Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão em acesso wifi no Android pelo Roteador TP-Link TL-WR940N


Posts recomendados

Boa tarde, preciso de ajuda!
Minha provedora de internet é a NET e o modem é um Thomson DWG874B. Como esse modem é muito ruim pra emitir o sinal de wifi (do lado dele a velocidade já caía para metade), comprei um roteador da Tp-link, o TL-WR940N, conectei via cabo de rede no modem da Thomson, configurei como roteador e botei o da Thomson em bridge. Eu uso o modem via cabo no notebook também, e uso o roteador novo para emitir o wifi. O sinal melhorou absurdamente e está como desejo (a cabo continua excelente como sempre foi e wifi está excelente também). Porém, por algum motivo que não consegui identificar, no meu Android (Samsung Galaxy A3 2016), exclusivamente, o sinal do wifi dá umas atrasadas! As barrinhas de sinal ficam cheias, mostra que a velocidade de download está boa no speedtest, mas as mensagens de whatsapp, por exemplo, às vezes levam até uns 5s pra serem enviadas, redes sociais demoram um pouco a carregar... é como se estivesse com um delay mesmo, sei lá. Mas quando carregam, vai de uma vez também e os vídeos rodam normal. Isso acontece de tempos em tempos, não é o tempo todo. Se reinicio o roteador, fica excelente, mas em alguns minutos acontece de novo, depois volta a ficar bom e em algum momento dá essa caída.
Estou há 2 dias pesquisando na internet e não acho uma solução :'(
O que já tentei fazer:

- desativei ipv6 no roteador (notei que melhorou, sem dúvida antes estava pior!);

- desativei o firewall do roteador (talvez tenha melhorado um pouco, mas não tenho certeza... quando reativei, o cel deu umas bugadas na conexão, mas pode ter sido azar de momento... de qualquer forma, segue desativado)

- mudei de Automático em 20-40 MHz, para 20 Mhz apenas, e acho que melhorou, a ocorrência do problema está mais espaçada;

- mudei o canal de Automático para um que escolhi depois de usar o app Wifi Analyzer;

- antes de mudar os Mhz ali, eu tentei alterar o DNS e botar o do Google, configurando a rede wifi no celular para IP estático em vez de dhcp, mas não adiantou (não tentei depois de alterar para 20 Mhz, mas não sei se tem qualquer relação entre eles também)

 

Como podem ver, tentei muita coisa kkkkk o que mais me sugerem? Embora tenha melhorado com algumas dela, ainda tem atraso em alguns momentos (vale lembrar que isso não acontecia nem antes com o modem ruim da NET, então é alguma coisa posterior à instalação do roteador). Li que desativar o WMM pode ser bom? Procede isso? Não vai trazer prejuízo pro uso do wifi nos demais aparelhos da casa não?  Enfim, não sei mais o que fazer, povo...

 

Ahh sim, tem um outro probleminha também... para acessar a página de configuração do roteador, tem hora que dá muito erro! Digito o IP (192.168.1.1) no navegador, mas fica dando página indisponível e aí, do nada, de uma hora pra outra, acessa kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

O primeiro problema ocorre apenas e tão somente no seu celular? Outros consegue funcionar normalmente?

 

Este segundo problema pode denotar talvez um problema de configuração. Revise as configurações do modem da NET e do WR940N. Se necessário mude o IP dele para 192.168.2.1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota sim, o primeiro problema é tão somente no meu celular! E, quanto ao segundo problema, quais configurações você me recomenda revisar? Eu não entendo muito, o que aprendi foi pesquisando na internet mesmo, então não sei exatamente quais configurações podem estar incompatíveis entre o modem e o roteador... Você acha que a alteração de IP pode resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desativa o Wi-Fi do Thomson, use o Wi-Fi Analyser para ver qual dos canais (1 - 6 - 11) estão menos saturados por outras redes sem-fio na sua área, diminua a potência de emissão para 50% da atualmente configurada, deixe habilitado o DHCP somente no TP-Link e nos celulares (desative DHCP no Thomson), marque para o TP-Link modular somente sinal em 802.11n (considerando que todos os dispositivos sem-fio na sua casa possuam suporte à este) e finalmente, faça uma boa limpeza no SO do seu smartphone, recomendo o CCleaner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/09/2017 às 18:57, Linio Alan disse:

Desativa o Wi-Fi do Thomson, use o Wi-Fi Analyser para ver qual dos canais (1 - 6 - 11) estão menos saturados por outras redes sem-fio na sua área

Já tava desativado...

Em 07/09/2017 às 18:57, Linio Alan disse:

diminua a potência de emissão para 50% da atualmente configurada

Quando configurei assim, o wifi não chegou na sala, que era o principal objetivo do roteador :(

Em 07/09/2017 às 18:57, Linio Alan disse:

deixe habilitado o DHCP somente no TP-Link e nos celulares (desative DHCP no Thomson)

Selecionei aqui, mas aí o Thomson perdeu por completo o sinal da net, mesmo reiniciando... talvez a net só trabalhe com DHCP, n sei...

Em 07/09/2017 às 18:57, Linio Alan disse:

marque para o TP-Link modular somente sinal em 802.11n (considerando que todos os dispositivos sem-fio na sua casa possuam suporte à este)

não mudou nadinha...

Em 07/09/2017 às 18:57, Linio Alan disse:

faça uma boa limpeza no SO do seu smartphone, recomendo o CCleaner.

Felizmente meu cel tá limpíssimo. Além de ser comprado recentemente, sou razoavelmente atenta a segurança e manutenção

 

Obrigada pelas sugestões, @Linio Alan. Uma pena que nenhuma delas deu certo :'(

 

Em 08/09/2017 às 14:44, ciro-mota disse:

Verifique se não tem atualização para ser feita no seu celular, não descarte também a tentativa de um reset para configurações de fábrica.

 

Quanto a configurações, tente o que indiquei acima, mude o IP do WR940N para 192.168.2.1.

@ciro-mota tentei alterar o IP e nada mudou também!



Quanto mistério, nossa hahaha

O mais interessante é que no corredor tem um repetidor pro sinal de wifi desse roteador, e reconectando pela sala, isto é, usando o sinal do repetidor, funciona normalmente!

Sem ter encontrado outra solução, eu reativei o wifi do Thomson e estou conectando nele, como fazia antes, e nele funciona normalmente também. Estou deixando o wifi do roteador só pra uso na sala... Para reduzir a interferência entre as duas redes wifi, botei as duas em canais diferentes. Preferia que tivesse uma só, então se alguém ainda tiver uma solução pra sugerir, por favor, sugira hahahahahaha vou seguindo com 2 wifi até lá kkkkkkkkkk

 

P.S. desculpem a demora em responder, meus dias foram meio atolados e obrigada novamente pelas tentativas ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estranho você não ter mencionado que tinha um repetidor aí na sua rede, e que por ele o seu celular conecta normalmente, faria toda a diferença no entendimento do seu problema.

 

A desativação do DHCP do Thomson deu errado, unica e exclusivamente porque ele está atribuindo o IP de LAN para o seu TP-Link, só isso. Ter ambos os equipamentos falando entre si com IP fixo de LAN te permite desativar o DHCP no Thomson sem nenhum problema. O fato de reiniciar o roteador e magicamente "melhorar" é muito provavelmente por conta disto: você "derruba" um dos servidores, e obviamente todo e qualquer nova requisição, sairá pelo único gateway disponível. A ideia de mudar o IP sugerida pelo @ciro-mota

tem tudo á ver com isso.

 

E por que desativar o DHCP no seu Thomson? Por que ao que tudo indica, a sua rede está com um problema de "concorrência de DHCP", com dois servidores concorrendo entre si (Thomson e o TP-Link) para a atribuição de IPs para os elementos de rede.

 

Não bastasse isso, você falhou em não ter sido clara que o problema de lentidão no seu celular ocorria somente em um ambiente da sua casa, para este caso, o ideal é realizar um "Site Survey" de maneira profissional, para confirmar tanto os elementos que estão refratando quanto retardando e atenuando o sinal de rede sem-fio em todos os cômodos, este é o principal. Depois de realizado o "Site Survey", aí sim começa a "construção" da sua rede sem-fio de forma totalmente adequada, considerando as limitações dos roteadores/repetidores, e então configurar cada de forma à se evitar a ocorrência de interferência co-canal, entre os elementos da sua rede como dos elementos de rede das redes de vizinhos também.

 

Com certeza o seu bom humor só vai te ajudar nesta empreitada, boa sorte @Anna Carolina Naves!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Linio Alan perdão por não ter informado sobre o repetidor e minha conexão normal nele. Era muita informação pra passar, acabei me esquecendo, desculpa mesmo :/

E quanto à outra coisa que deixei de informar, é que eu não sei nada sobre o assunto, então nem parei pra pensar que tinha que informar isso, desculpa de novo! kkkkkkkk

 

10 horas atrás, Linio Alan disse:

Ter ambos os equipamentos falando entre si com IP fixo de LAN te permite desativar o DHCP no Thomson sem nenhum problema.

Bem, não sei se entendi bem, mas eu devo colocar o mesmo IP de LAN no Thomson e no TP-Link? E aí, depois de fazer isso, desativar o DHCP no Thomson?

 

Vou pesquisar melhor sobre "site survey", mas existe algum passo a passo que recomenda ou alguma indicação de site de pesquisa? :) Obrigada, de qualquer forma!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@ciro-mota Bom dia! Cara, minha mãe pregou ele tão bem pregado na parede com fita dupla face q tô tentando evitar essa opção de retirá-lo pra ler a versão hahahahaha mas acho que o firmware tá atualizado...

 

Como n posso desativar o DHCP do modem da net, porque eles trabalham com IP Dinâmico, segundo eles mesmos me informaram por telefone, eu fiz o seguinte: fui no meu roteador TP-Link e configurei como access point, em vez de roteador, conforme vi nuns tutoriais - mudei o cabo de rede pra entrada LAN, em vez da WAN, alterei o IP dele (o Thomson é 192.168.0.1 e botei o TP-Link em 192.168.0.2, em vez de 192.168.1.1), e aí eu desativei o DHCP dele. Voltei a desabilitar o wifi do Thomson tb. Por enquanto está tudo funcionando normal!

 

Só achei estranho que no meu notebook, q tá conectado a cabo no Thomson, consta como se estivesse conectado a duas conexões locais (o Thomson e o TP-Link). É certo isso?

 

Acham que faltou alguma coisa importante na configuração como access point?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Citação

alterei o IP dele (o Thomson é 192.168.0.1 e botei o TP-Link em 192.168.0.2, em vez de 192.168.1.1),

 

Essa parte era dispensável já que os IPs deles eram/são diferentes. Você só segue este passo quando os dois aparelhos possuem IPs iguais.

 

Citação

Só achei estranho que no meu notebook, q tá conectado a cabo no Thomson, consta como se estivesse conectado a duas conexões locais (o Thomson e o TP-Link). É certo isso?

 

Via cabo ele só se conectará a um único ponto. Se você se refere quanto a IP, pela configuração feita por você, os IPs são providos pelo Thomson.

 

Citação

Acham que faltou alguma coisa importante na configuração como access point?

 

Não, basicamente as configurações se resumem a apenas isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

última pergunta! No repetidor de sinal do corredor, eu também tenho que botar IP Estático, desativando o dhcp? Nele tem a opção "LAN Setup" e nela posso colocar static ou dynamic (na primeira opção, devo definir IP, gateway, DNS, essas coisas...)

 

Relembrando: modem Thomson, que recebe o sinal da net com dhcp ativado > conectado a cabo no roteador da tp-link, configurado como access point, com dhcp desativado, gerando o sinal de wifi > repetidor D-link DAP-1360 no corredor, que apenas pega o sinal wifi e retransmite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

última pergunta! No repetidor de sinal do corredor, eu também tenho que botar IP Estático, desativando o dhcp? Nele tem a opção "LAN Setup" e nela posso colocar static ou dynamic (na primeira opção, devo definir IP, gateway, DNS, essas coisas...)

 

Pode configura-lo somente desta forma:

https://dlink.com.br/sites/default/files/product_download/dap-1360_a1_configuracao_modo_repeater.pdf

 

 A princípio não é necessário fazer mais modificação nenhuma, mas tente somente alterar o IP dele para 192.168.2.1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...