Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Push pull aumentando a temperatura em vez de abaixar


Posts recomendados

Boa noite,

 

Venho pedir conselho novamente. Recentemente comprei mais duas fans de 140mm do tipo sp a fim de melhorar as temperaturas da gpu, pois sentia que o radiador estava fazendo muito resistencia de ar para as fans na frente do radiador.

Então a config de fans do pc ficaram assim :

Gabinete s340 elite

Kraken x62 como water cooler

O radiador está instalado na parte da frente do gabinete, com duas fans na parte da frente e duas atrás do radiador, fazendo um push pull para entrar ar no gabinete.

E por fim, duas fans de 120mm na traseira e na parte de cima do gabinete, jogando ar para fora.

 

Acontece que antes de instalar as novas fans para push pull, tinha feito o seguinte teste: 

The witcher 3 em 4k com tudo no max, deixei 10 mins parado em um mapa. Resultado : 70 graus de temp na gpu.

Após a instalação das novas fans, 10 mins parado no mesmo mapa e mesma configuração. Resultado : 76 graus de temp na gpu.

 

Já olhei duas vezes pra garantir que não tinha instalado as fans de forma errada e infelizmente não, as novas fans estão realmente fazendo entrar ar no gabinete como deviam.

 

o que poderia ter dado errado ? Será que as fans de 120mm jogando ar para fora não são suficientes e por isso o ar quente fica circulando dentro do gabinete ?

OBS : Percebi que ajustando a velocidade das fans em push pull para o minimo (25%) as temps voltam a ficar entre 70 e 71.

 

Agradeço a ajuda desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, himizu disse:

Enquanto a cpu, a temperatura não mudou muito com o push pull, fica em torno de 60.

 

Não mudou da CPU porque push pull é mito na maior parte das vezes. A da GPU mudou porque você está jogando o ar quente do radiador em cima dela. Não tem muito mistério. Se você diminuir a rotação dos fans do radiador, você joga menos ar quente na GPU e ela esfria, não é isso?

 

É mais ou menos 2+2=4.

 

Qual é a configuração dos fans (quantos e onde estão) e a marca deles? Você pode dar uma melhorada dependendo da sua configuração, mas se continuar jogando ar quente na GPU, vai continuar esquentando mais do que antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, só corrigindo algo que disse ali em cima. "esperava que as fans extras ajudassem a melhorar as temperaturas já que Não havia muito ar sendo puxado para dentro antes"

 

Exatamente, com a rotação menor, a temp da Gpu fica menor e igual a quando era antes do push pull.

 

Os fans são :

2 padrões 140mm da nzxt na parte frontal do radiador, puxando ar para dentro

2 Corsair ML Pro 140mm sp jogando ar dentro do gabinete e direto na Gpu (comprei 2 para testar antes, ai se tivesse bom resultado pensaria em comprar mais 2 para substituir os padroes da nzxt de 140mm na frente)

E por fim 2 fans nzxt 120mm padroes do gabinete, um na parte de cima e outro na traseira do gabinete, ambos soprando ar para fora.

 

Acho valida a ideia do ar quente estar passando pelo radiador e soprando direto na Gpu, mas antes do push pull, verifiquei o mesmo problema fazendo a seguinte configuração de fans : Em vez das duas fans de 120mm na traseira e em cima soprando ar para fora, coloquei os dois para puxar ar para dentro, e inverti as fans frontais do watercooler para soprar ar para fora o ar.

O resultado foi que tanto a temperatura da gpu quanto da cpu aumentaram, da cpu para mim ficou entendido que foi por conta do ar quente passando pelo radiador para fora, mas a gpu não ficou bem claro.

 

Segundo teste : todas as fans soprando ar para fora (antes do push pull) As temperaturas da gpu abaixaram bastante! de 70 foi para 63~64, porém não ficou bom porque novamente ar quente passando pelo radiador fazia a cpu ficar muito quente, cpu ficava entre 70 até 80.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@himizu

 

Citação

Em vez das duas fans de 120mm na traseira e em cima soprando ar para fora, coloquei os dois para puxar ar para dentro, e inverti as fans frontais do watercooler para soprar ar para fora o ar.

 

Também vai esquentar a GPU porque o ar para dentro deve estar impedindo que o ar quente da GPU suba e saia pelo teto. E vai alimentar o radiador do water cooer.

 

Citação

Segundo teste : todas as fans soprando ar para fora (antes do push pull) As temperaturas da gpu abaixaram bastante! de 70 foi para 63~64, porém não ficou bom porque novamente ar quente passando pelo radiador fazia a cpu ficar muito quente, cpu ficava entre 70 até 80.

 

A GPU abaixa porque o ar quente está sendo retirado do gabinete. A CPU aumenta porque o radiador está sendo alimentado por ar quente.

 

 

O ideal seria colocar os dois Corsair que você comprou no teto soprando para fora, um outro atrás soprando para fora e o radiador soprando para dentro (não precisa do push pull, já que você viu que não dá diferença). Sem o push pull, o ar quente do radiador deve subir pela frente do gabinete e sair por cima (sem afetar a GPU). Com o push pull você devia estar fazendo uma corrente de ar quente em cima da GPU.

 

Veja se melhora. Fora isso, não tem muito o que mexer. Como eu disse, esses gabinetes são bonitos, mas mal ventilados.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@himizu push and pull apenas serve para aumentar pressão estática, um exemplo mais ou menos:

você tem duas fans AP 120mm com 69cfm e 3.04 mm - H2O, aí quer colocar ambas nessa config push and pull. 

Para as duas nessa config você teria:

69 cfm

5.04 mm - H2O (não aumenta 100%)

 

Se a pressão de 1 já passar o fluxo de ar necessário no radiador, você não teria diferença no push and pull, se seu radiador for daqueles bem grossos, aí pode ter alguma diferença.

 

Para melhor visualização, ou tira uma foto do seu gabinete, ou faz um desenho indicando onde estão as fans e se estão exaustando ou ventilando.

adicionado 18 minutos depois

OBS: Pode piorar temperatura também pois se a fan em push for mais lenta e fraca que a em push, ela vai ser mais um obstáculo apenas ao invés de contribuir.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima @Contiusa

Agora ficou mais claro, realmente tive uma visão bem errada de como funcionaria a ventilação dentro do gabinete. 

 

Por fim me desfiz do push pull e voltei a configuração antiga de ventilação do gabinete, que é exatamente o que o Contiusa aconselhou, com diferença que agora a fan de 120mm de cima foi substituida por uma de 140 (infezlimente a parte superior só tem espaço para um fan de 120 ou 140 e a de trás apenas para 120)

Os ganhos na redução de temperatura são notaveis se a fan de exaustão de 140mm estiver na rotação maxima, mas o barulho que faz é muito alto, acabei deixando ele nos 70% de velocidade e ai a diferença ficou por 2 graus no máximo haha

 

Ah, podem me dar uma ultima dica ? Dei uma pesquisada e vi que a fan traseira de 120mm padrão da nzxt é essa daqui : 

http://proclockers.com/reviews/cooling/nzxt-fn-v2-120mm-fan-review?nopaging=1 Existe algum modelo no mercado que seja melhor e possa proporcionar algum ganho significativo em relação a ele ?

 

Obrigado mais uma vez pelas aulas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@himizu muitos. kk. Porém veja sua necessidade, e outra, veja onde colocar cada tipo de fan no seu gabinete. Esse que citou é AF, tem pouca pressão e bom fluxo de Ar, assim, ele pode ficar exaustando na parte de trás, na parte superior é ideal um air balance caso o seu gabinete seja parecido com o meu e tenha filtro magnético em cima. E na frente se o filtro for daquele de tecido, um AP é a melhor opção. Fazendo isso não tem como errar, o ideal para diminuir poeira no seu pc é manter pressão positiva dentro do gabinete, ou seja, mais ar entrando do que saindo, e isso da para você ver se ta funcionando com um incenso, você usa a fumaça dele como guia e da para saber por onde o ar ta entrando (dica do Jaytwocentz). 

 

Voltando ao tópico, se esse fan ficar atrás o mantenha, se não, troque por um Akasa Piranha por exemplo que vai te dar um bom resultado.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...