Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Pr0t0man

Disco Scsi Lento

Recommended Posts

Olá pessoal. Eu já comecei um tópico sobre discos rígidos SCSI, mas agora o que tenho a perguntar é um pouco diferente.

Possuo uma placa Adaptec 2940UW PCI, 2 discos rígidos (1 IBM de 36GB já instalado, 7200RPM e taxa de transferência de até 80MBps, e o outro está chegando pelo correio, é um Seagate Barracuda de 50.1GB, 7200RPM, não tenho mais como saber dele até ele chegar aqui). Procurei saber sobre o disco Seagate na página deles (o mesmo fiz com o do IBM), e não encontrei nada sobre os mesmos. Talvez se eu abrir o computador e olhar no disco do IBM, eu encontre o

"nome" dele e eu possa encontrar mais sobre ele. Mas e a preguiça?!?!?!?!

Pois bem. Eu instalei tudo aqui, eu tinha um HD de 30GB da Maxtor com 7200RPM e ATA 133. Parecia que com ele rodava muito mais rápido do que com os discos SCSI. Fui na BIOS da placa SCSI e descobri que os discos estavam rodando a 20MBps, e então eu consegui colocar a 40MBps. Achei esse valor muito baixo, mas todo mundo fala que SCSI são 40MBps, mas são confiáveis. Bom, mesmo assim achei a taxa muito inferior comparado ao ATA133. Como sei que o SCSI é mais rápido que o ATA133, resolvi postar, pois eu sei que alguém deve saber o que estou fazendo de errado. Ah, e se realmente a placa é muito lenta, eu acabei de comprar no ebay a placa Adaptec AHA-29160N Ultra160 SCSI. Que funciona a 160Mbps. O meu disco só vai até 80Mbps, mas entre 40Mbps e 80Mbps, o melhor é sem dúvida os 80.

Bom, eu tenho WindowsXP Profissional instalado no IBM SCSI. Não possuo discos IDE a não ser meu gravador de CD da TDK.

A conexão dos discos é SCA 80pinos, mas os discos vieram com adaptador para 68pinos. Então em uma ponta está o disco, e na outra está a placa controladora. Devo eu instalar um terminador no conector do meio? Eu sinceramente não sei mais o que fazer.

Se alguém souber onde eu posso ler sobre SCSI e como deixar o mesmo rodando com o máximo de performance, por favor me dêem o toque.

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

não conheço muito sobre discos scsi, mas pegando o exemplo dos discos PATA (IDE), se c tem um hd ata133 e o coloca numa placa mãe que seja ata66 o seu sistema trabalhará em ata66, ou seja, se sua controladora só trabalha a até 40MB/s está normal e no máximo a taxa de transferência que você está alcançando. esse seu problema deve ser resolvido quando você instalar a placa de 160MB/s.

P.S.: isso tudo ocorre porque tudo está relacionado, o hd e a contrladora, um depende do outro, e se um não aguenta o que o outra suporta já sabe é tipo compatibilidade retroativa. :devil:

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o miltank... o problema deve ser resolvido com a nova placa, no entanto existem algumas caracteristicas entre IDE e SCSI, que faz que um tenha melhor desempenho em determinadas situações que o outro... me parece que o IDE é mais rápido que o SCSI quando faz acessos aleatórios aos setores, já o SCSI é bem bais rápido quando o acesso é sequencial...

Quanto a estes teus discos SCSI serem mais rápidos que o IDE, não se esqueça que você tá comparando um hd IDE de uma geração bem recente com um SCSI mais antigo... pode ser que realmente o IDE seja mais rápido, mas para isso o melhor é fazer os benchmarks e comparar os resultados B)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais