. 

 

Será necessário com quase toda certeza modificar o tamanho vertical e sua posição (V-SIZE, V-POS) bem como o horizontal (H-SIZE, H-POS) no menu oculto da TV (menu de serviço) para cada equipamento que for usar como entrada. Pesquise como acessa-lo na sua TV, e é aqui que entra o que disse lá em cima sobre a vantagem de escolher chaves separadas para cada circuito de cor. Desativando apenas uma das cores da entrada, ou seja, restabelecendo a do OSD original, é possível ver de volta uma ou duas cores do menu e assim fazer as mudanças sem perder o enquadramento da entrada como referência, permitindo um ajuste fácil e preciso. Com essa opção também é possível ajustar com total controle cada canal de cor no menu de serviço, além de permitir ainda ver o menu apenas religando a chave de 5v ao OSD original. Neste ultimo caso, transparecendo assim o RGB ao fundo (uma vez que ele agora é alimentado pelo circuito original da própria TV) onde seriam as cores dos caracteres do menu, e a entrada de vídeo da sincronia da camada abaixo aparecendo no restante (que não serve para nosso ajuste), isso possibilita ajustes simples por entre o que se vê nos caracteres. 

 

Apenas o canal verde habilitado no OSD original pela chave 1pdt. Permite ver uma das cores do menu para ajustes.

KoYpQZL.jpg

 

Apenas a chave 1pdt dos 5v habilitada no OSD original. O RGB do console aparece por entre os caracteres do menu e o da sincronia no resto (neste caso era o composite).

zwzRRRl.jpg

 

 

Seria ideal ter um full blanking para o OSD a partir de um botão no controle remoto, desse modo nem precisaríamos da alimentação de 5V externa, ativando e desativando o RGB apenas com um comando no controle direto do sofá (se alguém descobrir ou souber como fazer um mod desse tipo, não deixe de postar sua ideia nos comentários).

 

Como ficou na prática? Fotos que capturei para demonstrar a diferença entre o RGB e o Composite após o mod. Ao vivo a diferença na qualidade é mais notada e o RGB vai muito além do que se vê nessas fotos, servindo apenas para dar uma noção. (A falta de nitidez nas 4 bordas é devido a uma certa falta de convergência no meu aparelho, algo comum nessas TV's).

 

RGB
MwGM8xK.jpg 

 

CVBS
xrHzg7x.jpg 

 

RGB
S3WAAhX.jpg 

 

CVBS
d7iSrBb.jpg 

 

RGB
ngEWR6n.jpg 

 

CVBS
emQTRGN.jpg 

 

RGB
ytMHYHa.jpg 

 

CVBS
K8aQ3AY.jpg 

 

RGB
EVcIH5o.jpg 

 

CVBS
SAQhv61.jpg 

 

RGB
UsgPZm9.jpg 

 

CVBS
PQTYcMP.jpg 

 

RGB
p2Sx8jZ.jpg 

 

CVBS
nGA38UK.jpg 

 

RGB
fX2on7Y.jpg 

 

CVBS
0C1ekgI.jpg 

 

RGB
MMWh2xz.jpg 

 

CVBS
n3Tr08D.jpg 

 

RGB (DVD)
MMgrYsg.jpg 

 

CVBS (DVD)
DSNpfe6.jpg

 

RGB (DVD)
Hzcdkpq.jpg 

 

CVBS (DVD)
iLZb3J8.jpg 
 

 

EXTRA. Cabo RGB para o Playstation 1,2 e 3 a partir de um de vídeo Componente

 

ps2-pinout.png.8e9fa6ca7588a45b91e1ac51ee711198.png


Como já escrito, para estes consoles o melhor que temos para sincronia é o Luma (Y) do S-video.  Abra o cabo Componente do lado que se conecta no console (se ele for de encaixe, ótimo), use um multímetro na escala de continuidade para saber quem é quem do lado interno e assim soldar exatamente cada um no seu lugar correto, então solde um cabo que levará os 5v no seu respectivo pino (apenas se o seu mod não contar com alimentação interna), solde o outro cabo que levará a sincronia no pino correto (Luma (Y)) e o seu terra no Audio Ground (left ou right). Você também pode opcionalmente soldar um terceiro cabo para vídeo Composite apenas para ficar fazendo testes de vídeo "Composite vs RGB", caso tenha escolhido por chaves separadas, uma vez que apenas trocando na chave de 5v é possível transitar diretamete entre uma e outra. Divirta-se. 


Obs. Nos Playstation's as saídas coloridas do vídeo Componente são as mesmas dos R,G e B, por isso não precisamos mudar nada nelas, apenas aproveita-las como já estão.

 

Fontes:

 

Mod RGB tv tubo CRT" - Jamma - Scart (EM PORTUGUÊS). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZBnfvqdeXgY (Um agradecimento ao André Retrogamer, foi através deste vídeo que descobri essa possibilidade. O vídeo dele ainda contém um extra para quem quer utilizar fliperamas na TV utilizando o RGB, além de uma linguagem mais direta para quem não tem muita dificuldade em entender o procedimento).


TV RGB mod thread. Disponível em: http://shmups.system11.org/viewtopic.php?f=6&t=56155

 

NTSC TV RGB Input Hack. Disponível em: http://mikejmoffitt.com/articles/0032-tvrgb.html

 

Getting RGB out of a Sony PlayStation 1 with a modded component cable. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DB9z72atYzA

 

RGB206 :: Getting the Best Picture from your PlayStation 1 Games - MY LIFE IN GAMING. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f7fCTHu99bk

 

So what is "Component Video" anyway?. Disponível em: http://www.projectorcentral.com/component.htm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Coordenador

Ok! O problema é que não basta "jogar" a imagem para a placa do tudo sem que ela esteja em sincronismo com as frequências vertical e horizontal do TV!

Para fazer essa adaptação, requer um avançado conhecimento técnico em eletrônica e do aparelho de TV a ser adaptado!

Não é uma tarefa fácil como o vídeo de seu post #4 mostra!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 24/12/2017 às 11:22, Glaysonmestre2014 disse:

a neckboard da minha tv tem as letras rgb gostaria de saber se tem como ligar um pc direto ali 

WhatsApp Image 2017-12-24 at 15.18.00 (1).jpeg

WhatsApp Image 2017-12-24 at 15.18.00.jpeg

Tem sim inclusive subi um vídeo no youtube a quase dois ano, apenas mostrei mas por esses dias estarei fazendo outro detalhado sobre o assunto, e o MOD Jungle farei também...  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Reafirmo que não é possível jogar um sinal de vídeo diretamente na placa do tubo, sem que esse sinal esteja em perfeito sincronismo com as frequências vertical e horizontal que a placa do TV esta gerando! :exorcize: 

Como o Padre Quevedo diria, "Isso non ecziste"!

 

2e5213a2-6547-4237-9c82-387de7e217ac.jpg

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bcpetronzio disse:

Reafirmo que não é possível jogar um sinal de vídeo diretamente na placa do tubo, sem que esse sinal esteja em perfeito sincronismo com as frequências vertical e horizontal que a placa do TV esta gerando! :exorcize: 

Como o Padre Quevedo diria, "Isso non ecziste"!

 

2e5213a2-6547-4237-9c82-387de7e217ac.jpg

Lógico que dá sim olha o vídeo aí !!! Tenho fliperamas assim no caso de (Fliperamas) saída VGA em 15khz saindo diretamente da Placa Jamma, Sistema Advmenu + WinXP e da sim senhor! Fiz o teste fora do Gabinete e depois instalei a TV no Arcade!!! Primeiro liguei na Neck Board e depois fiz em definitivo por baixo da pcb da TV Toshiba Lumina Line 2999 no caso!!! Obs: Aí está o vídeo no meu canal desde 2016 feito para o Fliperama de Bar !!! 

 

IMG_20160618_224408031.jpg

IMG_20160618_231251392.jpg

IMG_20160618_232906674.jpg

IMG_20160618_232926403.jpg

WhatsApp Image 2017-05-22 at 9.57.08 PM.jpeg

WhatsApp Image 2017-05-22 at 10.04.39 PM (1).jpeg

WhatsApp Image 2017-05-22 at 10.04.39 PM (2).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Poi é!!! Ligar o R, G, B, Na placa do tubo é simples e esta até identificado na serigrafia da placa!

O problema esta no que no que foi dito, no vídeo, a partir do 1 minuto até 1 minuto e 5 segundos!!!!

O "Sincronismo" vertical e horizontal, é a "Chave" para isso funcionar!!! E essa informação importantíssima não esta explicada no vídeo!...

Onde ligar e como ligar esses pulsos, é tão ou mais importante que ligar o RGB!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bcpetronzio disse:

Poi é!!! Ligar o R, G, B, Na placa do tubo é simples e esta até identificado na serigrafia da placa!

O problema esta no que no que foi dito, no vídeo, a partir do 1 minuto até 1 minuto e 5 segundos!!!!

O "Sincronismo" vertical e horizontal, é a "Chave" para isso funcionar!!! E essa informação importantíssima não esta explicada no vídeo!...

Onde ligar e como ligar esses pulsos, é tão ou mais importante que ligar o RGB!...

No caso do meu vídeo foi apenas uma demonstração na época, nem todas as placas tem a inscrição do RGB nessa Toshiba mesmo não tem tive que medir a tensão e conferir no manual da mesma, o Sync (Sincronismo) está ligado no Vídeo Composto (por baixo da pcb) repetindo no vídeo apenas demonstrei que funciona e não estava ensinando a fazer, farei outro vídeo ensinando como fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
50 minutos atrás, samoeda disse:

No caso do meu vídeo foi apenas uma demonstração na época, nem todas as placas tem a inscrição do RGB nessa Toshiba mesmo não tem tive que medir a tensão e conferir no manual da mesma, o Sync (Sincronismo) está ligado no Vídeo Composto (por baixo da pcb) repetindo no vídeo apenas demonstrei que funciona e não estava ensinando a fazer, farei outro vídeo ensinando como fazer.

Ha sim! Entendi!.... :thumbsup:

Pois sem a informação de como ligar o sincronismo, a imagem não ficaria fixa na tela, ela ficaria "rodando" no sentido horizontal e vertical ao mesmo tempo!... :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bcpetronzio disse:

Ha sim! Entendi!.... :thumbsup:

Pois sem a informação de como ligar o sincronismo, a imagem não ficaria fixa na tela, ela ficaria "rodando" no sentido horizontal e vertical ao mesmo tempo!... :o

Pois é amigo esse vídeo é de 2016 e foi um teste somente na mesma semana liguei em definitivo no Arcade, depois disso vários colegas fizeram e até hoje procuram por isso no meu canal, vou atualizar e fazer um vídeo novo mostrando tudo dessa vez, valeu e obrigado, forte abraço! :wiggle:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Use capacitores eletrolíticos polarizados de 100uf x 50 V ou 220uf x 63 V ligando o positivo deles na placa Neck Board e o lado negativo ligas os fios do RGB, o branco que vem da placa GBS 8100 liguei no Vídeo composto (amarelo) lembre de deixar a TV nesse mesmo canal pra quando ela ligar voltar no mesmo, tente assim e veja se dá certo, nunca usei a GBS mas quem sabe assim dê certo.

adicionado 1 minuto depois
Em 30/04/2018 às 19:32, Glaysonmestre2014 disse:

ja tem tempos que tento ligar aqui e nao da certo , meu caso estou tentando ligar o pc na tv usando a placa que imita o sinal de arcade   

 

 

Citação

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu quero aproveitar o tópico  sobre o assunto de usar o RGB na tv de tubo para perguntar:

É possível extrair o sinal RGB de uma placa de TV de tubo para ligar em uma placa  hd9800/gbs8200 que converte os sinais RGB para os vgas  mais modernos? Eu pergunto porque eu vi o pessoal adaptado a tv para receber o sinal RGB de uma fonte externa( assunto do tópico), E ao meu ver ,se  TV aceita essa modificação, isso é um sinal de que a placa da TV também trabalha com o  mesmo sinal antes de enviar esse sinal para o tubo...  A placa da TV funciona sem o tubo e sem  a parte de alta tensão ligados ou seja só a placa em si + a fonte?

 

A minha intenção seria usar a interface da placa de tv antiga( entradas RCA, Svideo ) para ligar consoles antigos ou seja ligar os consoles a placa de tv antiga, para aproveitar a sua interface, que por sua vez será ligado a uma placa conversora RGB, que será ligado ao gerador de scanlines e que será em uma tv moderna.

 

O que eu já fiz e  alguns dos problemas que já passei ..kkkk

 

Eu já uso com conversor de AV para HDMI + HDMI para VGA para ligar os consoles.   Mas o resultado não é muito bom( é um bom quebra galho). O conversor de Av para HDMI que eu tenho até que funciona +- tanto em Pal-M como Ntsc, mas ele  apresenta tearing. Como a saida dele é HDMI, dependendo do conversor HDMI para VGA usado, a imagem pode ficar com excesso de contraste( excesso de brancura) ou com falta de brilho(geralmente a imagem fica bem escura) . Já testei outros conversores de Av/Svideo para VGA, mas em consoles PAL-M a imagem ficou em preto e branco....  Eu não quero fazer RGB mod nos consoles e nem quero retranscodificar os consoles( o meu megadrive fica cheio de  rainbow banding quando estava em ntsc, tanto que acabei voltando ele para Pal-m). Eu também não estou afim de voltar para as tvs de tubo( tenho 2 sendo uma philips de 29" tela plana e uma sony wega 38 , mas que queimou a fonte e está tenso de levar para arrumar por causa do peso.)... .. Eu tenho também um conversor desse hd9800 que eu já ligo o PS2 e o PC ...Nesse 2 casos a imagem fica  muito boa quando ligado ao gerador de scanlines , não deixa nada a desejar para TV de tubo.....  Cansei de gastar grana com conversores e com correios e agora está ruim até para importar graças as R$15,00 dos correios e o $$ nas alturas ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Nesse espaço de tempo que ninguém respondeu eu arrumei o DVD recorder da cougar, que estava o o leitor bichado, até que a imagem ficou legal com ele, mas ele apresenta muito lag input ..... O negócio mesmo é tentar usar uma placa de tv ou uma tv mesmo para fazer essa gambiarra...

 

Não sei se o pessoal vou ou não a minha pergunta, mas eu vou perguntar de volta....

 

É possível extrair o sinal RGB de uma placa de TV de tubo para ligar em uma placa  hd9800/gbs8200 que converte os sinais RGB para os vgas  mais modernos? Eu pergunto porque eu vi o pessoal adaptado a tv para receber o sinal RGB de uma fonte externa( assunto do tópico), E ao meu ver ,se  TV aceita essa modificação, isso é um sinal de que a placa da TV também trabalha com o  mesmo sinal antes de enviar esse sinal para o tubo...  A placa da TV funciona sem o tubo ou com a placa Neckboard desconectada do tubo?

 

Eu andei perguntando para alguns técnicos aqui e me falaram que sem a parte de alta tensão( Flyback) a placa não funciona, mas não souberam dizer se sem o tubo a placa funcionaria ...

 

Se der certo, essa poderá ser a melhor solução custo benefício( apesar de ficar um trambolhão)

 para se ligar consoles antigos em tvs modernas, sem ter que modificar os consoles para RGB e sem ter que depender dos Scalers caríssimos... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/10/2018 às 16:08, zex disse:

Nesse espaço de tempo que ninguém respondeu eu arrumei o DVD recorder da cougar, que estava o o leitor bichado, até que a imagem ficou legal com ele, mas ele apresenta muito lag input ..... O negócio mesmo é tentar usar uma placa de tv ou uma tv mesmo para fazer essa gambiarra...

 

Não sei se o pessoal vou ou não a minha pergunta, mas eu vou perguntar de volta....

 

É possível extrair o sinal RGB de uma placa de TV de tubo para ligar em uma placa  hd9800/gbs8200 que converte os sinais RGB para os vgas  mais modernos? Eu pergunto porque eu vi o pessoal adaptado a tv para receber o sinal RGB de uma fonte externa( assunto do tópico), E ao meu ver ,se  TV aceita essa modificação, isso é um sinal de que a placa da TV também trabalha com o  mesmo sinal antes de enviar esse sinal para o tubo...  A placa da TV funciona sem o tubo ou com a placa Neckboard desconectada do tubo?

 

Eu andei perguntando para alguns técnicos aqui e me falaram que sem a parte de alta tensão( Flyback) a placa não funciona, mas não souberam dizer se sem o tubo a placa funcionaria ...

 

Se der certo, essa poderá ser a melhor solução custo benefício( apesar de ficar um trambolhão)

 para se ligar consoles antigos em tvs modernas, sem ter que modificar os consoles para RGB e sem ter que depender dos Scalers caríssimos... 

 

Acredito que dê sim, mas a questão é why? por que?

Olha você deve estar se confundindo, se ligar um console em video composto ,tanto faz fazer esse esquema que você propôs ou ligar direto na tv lcd, a tv converte o sinal composto em rgb, mas o sinal já veio deteriorado,a perda de qualidade já aconteceu.

Pra ligar na lcd o melhor custo beneficio é ligar o vg usando um conversor cga to vga(que vai ter perda pela baixa qualidade desses conversores), adaptando cada console com seu cabo ou mod rgb, mas o melhor mesmo é esquecer o lcd, VG antigo foi feito pra rodar em tv antiga, se não tem espaço, use emuladores mesmo na lcd,ou adquira um vg clone feito com chip fpga, que seja nativo pra lcds com hdmi.

E ainda tem a questão da resolução, se o lcd não aceitar baixa resolução esse esquema que você pensou tb não deverá funcionar.

Em questão de qualidade de vídeo.

Quer ligar no tubo? hack rgb>componente>s-video>video composto>RF

Quer ligar na lcd? frememeister(com lag) na hdmi>conversor EGA/CGA to VGA(com lag)>video componente>s-video>composto>RF(??)

Não tem isso de qualidade máxima com comodidade máxima baratinho, você sempre tem que abrir mão de alguma coisa se tem o escorpião no bolso.

O hack rgb no tubo é barato se você conseguir fazer, mas não é cômodo porque tv grande ocupa espaço, ter cada console e suas respectivas fitas e controles e tomadas , muito fios, um caos de fios, é treta.

Emulador na tv lcd, é a melhor qualidade de imagem, com filtros etc, mas tem bugs,  input lag, não existe solução perfeita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 13/04/2018 às 02:28, BCP disse:

Beleza! Poste depois para nós, aqui no tópico, o link do vídeo explicando as ligações, será de grande ajuda a muitas pessoas interessadas em fazer seu próprio Game (Arcade)... 

 

Só pude fazer o vídeo agora por motivos alheios mas aqui está conforme prometido! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...